Esperando Bojangles

Amor e fantasia

Camille (Virginie Efira) e Georges (Romain Duris) se apaixonam perdidamente à primeira vista e começam uma relação maluca e passional, que gera um filho, Gary (Solàn Machado-Graner). A vida dos três é repleta de festas e fantasia, até que Camille começa a exagerar e seu comportamento se torna perigoso.

Os pontos principais de Esperando Bojangles são Camille e Georges e o filme começa de maneira abrupta, nos mostrando como os dois se conheceram, se apaixonaram à primeira vista e se casaram logo depois. O relacionamento é maluco e muito passional, os dois parecem viver em um mundo de fantasia.

O filme Esperando Bojangles acompanha o casal Camille e Georges
O filme acompanha o casal Camille e Georges

Logo Camille e Georges tem um filho: Gary, que também participa da vida um tanto quanto extravagante dos pais. Camille e Georges fazem festas diariamente, ignoram correspondências, não cumprem horários e tem uma ave exótica de estimação.

O que muda tudo é o comportamento ainda mais estranho de Camille, é difícil de notar que ela está exagerando justamente porque o casal já vive em um mundo idílico, mas ela começa a extrapolar.

A realidade bate a porta

Esperando Bojangles se constrói nesse exagero e nessa criação do mundo fantástico do casal de protagonistas, que é ressaltado pelas imagens muito bonitas que vemos em cena e que dão ainda mais amplitude para esse universo, aparentemente, perfeito. Entretanto, aos poucos, a realidade começa a se fazer presente na vida do casal.

O casal vive uma vida de fantasia
O casal vive uma vida de fantasia

Primeiro são os problemas financeiros, que o casal vinha ignorando há um tempo, e mais tarde, é o comportamento de Camille, que beira a loucura clínica. São esses eventos que vão minando o mundo fantástico previamente construído, e até Gary, o filho do casal, nota. Ele, em alguns momentos inclusive, parece mais adulto que seus pais.

O filme muda drasticamente de tom da primeira para a segunda parte, pois começa alegre e descontraído e segue por um caminho depressivo, que se aproxima bem mais da realidade.

Aspectos técnicos de Esperando Bojangles

Um dos pontos mais interessantes é a maneira com que o filme retrata a vida do casal de protagonistas. Os dois vivem em uma bolha fantástica, onde o que impera é a fantasia. Essa sensação é aumentada com as imagens que são muito bonitas e cheias de detalhes, eles parecem viver em uma espécie de paraíso. A trama, então, vai aos poucos quebrando nossa expectativa e nossa percepção desse mundo fantástico.

A ambientação do filme Esperando Bojangles aumenta o tom de fantasia
A ambientação do filme aumenta o tom de fantasia

A ambientação do filme é muito bem feita e isso se vê no cenário, que começa radiante e cheio de vida, mas segue triste e apagada. Outro grande destaque são os figurinos, o filme começa no final dos anos 1950, mas segue até os anos 1960 e isso está presente nas roupas dos personagens.

Esperando Bojangles também conta com boas atuações, como a de Virginie Efira, Romain Duris e Solàn Machado-Graner. O filme é um tanto quanto longo e vai ficando significativamente mais pesado com o tempo, mas não se torna um filme cansativo.

O que temos é um filme bonito e trágico, que prende a atenção, enquanto a audiência também mergulha no sonho de Camille e Georges. A estreia acontece no dia 27 de outubro.

Esperando Bojangles

Nome Original: En Attendant Bojangles
Direção: Regis Roinsard
Elenco: Virginie Efira, Romain Duris, Grégory Gadebois, Solàn Machado-Graner, Lucas Bléger
Gênero: Drama, Comédia
Produtora: JPG Films
Distribuidora: California Filmes
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar