Corgi: Top Dog, animação estrelada pelos cães da rainha

Em Corgi: Top Dog, Rex (dublado na versão brasileira por João Guilherme) é o cachorro favorito da rainha da Inglaterra, Elizabeth. Depois de um encontro desastroso com Donald Trump e sua corgi, Rex foge do palácio envergonhado e se perde.

Ele planeja voltar para a sua dona, mas no meio do caminho encontra um canil com diversos amigos, um valentão e Wanda, uma cadelinha por quem se apaixona.

Personalidades reais

A trama de Corgi: Top Dog se baseia em fatos reais e em personalidades reais. Rex é um Corgi, que é a raça de cães favorita da rainha Elizabeth. É de conhecimento geral que a rainha tem diversos cachorros da raça e em uma pesquisa básica na internet, é possível ler diversas curiosidades sobre os cachorros, como por exemplo, o fato de que cada um dos cães tem um menu individual.

Rex é o cão favorito da rainha em Corgi: Top Dog
Rex é o cão favorito da rainha

O que o filme faz é usar isso como mote da trama. A história começa quando o Príncipe Philip presenteia sua esposa com um filhote de Corgi, que rapidamente se torna o favorito da rainha e desbanca os outros três cachorros que já viviam no palácio. Mais tarde, Rex é prometido à cachorrinha de Donald e Melania Trump, como uma maneira de unir a Inglaterra aos Estados Unidos, o que não agrada o cãozinho.

Corgi: Top Dog usa de todos esses aspectos: vemos Elizabeth, com seus conjuntinhos combinando, Philip ligeiramente mal humorado, Trump, que parece não saber se comportar, e os cães da rainha, de fato, tem menus individuais. O filme é divertido nesse aspecto, porque é fácil reconhecer os personagens que estão na tela, embora não vá fundo em suas críticas, uma vez que é voltado para o público infantil.

Os cães da rainha
Os cães da rainha

A vida fora do palácio

Rex é um cão extremamente mimado, que tem tudo na mão, o tempo todo, afinal, passou a vida toda dentro do palácio, sendo mimado pela rainha e pelos seus empregados. Assim, quando ele sai de lá, experimenta pela primeira vez uma nova vida. Rex precisa aprender a se virar sozinho e, se atrapalhando nesse intento, acaba em um canil. Lá ele onde conhece cães de rua, com quem aprende muita coisa.

O filme então, coloca seu protagonista completamente fora de sua zona de conforto, onde ele deve entender como é a vida de todos os outros cães. É no canil também que ele conhece Tyson, um pitbull que aterroriza todos os outros cães e que comanda um clube da luta ilegal, e sua namorada, Wanda, por quem Rex se apaixona.

Elizabeth, Rex e Philip em Corgi: Top Dog
Elizabeth, Rex e Philip

Nesse aspecto, Corgi: Top Dog toma rumos um tanto quanto adultos, uma vez que demonstra com clareza o relacionamento abusivo de Tyson e Wanda. A cadelinha deve carregar o pote de comida de Tyson, não pode conversar com outros cachorros, e é insinuado que Tyson é violento com ela. Isso pode passar despercebido pelos olhares infantis, que vão registrar apenas que Tyson é um dos vilões do filme, mas fica claro para os adultos. Quando sai do palácio, Rex passa não só a conhecer a vida de outros cachorros, mas também tem a chance de superar suas dificuldades e seus medos.

Aspectos técnicos de Corgi: Top Dog

Corgi: Top Dog é uma animação extremamente caprichada. O filme consegue reconstruir detalhes do palácio, assim como da cidade de Londres. Os personagens que são inspirados em pessoas reais são bem feitos e fáceis de reconhecer. A aparência dos cachorros, embora caricata em alguns casos, é muito bem produzida. Em algumas cenas podemos ver seus pelos se mexendo, o que dá uma realidade ao filme, mesmo sendo uma animação.

Donald Trump é um dos personagens de Corgi: Top Dog
Donald Trump é um dos personagens de Corgi: Top Dog

No entanto, o que o filme ganha em qualidade técnica, perde em outros aspectos. O roteiro não é muito cuidadoso e algumas situações parecem jogadas ao léu, como o clube da luta canino, que soa como uma desculpa para deixar clara a agressividade de Tyson, que poderia ser demonstrada de outra maneira. Muitos dos problemas que a trama apresenta, são resolvidos de maneira rápida e sem muito desenvolvimento.

Claro que levando em conta que esse é um filme voltado para o público infantil, nenhuma dessas situações é um crime e vai necessariamente desagradar os pequenos, mas tira um pouco da graça do longa.

Rex e Wanda
Rex e Wanda

No final, Corgi: Top Dog é um filme bonitinho e bem produzido, mas que se revela bobinho e um pouco sem graça. O filme entra em cartaz no dia 5 de setembro.

Corgi: Top Dog

Nome Original: The Queen's Corgi
Direção: Ben Stassen, Vincent Kesteloot
Elenco: Vozes de Rusty Shackleford, Jo Wyatt, Leo Barakat - No Brasil: João Guilherme
Gênero: Animação, Família
Produtora: nWave Pictures
Distribuidora: Imagem Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar