O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

A experiência de assistir ao filme na nova poltrona D-Box

As novas poltronas D-Box

O Vitamina Nerd foi convidado para conhecer as novas poltronas D-Box, no Cinemark do Shopping Villa Lobos. Elas chegaram ao complexo no dia 19 de outubro. O filme apresentado foi O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos.

As novas poltronas são maiores e mais confortáveis e deixam um grande espaço para as pernas do espectador. Outra grande vantagem da poltrona D-Box é que ela se movimenta de acordo com os efeitos e acontecimentos do filme. Elas simulam vibrações, quedas e trepidações, de acordo com o que acontece na tela. Colocando o espectador quase dentro do filme.

O Cinemark instalou as poltronas em fileiras estratégicas, consideradas as melhores para assistir aos filmes. Para isso, as salas sofreram algumas mudanças, como uma leve iluminação em led laranja e piso vinílico da cor âmbar. Ao todo, são 40 novos assentos, distribuídos entre as salas 1 e 5.

As novas poltronas D-Box
As novas poltronas D-Box

Os ingressos para as poltronas D-Box tem valores diferentes, e podem ser adquiridos no site do Cinemark ou na bilheteria. Já a poltrona pode ser experimentada em funcionamento, no lobby do Cinemark do Shopping Villa Lobos.

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

O filme exibido foi o lançamento da Disney, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos. Acompanhamos Clara (Mackenzie Foy), uma jovem que acabou de perder a mãe e ainda está lidando com a perda. No natal, o pai dela (Matthew Macfadyen) a presenteia com algo que sua mãe deixou para ela: uma espécie de ovo mecânico, que precisa de uma chave para ser aberto.

Clara, então, passa a procurar a chave e enquanto faz uma busca na casa de seu padrinho (Morgan Freeman), ela acaba indo parar em outra terra, que parece imitar a enorme árvore de natal que enfeita a sala dele. Lá ela conhece outros reinos, como o reino dos doces, o reino das neves e o reino das flores. Assim como os seus respectivos governantes. Além do quarto reino, que ninguém parece querer nomear e sua governante, Mãe Ginger (Helen Mirren), que foi banida dos outros reinos.

Mackenzie Foy e Lil Buck em cena do filme
Mackenzie Foy e Lil Buck em cena do filme

O Quebra-Nozes é originalmente um livro escrito por Ernest Theodor Amadeus Hoffman. Mais tarde, ele foi transformado em um ballet, por Tchaikovsky. No cinema, O Quebra-Nozes já foi adaptado mais de 10 vezes.

O novo filme da Disney, por sua vez, parece querer fazer uma continuação do clássico, uma vez que Mary, a protagonista do livro é a mãe falecida de Clara, que deixou os segredos referentes ao mundo encantado nas mãos da menina.

Uma vez que não se tem a obrigação de ser extremamente fiel ao livro ou ao ballet, o filme tem a chance de ser original e se sair muito bem, que é o que acontece com O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos.

Mackenzie Foy como Clara
Mackenzie Foy como Clara

Jornada da heroína

O filme é basicamente uma jornada do herói, nesse caso, da heroína. Clara é uma menina tímida, mas extremamente inteligente, que não se encaixa no lugar aonde ela mora. Enquanto sua irmã mais velha (Ellie Bamber) é vaidosa e se preocupa com roupas e penteados, Clara só pensa em invenções e livros. Quando ela atravessa para o reino mágico, no entanto, todos a conhecem e sabem que ela é filha de Mary. Por isso, ela é tratada como uma heroína.

Uma das coisas positivas do filme é justamente a personagem feminina, o que claro, acompanha a história original do livro. Mas ao invés de fazer aquela clássica distinção entre a menina inteligente, que não se sente bonita e a menina vaidosa, que é fútil, o longa dá credibilidade às duas meninas. Clara gostaria de ser mais como a sua irmã e sua irmã, gostaria de ser mais como Clara. Não existe qualquer desmerecimento ou merecimento por uma ser mais vaidosa do que a outra.

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos também não se preocupa com interesses românticos. Embora ele insinue isso em alguns momentos, talvez com a esperança de emplacar um segundo film. Nada fica muito claro e o filme se vende como uma aventura fantástica, com uma protagonista feminina, o que ainda é raro.

Outra coisa que me chamou a atenção foram as referências a outro clássico da Disney, Fantasia (1940). Assim como no filme dos anos 40, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos também têm cenas com uma orquestra, que mostra apenas as sombras dos músicos e do maestro. Lembrando que Fantasia é um filme com diversos curtas, que tem como trilha sonora músicas clássicas, e um deles, usa música de Tchaikovsky, o compositor do ballet de O Quebra-Nozes.

Keira Knightley como a Fada Sugarplum
Keira Knightley como a Fada Sugarplum

Aspectos técnicos

É inegável que as produções da Disney são todas incríveis e muito bem feitas. Não é diferente em O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos. A produção é impecável. Os reinos que são apresentados ao espectador são todos maravilhosos. E é impossível sair do filme sem querer entrar em qualquer um deles. Até no quarto reino, que tem o aspecto de um parque de diversão abandonado.

Tudo é muito bonito no filme, desde os cenários, que logo no começo vão nos dando pistas sobre a história, até os figurinos, que são maravilhosos. As roupas usadas pela protagonista são todas lindas e o visual criado para a personagem de Keira Knightley, que interpreta a Fada Sugarplum, regente do reino dos doces é extremamente interessante e divertido.

O filme também é repleto de efeitos. Somos presenteados com florestas, cachoeiras, soldadinhos de chumbo que andam sozinhos e ratinhos que correm por aí. Tudo isso é aumentado quando se assiste ao filme em 3D.

Clara conhece os governantes de cada reino
Clara conhece os governantes de cada reino

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos também tem uma cena linda de ballet, que nos conta o que aconteceu no passado. Ou seja, o que aconteceu quando a mãe de Clara esteve naquela terra. Quem dança durante a cena é a super competente bailarina, Misty Coperland.

E embora ele não seja um filme repleto de ação, o que poderia entediar as crianças dos dias de hoje, O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos é um filme de aventura, repleto de cenas bonitas, que é capaz de deixar a audiência encantada.

O elenco

O elenco de O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos tem alguns nomes conhecidos. Por exemplo Keira Knightley (Desejo e Reparação), Helen Mirren (A Rainha), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade) e Matthew Macfadyen (famoso por seu papel de Mr. Darcy na última versão de Orgulho e Preconceito). Além disso, o filme tem alguns rostos relativamente novos, como Mackenzie Foy (de Crepusculo: Amanhecer- Parte I e II) e Ellie Bamber (Animais Noturnos).

O visual e os figurinos do filme são incríveis
O visual e os figurinos do filme são incríveis

É desnecessário dizer que Helen Mirren e Morgan Freeman estão ótimos nos seus respectivos papeis. Por outro lado, Mackenzie Foy, embora seja a protagonista não chama tanta a atenção, mas cumpre o seu papel. O destaque é de Keira Knightley, que interpreta uma personagem maluquinha e divertida, mas que consegue mudar sua atuação muito rapidamente, quando o filme pede.

A experiência na poltrona D-Box

A poltrona é certamente confortável. Ela é maior e permite que o espectador se movimente mais, e também tenha mais espaço para as pernas. O grande diferencial das poltronas, no entanto, são os movimentos durante o filme, o que com certeza, dá uma experiência de imersão completamente diferente.

Logo no começo de O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, o espectador acompanha um vôo e a cadeira se movimenta como se nós também estivéssemos planando. Mais tarde, acompanhamos Clara enquanto ela corre pela floresta ou enfrenta seus inimigos. Todas essas sensações podem ser reguladas por um controle que fica no lado direito da poltrona, então, a intensidade dos efeitos depende de quem está assistindo.

Helen Mirren como Mãe Ginger
Helen Mirren como Mãe Ginger

Assistir O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos na poltrona D-Box foi uma experiência extremamente divertida e eu me senti completamente dentro do filme, participando de tudo, junto com Clara.

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos recicla um clássico para uma nova geração e tem a capacidade de entreter as crianças e encantar os adultos. O filme entrou em cartaz no dia 1 de novembro.

O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos

Nome Original: The Nutcracker and the Four Realms
Elenco: Mackenzie Foy, Matthew Macfadyen, Morgan Freeman, Helen Mirren, Keira Knightley
Direção: Lasse Hallström, Joe Johnston
Gênero: Aventura, Família, Fantasia
Produtora: Walt Disney Pictures
Distribuidora: Walt Disney
Tags

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close