Dica de Série: Werner e os Mortos
Uma agradável surpresa no Canal Brasil, a série Werner e os Mortos parte da premissa que os mortos que não têm seus assuntos resolvidos voltam para assombrar os vivos, e que algumas pessoas possuem o dom para enxergar estes mortos… até ai nada demais, várias séries americanas já trataram disso… mas nenhum protagonista foi tão cara de pau a ponto de cobrar dinheiro dos mortos para ajudá-los, até agora…
Werner é uma produção de baixo orçamento com um roteiro muito bom. As interpretações de alguns personagens são muito ruins (minha esposa me explicou que é o chamado “método Wolf Meyer” de novelas da globo que faz com que todos os atores pareçam meio pasteurizados saídos de um episódio de Malhação, mas dá para relevar).
O protagonista, Werner, é um John Constantine hue-BR. Cínico, cara de pau e sem muitos escrúpulos, ele resolve casos envolvendo pessoas que morreram e deixaram para trás assuntos pendentes. Em sua casa mora um guardião, Asaías, que é uma espécie de Exú que guarda o caminho dos mortos até o seu descanso final, caso consigam paz de espírito. Seu cunhado (e irmão de sua falecida esposa) Jão o ajuda emprestando o carro e acompanhando Werner nas mutretas que ele arruma. E completando o grupo, a filha caçula de Jão, Júlia e uma médica/caso amoroso de Werner, Valentina.
A série não segue nenhuma linha religiosa, com o Werner mais parecendo um ateu agnóstico cínico do que qualquer outra coisa.
Assista na Globoplay: Werner e os Mortos