Entrevista com Deus, o que você perguntaria?

Estrelado por David Strathairn (indicado ao Oscar de Melhor Ator por Boa Noite e Boa Sorte) e Brenton Thwaites (Malévola), Entrevista com Deus é um filme que não fala apenas sobre religião, mas que também aborda a busca pelo sentido da vida. Muitos conseguirão se identificar com os questionamentos do protagonista Paul, que vive uma crise de fé e está em busca de respostas.

Cobrir a guerra do Afeganistão forneceu ao jornalista Paul Asher alguns dos melhores relatos de sua carreira. Mas também rendeu efeitos colaterais em sua vida, com os quais ele não consegue lidar. Em voz off ouvimos seus pensamentos: “Achava que testemunhar uma guerra me aproximaria de Deus”; enquanto vemos os caixões dentro do avião.

Paul Asher e Deus
Paul Asher e Deus

O que perguntar em uma Entrevista com Deus?

Todo esse esforço acaba lhe custando muito mais do que ele poderia ter calculado. Ao voltar para casa, Paul precisa conseguir lidar com a falta de esperança que o assola. E com um casamento prestes a ruir.

Sem saber o que fazer, ele se vê diante do maior desafio da sua vida profissional: uma entrevista com um homem misterioso que diz ser Deus. Ao conversar com ele por três dias consecutivos, milhares de questionamentos e respostas surgem, fazendo com que tudo que Paul acredite entre em conflito. O longa traz o seguinte questionamento: o que você perguntaria a Deus?

Um mar de clichês

O filme é dividido em três atos. No primeiro ato, Paul entrevista o homem num parque. Ele tenta de todas as formas fazer perguntas não tão batidas, mas as respostas de Deus acabam sendo padronizadas. No segundo ato, a entrevista acontece num teatro vazio. Mesmo contra sua vontade, Paul vira o real entrevistado. Sua fé é confrontada, questionada. O terceiro ato parece ser encenado em um prédio vazio que não deixou claro o que é. Mas lembra os confins de onde aparecia Morgan Freeman naquele outro filme mais interessante.

Sinceramente, eu não simpatizo com filmes religiosos. A não ser que sejam sátiras, como o Todo Poderoso ou A Volta do Todo Poderoso. Entrevista com Deus chega cheio de clichês, mais parecendo um filme para televisão. O papel de Deus até que está bem desempenhado. Mas o jornalista, mesmo com seus 29 anos, ainda parece um adolescente. Fica difícil acreditar que sua vida seja assim tão dura.

O filme talvez funcione para aqueles que já têm suas crenças. Mas entre os mais céticos, passa batido como apenas um filme que não acrescenta nada. Agora, para convencer a ida ao cinema Entrevista com Deus  irá reverter 100% dos lucros recebidos pela produtora, que serão doados para organizações que apoiam assistência social, serviços de saúde mental e veteranos. Baita atitude, não acha?

Entrevista com Deus - 20%

20%

Nome Original: An Interview with God
Elenco: David Strathairn, Brenton Thwaites, Yael Grobglas, Charlbi Dean Kriek, Hill Harper, Bobby Di Cicco
Direção: Perry Lang
Gênero: Drama, Mistério, Religião
Produtora: Astute Films
Distribuidora: Imagem Filmes

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close