Fim de Festa, um crime no meio do carnaval de Recife
Em Fim de Festa, Breninho (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) estão curtindo o carnaval de Recife quando conhecem Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira) e os convidam para se hospedarem na casa de Breninho. A festa dos jovens fica comprometida quando o pai de Breninho, Breno (Irandhir Santos), um delegado, tem que retornar de sua viagem para investigar o assassinato de uma jovem francesa (Maria Barreira), no meio da festa de carnaval.
Embora seja um filme de investigação, Fim de Festa não se mostra logo de início. Nos primeiros minutos acompanhamos Breninho, Penha, Ângelo e Indira no carnaval e voltando para casa. O carnaval dos jovens é interrompido pela chegada de Breno, o pai de Breninho, que iria passar o feriado fora, mas teve que voltar mais cedo. A princípio, parece que o filme quer falar sobre as diferenças entre a vida dos jovens e das pessoas de meia idade, já que passamos bastante tempo acompanhando como Breno lida com aquela quantidade quase excessiva de jovens em sua casa.
Ele e o filho conversam bastante e ele reclama que o apartamento fica menor com tanta gente, e também fala sobre como antes costumava se divertir no carnaval, mas que agora só queria ficar longe de tudo. Embora Breno seja um pai relativamente tolerante, que no final das contas, aceita os convidados e ainda cozinha e cuida deles, fica claro que ele se sente cansado só de ver a animação do filho e dos amigos.
Fim de Festa – A investigação
Ao longo do filme, mesmo com a investigação já acontecendo, continuamos acompanhado a rotina de Breno, trabalhando para entender o que aconteceu com Emma, a jovem francesa, enquanto Breninho e os amigos se divertem e o contraste entre os personagens fica ainda mais claro. No entanto, Fim de Festa é um filme de investigação, embora não seja exatamente um filme de suspense ou um filme policial. Emma, a jovem francesa que passava o carnaval no Brasil com o marido, foi assassinada no meio da festa. A única testemunha da morte é um morador de rua, sem muita credibilidade.
Breno, o delegado, então precisa investigar a morte da jovem, mesmo se sentindo pressionado pelo marido e pela sogra da moça. O longa está bem longe da ideia que temos de um filme de investigação no sentido mais clássico da expressão. Não vemos Breno investigar uma lista de suspeitos e juntar pistas, mas o filme retrata a investigação à sua maneira.
Acompanhamos enquanto os envolvidos no caso dão seus depoimentos, mesmo que eles não sejam dados na delegacia, como costumamos ver em filmes Hollywoodianos, o que faz sentido, já que Fim de Festa acompanha uma investigação no Brasil, que é, sob muitos aspectos, diferente de uma investigação feita em qualquer outro país. É verdade que a investigação acontece de maneira um pouco apressada, como se faltasse tempo no filme para desenvolver a sua finalização, mas o percurso que Breno faz durante o longa tem sentido e está bem feito.
Aspectos técnicos
Fim de Festa é um filme que aborda temas diversos e que tenta abarcá-los na mesma trama. O longa fala sobre carnaval e sobre a libertação que essa festa traz à população, seja para o bem ou para o mal; fala sobre a relação entre os jovens e os adultos, dando um destaque especial para a relação de Breno e seu filho; e também fala sobre a investigação da morte de Emma.
Talvez por isso, o espectador tenha a sensação de que o filme mesmo não sabe muito bem qual é o seu mote. Existe uma mistura todos os assuntos que não consegue dar atenção a todos da forma que seria necessário. De certa maneira, mostrar o dia a dia dos jovens ao mesmo tempo que mostra a investigação, tem algum sentido dentro da trama. Entretanto, ainda parece que o roteiro precisava ser um pouco mais centrado em um dos assuntos.
O filme tem algumas cenas reais do carnaval que se instauram na história através de Penha, que filmou a festa durante os dias que passou em Recife. A técnica é boa e dá um tom realista e quase documental ao longa. Outra boa ideia do diretor Hilton Lacerda é a inserção de um podcast sobre crimes que assistimos durante o filme que, em muitos momentos, nos explica muito mais sobre a morte de Emma do que a própria polícia, que acompanhamos de perto.
O elenco
O filme também se destaca com boas atuações, o elenco todo está muito afiado e completamente dentro dos seus personagens. Irandhir Santos se sobressai e rouba muitas das cenas do filme. Seu personagem é interessante e conseguimos gostar dele, mesmo que ele tome algumas decisões erradas.
Fim de Festa é um filme de investigação que não se limita a imprimir signos do gênero que já conhecemos e que retrata uma das maiores festas tradicionais do Brasil. O filme entra em cartaz no dia 5 de março.