Cinebiografia: Estrelas de Cinema Nunca Morrem

Em 1981, o ator britânico Peter Turner é avisado que a atriz Gloria Grahame passou mal em um hotel. Ela se nega a ser atendida pelos médicos, então ele a leva para sua casa, em Liverpool. Enquanto cuida dela, ele relembra os momentos mágicos que os uniram e também os motivos que os levaram à separação.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem é a história do romance da premiada atriz Gloria Grahame com o ator principiante Peter Turner, que começou no ano de 1978 e durou dois anos. Com um término que deixou Peter de coração partido, em 1981 Gloria reapareceu solicitando abrigo e conforto na casa da família de Peter, pois estava doente.

Pôster bafônico de Estrelas de Cinema Nunca Morrem
Pôster bafônico de Estrelas de Cinema Nunca Morrem

História verdadeira

O filme é baseado em fatos reais, escritos pelo próprio Peter Turner no livro de memórias Film Stars Don’t Die In Liverpool, de 1986. Gloria Grahame ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1953 pelo filme Assim Estava Escrito de 1952. Ela era famosa por interpretar mulheres sedutoras e provocantes.

Logo no começo do filme percebemos a grandeza na carreira da atriz. Ela está se preparando para subir ao palco do teatro ao som da bela canção “Song for Guy” de Elton John. A cena é linda, com luzes, cores e tons fortes de um camarim de uma verdadeira estrela. Porém, ao terminar sua maquiagem e figurino, Gloria desmaia de dor.

Vamos conhecer então, Peter, seu ex-namorado, ator que vive em Liverpool. Entre cenas do presente e do passado, com flashbacks que parecem devaneios do rapaz, presenciamos toda a trajetória do casal. Gloria era uma mulher decidida, e, sem pestanejar começa uma amizade que vira amor ao lado de Peter. Eles se conhecem por serem vizinhos de apartamento.

Jamie Bell e Annette Bening
Jamie Bell e Annette Bening

Estrelas de cinema nunca morrem (em Liverpool)

O que me causou um pouco de estranheza e irritação foi ver Annette Bening fazendo uma voz meio forçada, não característica da atriz em si, que sempre vi com seu tom natural de voz em ótimos filmes como Beleza Americana e Minhas Mães e Meu Pai. Não posso negar que ela está ótima no papel de Gloria Grahame, mas essa aura de estrela de filme antigo me remete um pouco à Marilyn Monroe e seus papéis de moça frágil, de voz fininha, coisa que não enxergo em Annette. Monroe inclusive é citada no filme, assim como Humphrey Bogart, com quem Gloria contracenou no filme No Silêncio da Noite, de 1950.

Jamie Bell (o eterno Billy Elliot) está muito bem como o rapaz que se apaixona por uma estrela de cinema quase 30 anos mais velha e que ele nunca tinha ouvido falar. Seus pais são os verdadeiros fãs de Grahame. Mas Peter pode se declarar fã da pessoa real de Gloria, aquela que mesmo doente lhe traz boas sensações ao coração.

Gloria Grahame e Peter Turner
Gloria Grahame e Peter Turner

Confira aqui mais uma cinebiografia

Curiosidades

Uma fofoca malvada: Gloria casou-se quatro vezes. Primeiramente com o ator Stanley Clements; depois com o cineasta Nicholas Ray. A terceira vez, com outro cineasta, Cy Howard e seu último marido foi o ator Anthony Ray, filho de Nicholas Ray, portanto, seu enteado. Segundo biografias recentes, Nicholas Ray teria surpreendido Anthony e Gloria na cama . Na época, Anthony Ray tinha apenas 13 anos. Ou seja, ela gostava de um cara mais novo.

Ah, outra coisa interessante sobre o longa são os pais de Peter. A mãe é interpretada por Julie Walters, que já havia contracenado com Jamie Bell como sua professora de ballet em Billy Elliot. Já o pai, é interpretado pelo verdadeiro Peter Turner.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem entra em cartaz no dia 26 de abril.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem

Nome Original: Film Stars Don't Die in Liverpool
Direção: Paul McGuigan
Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Julie Walters, Vanessa Redgrave, Kenneth Cranham
Gênero: Biografia, Drama, Romance
Produtora: Eon Productions
Distribuidora: Diamond Films
Ano de Lançamento: 2017
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar