Expectativas E3 2016 – Parte 10 – HoloLens
Anunciado em 2015, o HoloLens é um dispositivo de realidade virtual da Microsoft que trabalha com hologramas e tem um hardware inteiramente voltado para interpretar gestos e vozes.
Por fora, ele é composto por uma hastes de plástico e lentes pequenas, responsáveis por criar os hologramas. Já em seu interior, ele possui uma espécie de “tiara” flexível que serve para dar fixação ao aparelho, além de se movimentar em múltiplas direções e tudo isso permite que ele crie, acesse informações, ofereça entretenimento e formas de se comunicar. Para os gamers, ele conta com uma CPU, uma GPU e um processador holográfico que inaugura uma nova categoria de componentes, o Holographic Processing Unit (HPU).
Além dos games, o HoloLens está sendo projetado para diversas funções, desde atividades educativas até de engenharia em três dimensões.
Agora em maio, ao apresentar uma edição inicial de seus óculos de realidade aumentada, a Microsoft adotou uma abordagem discreta e escolheu desenvolvedores de software, para tornar o dispositivo o mais útil possível, afastando assim, as experiências desastrosas do Google Glass e do Kinect.
Tudo indica que a realidade aumentada e a virtual ainda têm um longo caminho pela frente. Os desenvolvedores de realidade virtual estão em alta com o lançamento do Oculus, do Facebook e a vindoura estréia do VR da Sony, mas eles estão se concentrando basicamente em videogames enquanto nenhum outro aplicativo fundamental surgiu ainda. E o pior, muitos usuários ainda têm náuseas quando se utilizam dos aparelhos.
Nossa expectativa é que Microsoft nos mostre algum jogo que se utilize do HoloLens na E3 2016, e que ele seja realmente jogável e não aquele “videozinho” pré-renderizado de Minecraft que eles mostraram na E3 do ano passado (abaixo)!
Faltam 06 dias para a E3 2016! Acompanhe a nossa cobertura inédita do evento!
E você, quer saber como realmente funciona o HoloLens? Comente!