Gavião Arqueiro – 1ª temporada

A primeira temporada da mais nova série da Marvel Studios está disponível e já podemos contar o que achamos e também algumas curiosidades dos 6 episódios de Gavião Arqueiro apresentados. Venha conferir.

Após todos os acontecimentos da batalha dos Vingadores contra Thanos, Clint Barton (Jeremy Renner) tenta manter uma vida normal e dedicada a seus filhos e esposa, mas ainda sofre com a perda da Natasha Romanoff (Viúva-Negra). Durante um passeio por Nova York, Clint descobre que existe alguém utilizando seu traje de Ronin pelas ruas e então se vê na obrigação de impedir essa pessoa e dar um fim nisso.

Ao conseguir capturar o suposto Ronin, Clint descobre que se trata de uma garota chamada Kate Bishop (Hailee Steinfeld), que se revela uma grande fã do Gavião Arqueiro e agora está com problemas por ter usado o traje para escapar de uma confusão que ocorreu dentro de um leilão do mercado negro, onde eram vendidas coisas valiosas e importantes, como o próprio traje do Ronin, sua espada, um relógio pertencente a S.H.I.E.L.D, entre outras coisas.

Então Clint começa a sua busca pelos artefatos do mercado negro e também a se livrar desse passado que o assombra durante anos. Durante essa busca, conhecemos a Gangue do Agasalho, a ameaça da série e que tem um passado com Ronin.

Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro

O enredo é bem feito, nada tão extraordinário, mas que cumpre sua proposta. A história se passa na época natalina, que traz um clima mais agradável e leve para os episódios, com piadas que encaixam e nada com muito exagero. As cenas de ação são boas, bem coreografadas e empolgam em alguns momentos, como a cena de perseguição no carro que acaba em uma ponte, com tiros, flechas, explosões e uma grande referência à cena do Gavião Arqueiro em Os Vingadores (2009), quando Clint pula do prédio e usa uma flecha para criar um rapel e entrar em uma janela, mas algumas cenas são mais lentas e com qualidade inferior.

A trama traz uma boa pegada de investigação e trabalha muito bem seus personagens, onde você vê uma ótima conexão entre Clint e Kate, os diálogos, cenas de ação, de investigação e as piadas funcionam muito bem entre eles.

A trilha sonora é muito boa, sempre trazendo músicas que lembram a época natalina e outras que complementam as cenas de ação ou que trazem certa tensão. O ponto forte do enredo é como eles trabalham seus personagens, explicando os motivos de Clint, como Kate Bishop se tornou uma arqueira, o que aconteceu com a Yelena Belova (Florence Pugh) nos eventos dos Vingadores, a apresentação da Gangue do Agasalho, da Eco ou Maya (Alaqua Cox), dando profundidade e camadas para os personagens, mesmo em pouco tempo de série. Muito bem escrito e executado.

Gavião Arqueiro

Os personagens

Clint Barton: Clint tem mais do seu lado familiar explorado e também vemos as consequências de seus atos enquanto era Ronin, todo o peso que ele carrega por ter usado esse traje, todo o luto que ele ainda vive pela morte da Natasha e ainda se sente responsável por Kate Bishop e decide ajudá-la, tornando-se o mentor dela. Jeremy Renner está muito bem no papel, consegue passar para o público tudo que o personagem sente, você sente a dor dele e torce para que ele consiga voltar para sua família.

Kate Bishop: Ela tem um arco muito bem feito, começou com ela pequena no meio da invasão de Loki em New York vendo Clint combater os inimigos com o seu arco, que foi o momento em que ela decidiu ser uma arqueira. Ela é carismática, engraçada, tem uma presença de tela muito boa e traz uma evolução e amadurecimento muito bem feito, onde ela começa toda atrapalhada e agindo sem muito cuidado, causando problemas que sua mãe precisa resolver, mas com o passar dos episódios, ela vai aprendendo, amadurecendo e se tornando responsável e uma ótima arqueira. No final, você vê uma personagem mais madura e responsável. Kate também possui uma boa habilidade em luta corporal. Hailee Steinfeld é maravilhosa e com certeza vai agradar a todos e se tornar uma das queridinhas do Universo Marvel.

Eleonor Bishop: É a mãe de Kate, que não é tão explorada quanto a filha, mas que traz bom peso na narrativa. É a figura materna protetora e sempre sábia e que traz um bom plot twist para a série. Vera Farmiga possui uma excelente interpretação, sempre com uma postura de mulher forte e determinada.

Echo (Maya): Praticamente líder da Gangue do Agasalho, ela tem como objetivo se vingar de Ronin por ter matado seu pai. Extremamente habilidosa em artes marciais e determinada a cumprir seu objetivo, ela está sempre com uma expressão fechada e focada. Alaqua Cox está muito bem no papel, mostrando que suas deficiências não a impedem de fazer algo bom e com muita competência.

Yelena Belova: A irmã de Natasha já era esperada após a cena pós crédito do filme Viúva-Negra (2021). Ela está excelente no papel, suas cenas de ação são as melhores da série e seus diálogos são ótimos. Ela consegue se sarcástica e engraçada mas sempre com um tom ameaçador, mostrando que ela pode matar alguém a qualquer momento. A interação dela com a Kate mostra que teremos uma dupla muito boa pela frente nos cinemas. Um destaque para o sotaque russo da personagem, muito bom, e Florence Pugh está maravilhosa no papel.

Rei do Crime: Um personagem muito aguardado no MCU, mas que teve uma apresentação bem abaixo do que ele representa e uma participação que não convenceu. Ele aparece por 10 minutos, não faz nada grandioso, qualquer outro personagem de menor expressão faria o que ele fez, então podemos considerar um momento fraco da série. Vicent D’Onofrio pouco é exigido, e esse pouco é muito fraco.

Gavião Arqueiro

Veredito

Com um bom enredo e excelentes apresentações de alguns personagens, Gavião Arqueiro traz uma série mais leve de assistir, com momentos engraçados, um pouco de investigação e uma boa dose de tensão e ação, equilibrando tudo e fazendo um bom entretenimento. Kate Bishop é o grande destaque e foi apresentada com excelência, tudo sobre ela foi bem feito e bem pensado, não tem algo que você não entenda sobre ela, uma excelente inserção no MCU.

Ponto fraco para a grande ameaça, a Gangue do Agasalho e o Rei do Crime, que começa se mostrando como algo grande e perigoso, mas vai caindo e acaba perdendo o lugar para Yelena Belova, que chega a dar mais medo que a própria gangue inteira.

No geral a série agrada e convence por entregar aquilo que ela propôs, não é cansativa e também não tenta ficar explicando a mesma coisa diversas vezes, e ainda deixou umas coisas em aberto que vão mexer um pouco com a cabeça da galera, como uma revelação no final do último episódio que ninguém imaginava.

Gavião Arqueiro | Marvel Studios | Trailer Oficial Legendado | Disney+

Gavião Arqueiro - 1ª temporada

Nome Original: Hawkeye
Elenco: Jeremy Renner, Hailee Steinfeld, Florence Pugh, Vera Farmiga
Gênero: Ação, Aventura, Crime
Produtora: Marvel Studios
Disponível: Disney+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar