Jogos Analógicos: Dixit

Para dar a dica de qual jogo irei falar hoje, citarei um trecho da música de abertura de um desenho que fez a minha infância:

“A Lua lá no céu, é uma ilusão muito bonita. Vivendo essa ilusão, meus sonhos não tem fim!”

Um jogo sobre ilusão, beleza e sonhos? Obviamente que este jogo é o Dixit! Dixit é um jogo extremamente elegante, simples e poético criado pelo designer Jean-Louis Roubira. É uma obrigação: se você é fã de boardgames, Dixit deve estar em sua Ludoteca. Sempre vai ver mesa, esteja você jogando com seus amigos, com seus pais ou até com seus filhos.

download

Dixit é um jogo de cartas. Nenhuma carta do jogo possui texto, todas elas possuem apenas imagens que são pura arte do surrealismo, como de um castelo sendo arrastado aos céus preso em um balão, ou imagens de uma mulher tocando um violoncelo, mas esse violoncelo é o próprio corpo da mulher, e até imagens como a de um gato preto sob o luar observando um casal de noivos presos em uma gaiola de passarinho.

IMG_62811

Cada jogador terá seis cartas em sua mão, e em cada rodada um jogador será o narrador. O narrador irá escolher uma de suas cartas, colocar ela na mesa com a face virada para baixo e dar uma pista sobre a carta, que pode ser uma citação a um filme, uma única palavra, um gesto, cantar uma música, qualquer coisa! Então cada um dos outros jogadores irá escolher uma das cartas de sua própria mão que mais se enquadre na descrição do narrador e irá coloca-la sobre a carta do narrador também com a face virada para baixo.

thumb_7368_default_show (1)

Depois de todos os jogadores escolherem suas cartas, o narrador embaralha as cartas, revela todas as cartas jogadas e todos os outros jogadores votam secretamente para tentar adivinhar qual foi a carta jogada pelo narrador. Aqui vem a genialidade do jogo: se todos os jogadores acertarem a carta do narrador, o narrador não marca pontos e todos os outros jogadores marcam pontos; mas se todos os jogadores errarem a carta do narrador, o narrador também não marca pontos e todos os outros jogadores marcam pontos! Então, como narrador, você deve dar uma pista que alguns jogadores consigam acertar, mas não todos, porque assim apenas você e um ou outro jogador irão pontuar. Sua dica não pode nem ser difícil demais e nem fácil de mais. Ganha quem fizer primeiro um determinado número de pontos.

Essa dinâmica criará muitas risadas no grupo, pois você irá entrar na mente de seus amigos: muitas vezes uma dica que é óbvia para você será completamente sem sentido para os outros, e mesmo você explicando o porquê daquela dica, vai ouvir de volta um uníssono “puts”.

dixit-2

Veredito: Dixit é um jogo extremamente divertido, mas não jogue-o querendo ganhar. É um tanto caótica a evolução da pontuação e será difícil jogar competitivamente. Dixit é um jogo onde o que importa é a diversão durante a partida, e não a vitória. É um jogo que recomendo muito para quem quer iniciar crianças no hobbie, mas deve-se maneirar nas dicas, nada de usar aquela referência ao universo expandido de Star Wars! Joguei com minhas sobrinhas – um par de clones de 5 anos – e o jogo foi um sucesso!

Garanto que depois de jogar Dixit, você irá se juntar comigo na canção: “Viver sem sonhar, eu já não consigo imaginar!”

Tags

Jonathan Diego

Programador, colecionador de jogos de tabuleiros, mergulhador, inventor de garagem e oficial do império galáctico. Sou apaixonado por física, astronomia, tecnologia, games e cinema. Desejo um dia criar uma Inteligência Artificial capaz de subjugar a humanidade.
Close