Livros

Garota Exemplar, de Gillian Flynn

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, ‘Garota Exemplar’ alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Fonte: https://www.saraiva.com.br/garota-exemplar-4709473.html

 

Publicado em 2012, Garota Exemplar é o livro mais famoso da americana Gillian Flynn. O livro começa com o desaparecimento de Amy Dunne, uma jovem bonita, inteligente e bem sucedida, filha de um casal de escritores. A polícia logo desconfia de seu marido, Nick Dunne, que parece ser o suspeito ideal.

O livro narra uma história de suspense que poderia facilmente cair em vários clichês do gênero, mas isso não acontece em momento nenhum.

Nós lemos o livro do ponto de vista de Nick, por isso nunca podemos ter certeza se ele de fato fez alguma coisa contra Amy. O personagem repete em diversos momentos que ele é inocente, por outro lado, as provas que vão sendo descobertas ao longo da história fazem com que seja muito difícil descartar Nick da lista de suspeitos.

Rosamund Pike em cena do filme Garota Exemplar.

Além de narrar os acontecimentos pós o sumiço de Amy, o livro também faz um flashbak e nós mostra como Nick e Amy se conheceram e principalmente, como era a relação não só de Amy com os pais (que escreveram um livro infantil baseado na filha), como a relação de Nick com os sogros. Depois que Amy desaparece, nós ainda lemos o diário dela, e somos apresentados a tudo que ela estava pensando. É nesse momento que as suspeitas em relação a Nick aumentam, o diário de Amy retrata um casamento desmoronando, com resquícios de violência.

O fato de lermos o livro tanto do ponto de vista de Nick, quanto de Amy é uma das experiências mais interessantes dessa obra, já que é impossível saber qual dos dois está falando a verdade.

Outro ponto em que Garota Exemplar toca é a violência contra a mulher, o feminicídio e o machismo. Muitos livros de suspense fazem isso, já que a maioria deles tem como vítima uma mulher, mas esse faz de uma maneira completamente diferente.

Nick Dunne (Ben Affleck) em frente ao poster da esposa desaparecida.

Gillian Flynn é conhecida por escrever protagonistas femininas que são fortes e inteligentes e acima de tudo, muito realistas. Não é diferente com Amy, que embora esteja desaparecida desde a primeira página do livro, é a personagem que prende e carrega o leitor até o final do mesmo.

Embora o livro seja considerado um thriller e o suspense que envolve a história seja extremamente interessante, Garota Exemplar é muito mais que isso. O livro se preocupa muito em nos mostrar quem os personagens são de verdade e por isso, tem personagens extremamente bem construídos, ele não utiliza de estereótipos, e em muitos casos, ele até quebra com alguns dos clichês do gênero que já estão enraizados em nós.

E de uma certa maneira o livro também fala sobre o casamento e como é difícil a convivência do dia a dia e como isso, de pouco em pouco, pode acabar com o amor.

Gillian Flynn, a autora

A leitura de Garota Exemplar é muito fácil, o livro flui e é muito difícil soltá-lo, enquanto você não descobre o que de fato aconteceu com Amy, e outra coisa importante, que falta em muitos thrillers, é que esse livro de fato tem um final surpreendente.

Garota Exemplar virou filme 2014, pelas mãos de David Fincher, é um filme relativamente fiel à obra original e tão empolgante quanto. No elenco estão Rosamund Pike, como Amy e Ben Affleck, como Nick.

Com uma protagonista, que embora desaparecida, é interessante, cheio de camadas e com um final surpreendente, Garota Exemplar é um thriller que merece ser lido.

Tags
Mostrar Mais

Fernanda Cavalcanti

Formada em cinema, apaixonada por literatura, divide seu tempo livre entre ler, escrever e dançar. Gosta especialmente de terror, mas lê/assiste de tudo. Também escreve para o blog Além da Toca do Coelho.

Matérias Relacionadas

Close