Buick 8, de Stephen King

Um King diferente

Depois que seu pai, o policial Curtis Wilcox, morre em um acidente de carro provocado por um bêbado, Ned Wilcox, de 18 anos, começa a frequentar a delegacia em que o pai trabalhava e acaba ficando amigo de outros policiais.

É lá que ele fica sabendo da existência de um Buick, que fica permanentemente na garagem da delegacia e que foi recolhido pelo pai dele e por Ennis Rafferty, de um posto de gasolina, depois que o motorista simplesmente desapareceu. O Buick, no entanto, não é um carro normal, ele “cura” os seus próprios estragos e parece possuído por alguma entidade.

Ned fica cada vez mais obcecado pelo Buick e começa a buscar mais informações sobre ele, chegando à conclusão de que o carro pode ter relação com a morte de seu pai.

Narrado em terceira pessoa

Ainda que Buick 8 passeie por uma série de temas comuns nas obras de Stephen King, como por exemplo, os carros assombrados, também presente em Christine, o livro tem um diferencial, ele é narrado em terceira pessoa, a partir das memórias dos policiais, colegas de Wilcox.

Stephen King
Stephen King

O protagonista é Ned, que inicialmente quer se aproximar do pai recém falecido, mas ele não narra sua própria história. Quem narra Buick 8 é Sandy Dearborn, colega de Wilcox, que percebe o interesse de Ned e começa a lhe contar histórias. A relação dos dois, em muitos sentidos, reflete uma relação de pai e filho, que Ned acabou de perder.

Sandy é quem conta a Ned a história do Buick e, a partir daí, o livro se divide entre o que o narrador nos conta da história de Ned, e as histórias que ele conhece sobre o carro, que dizem respeito não só a maneira com que o carro foi encontrado, mas também aos vários acontecimentos estranhos que envolvem o Buick.

O Buick

O grande elemento de terror de Buick 8 é, naturalmente, o carro. Mas ele é um aspecto até discreto da trama. A história de Buick 8 é bem parecida com a de Christine, mas enquanto o segundo livro narra a história de uma paixão meio obsessiva de um adolescente e de seu primeiro carro, que se comporta quase como uma namorada ciumenta disposta a matar por ele, Buick 8 tem um carro que não é bem um carro e a obsessão é maior por parte de Ned.

O Buick que fica guardado na delegacia surgiu em um posto de gasolina, e foi abandonado por um homem que desapareceu misteriosamente depois, o carro nunca precisa de conserto, porque ele se conserta sozinho, e a luz dos seus faróis é capaz de “produzir” criaturas estranhas, que não parecem desse mundo.

Uma edição em inglês de Buick 8
Uma edição em inglês de Buick 8

O carro não é uma ameaça direta, ele é um artefato assustador porque é difícil compreender exatamente o que ele é. Buick 8 é muito mais um livro misterioso, com alguns aspectos sobrenaturais e fantásticos, do que um livro especialmente medonho ou violento.

Buick 8 na mídia

Este é um livro que retoma elementos comuns da obra do autor e isso acontece com frequência. Aqui não só o carro é o principal elemento da trama, como já vimos em outros trabalhos do autor, como também somos apresentados a criaturas que não parecem ser desse mundo, o que também está presente no conto O Nevoeiro, do livro Tripulação de Esqueletos. Isso pode soar repetitivo, mas quando se olha toda a carreira de King, é possível notar que ele parece relacionar suas obras, como se elas fizessem parte de um universo único, onde alguns elementos, lugares e até personagens se repetem, e essa ideia foi até explorada pela série Castle Rock.

Curiosamente, Buick 8 é um dos poucos livros do autor que nunca ganharam nenhuma adaptação, mas naturalmente, existe uma série de boatos sobre quando isso vai acontecer e parece natural que aconteça, já que recentemente vários livros de Stephen King foram adaptados e Buick 8 é um dos poucos que seria inédito e que não competiria com uma versão original, por exemplo.

Em 2005, foi anunciado que George A. Romero dirigiria uma adaptação do livro, que claro, não saiu do papel; em 2007, Tobe Hooper substitui Romero na direção, mas a produção foi barrada em 2009 por dificuldades de conseguir financiamento. William Brent Bell iria roteirizar e dirigir uma outra versão, que até agora, também não foi finalizada. Finalmente em 2019, Thomas Jane – que já estrelou alguns filmes inspirados nas obras de King, como O Nevoeiro e O Apanhador de Sonhos – anunciou que iria produzir uma adaptação para o cinema de Buick 8 e, no ano seguinte, ele disse que Jim Mickle seria o diretor, mas por enquanto, nada mais sobre o filme foi divulgado.

Buick 8 é um livro que se encaixa perfeitamente dentro do imaginário de Stephen King, mas que faz isso de maneira diferente, com um formato bem diverso e é recomendado não só para quem gosta do autor, mas também para quem quer ter uma visão distinta do trabalho de King.

Nome Original: Buick 8
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Gênero: Terror
Ano: 2002
Número de Páginas: 360
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar