Locke & Key – 1ª Temporada – Fantasia sobrenatural

Para todas as idades

Locke & Key é inspirada em uma série de quadrinhos, escrita por Joe Hill e ilustrada por Gabriel Rodriguez. Depois do assassinato de Rendell Locke (Bill Heck), sua viúva, Nina (Darby Stanchfield) e seus filhos Tyler (Connor Jessup), Kinsey (Emilia Jones) e Bode (Jackson Robert Scott) são obrigados a se mudar para uma cidadezinha pequena e viver em Keyhouse, a casa da família de Rendell.

Enquanto tentam se acostumar com a nova vida, os irmãos descobrem uma série de chaves que podem abrir várias portas – tanto as portas de casa, quanto as da mente – de forma mágica. Logo percebem que tem mais gente interessada nesses artefatos.

Os irmãos Kinsey, Tyler e Bode
Os irmãos Kinsey, Tyler e Bode

Locke & Key – A casa

Boa parte da trama gira em torno de Keyhouse, a casa onde a família vai morar depois da morte do pai. Os filhos, dois adolescentes e uma criança, que estão acostumados a viver na cidade grande, acabam em uma cidade pequena onde todo mundo se conhece e não se sentem em casa em lugar nenhum.

No entanto, as coisas começam a mudar um pouco quando Bode, o irmão mais novo, descobre que a casa tem uma série de chaves que podem abrir qualquer porta. Na primeira tentativa do menino, por exemplo, ele vai parar na sorveteria da cidade. Quando ele avisa os irmãos, eles não levam a sério, até que percebem que as chaves têm outras utilidades. Kinsey, por exemplo, consegue acessar a chave das suas memórias e rever os momentos que ela teve com o pai.

Bode descobre uma série de chaves mágicas
Bode descobre uma série de chaves mágicas

De repente, tudo parece muito fácil para a família. Até eles notarem que há uma criatura capaz de tomar diversas formas atrás das chaves. Além disso, a casa pode ter alguma relação com a morte de Rendell. É verdade que Locke & Key usa de alguns elementos clássicos do terror, como a mudança para uma cidade pequena, a casa que é repleta de segredos, a criança que pode ver tudo com muito mais clareza que os adultos, etc. Mas a série se encaixa muito mais no gênero da fantasia do que no terror e se preocupa em desfazer alguns dos estereótipos do gênero.

Outras questões

Locke & Key também trabalha com outras questões, que passam bem longe da fantasia ou do terror. Nina, a viúva de Rendell, tem um óbvio problema com bebida, que parece ter se acentuado depois da morte do marido; Tyler está claramente perdido, no primeiro dia de aula, ele se interessa por Jackie (Genevieve Kang), que parece a típica patricinha de filme americano, mas não se incomoda em sair com a amiga dela.

Jackson Robert Scott em cena de Locke & Key
Jackson Robert Scott em cena da série

Já Kinsey sente muita falta do pai e não consegue se encaixar muito bem na escola, até que conhece Scot (Petrice Jones), um garoto excluído, mas com quem ela se dá bem. Bode parece ser o único membro da família que ainda tem pique para se divertir, mas todos os membros da família estão aprendendo a lidar com o luto e com a falta que Rendell faz e entender por que o pai foi alvo de um crime tão violento.

A série então, vai desenvolvendo as histórias de cada personagem e mostrando que eles são mais interessantes do que aparentam. Tyler pode parecer um atleta durão, que quer ser popular, mas ele é sensível, cuida dos irmãos e está de fato interessado em Jackie, que por sua vez, não é esnobe, nem metida e é especialista na obra de Jane Austen.

Leia aqui sobre outras séries

Kinsey embora pareça durona e não queira deixar ninguém se aproximar, tem medo de perder as pessoas que ama e se arrepende de não ter feito nada que pudesse ajudar o pai. Locke & Key é interessante porque tem uma série de personagens que já vimos antes, mas que são bem construídos, e com quem é fácil se apegar.

Locke & Key trabalha com elementos sobrenaturais
Locke & Key trabalha com elementos sobrenaturais

Aspectos técnicos de Locke & Key

A série também é obviamente bem produzida. É fácil embarcar na trama de Locke & Key, porque enquanto assistimos nos sentimos dentro da cidadezinha onde a história se passa. Um diferencial para outras obras que trabalham com o sobrenatural e o fantástico é que as locações aqui não são escuras e a fotografia é bem clara. A cidade onde tudo acontece é bonita e com bastante sol. A única coisa que parece ser um pouco mais sinistra é a casa onde tudo se passa.

Nem as cenas que são de terror, assim como a morte de Rendell, são escuras, então não existe aquela sensação de que você está assistindo a uma série de terror, e sim sobre uma família que, em alguns momentos, esbarra em questões sobrenaturais.

Locke & Key aborda personagens de diferentes faixas etárias
A série aborda personagens de diferentes faixas etárias

Os personagens são muito carismáticos e as atuações também funcionam muito bem. Os atores, de maneira geral, conseguem entregar bons trabalhos. Outro aspecto interessante é que ela acompanha personagens de diversas idades, e por isso, pode agradar um público maior. O telespectador acompanha as questões de Nina, o núcleo dos adolescentes e as descobertas de Bode.

Locke & Key é uma série com aspectos do terror e da fantasia, mas que não é assustadora e que pode agradar boa parte do público, apresentando uma trama familiar, com elementos fantásticos.

Locke & Key

Nome Original: Locke & Key
Elenco: Connor Jessup, Jackson Robert Scott, Emilia Jones, Darby Stanchfield, Laysla de Oliveira
Gênero: Aventura, Fantasia
Produtora: IDW Entertainment
Disponível: Netflix

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar