Goosebumps 2: Halloween Assombrado
Incontáveis assombrações, fantasmas, emoções e risadas para milhões de adultos e crianças. Foi isso o que tornou R.L. Stine um dos mais lidos autores infantis da história. Assim, em 2015 foi lançado o filme Goosebumps. Nele, um adolescente conhece a filha de Stine e a partir daí, muitos monstros saem de dentro dos livros.
Em Goosebumps 2: Halloween Assombrado, a premissa é praticamente a mesma
O filme acompanha a família Quinn – a veterana do high-school Sarah (Madison Iseman de Jumanji: Bem-Vindo à Selva), seu irmão do ensino médio Sonny (Jeremy Ray Taylor de It: A Coisa) e a mãe de ambos Kathy (Wendi McLendon-Covey da série Os Goldbergs) – em eventos assustadores, empolgantes e divertidos. Sonny e seu colega de escola Sam (Caleel Harris da série Castle Rock) são melhores amigos e juntos trabalham como os “Irmãos Tralha”, coletando objetos descartados por outras pessoas. Mas, enquanto estão fazendo um bico, se deparam com Slappy (voz de Avery Lee Jones), o boneco de ventríloquo perverso de um livro Goosebumps não publicado.
No início Slappy parece simpático, afinal, só quer fazer parte da família. Mas quando suas brincadeiras vão longe demais Sarah, Sonny e Sam percebem que o boneco nefasto precisa parar. Rejeitado, Slappy decide formar sua própria “família”. Ele sequestra a mãe de Sonny e Sam e dá vida aos seus amigos de Halloween, incluindo o ogro Walter (Chris Parnell de Brooklyn 99).
Ao verem o Halloween transformar a sua cidade pacata numa completa bagunça de monstros, Sarah, os meninos e o vizinho Sr. Chu (Ken Jeong de Se Beber, Não Case!) se juntam para salvar Kathy e a cidade do plano perverso do boneco. Jack Black volta como Stine, mas em pouquíssimas cenas.
Na minha infância eu assisti um filme britânico chamado Na Solidão da Noite (Dead of Night, 1945) que continha três histórias de terror. Uma delas era sobre um boneco de ventríloquo que ganha vida e controla e arruína a vida do ventríloquo. Eu acredito que essa foi uma das inspirações para Slappy, lembrar desse filme britânico antigo.
R.L. Stine
E aí?
O legal do filme é que ele ressalta as qualidades dos adolescentes. Sarah quer entrar para a universidade e pra isso ela se esforça para escrever um ensaio que lhe consome muito tempo. Sonny, por sua vez, é aficionado por elétrica e Nikola Tesla. Ele também passa horas tentando fazer seu projeto de ciências funcionar. Enquanto a mãe trabalha turnos dobrados, eles enfrentam monstros junto com o amigo Sam. Eventualmente com uma ajudinha do vizinho excêntrico.
Fora isso, o filme é bem comum. Retrata aqueles colégios americanos cheios de valentões; claro que os meninos protagonistas são alvos de bullying; a cidade é pequena e todos sabem dirigir, etc. Mas é uma boa pedida para levar os pequenos ao cinema! Aproveitando o dia das crianças e o Halloween ao mesmo tempo.
Fiquem atentos, pois assim como no primeiro filme, há uma leve referência a Stephen King!
Goosebumps 2: Halloween Macabro
Nome original: Goosebumps 2: Haunted Halloween
Elenco: Wendi McLendon-Covey, Jack Black, Madison Iseman, Ken Jeong, Jeremy Ray Taylor, Caleel Harris
Direção: Ari Sandel
Gênero: Aventura, Comédia, Família
Produtora: Columbia Pictures Corporation
Distribuição: Sony Pictures