Me Chama de Bruna – 4ª Temporada
A última temporada
Bruna (Maria Bopp) já conseguiu sucesso financeiro e profissional e agora ela, Jessica (Nash Laila) e a filha de Jessica, Talitha, vivem em uma casa grande e confortável e conseguem manter a menina em uma escola de classe média alta.
Mas Bruna quer mais e assina um contrato para ter um programa de televisão e isso faz com que ela comece a atingir ainda mais público, inclusive a jovem Alice (Debora Ozório), que quer ser como Bruna.
Ao mesmo tempo, Bruna se interessa pelo também garoto de programa, Pedro (Ivan Mendes) e se envolve em um romance complicado.
A vida de Bruna
Me Chama de Bruna – 4ª Temporada é sua última, por isso, a atração se concentra em fechar alguns dos seus arcos e de suas tramas abertas. Aqui a vida de Bruna já mudou muito, no começo, Raquel era uma jovem de classe média alta que saiu de casa e passou a trabalhar como garota de programa em um privê usando o nome de Bruna, mas a carreira dela cresceu muito rapidamente, graças a internet.
Nessa temporada Bruna já é uma mulher rica por si própria, é dona de uma casa grande, de um carrão, e consegue sustentar sua amiga Jessica e a filha dela, que é afilhada de Bruna. As três moram juntas e parecem viver em certa harmonia, então Bruna segue trabalhando como garota de programa, mas agora seus clientes são riquíssimos.
Bruna também assina um contrato para apresentar um programa na televisão, onde ela vai falar de sua vida como garota de programa, o que claro, reflete todo o interesse que a verdadeira Bruna Surfistinha recebeu quando surgiu dando notas aos seus clientes no seu blog, no começo dos anos 2000, ainda que a série já tenha se desviado da vida de Raquel Pacheco há um tempo.
A influência
Na quarta temporada já está pré-estabelecido que Bruna se tornou extremamente famosa e é conhecida no Brasil todo, como de fato aconteceu na vida real, o programa traz ainda mais fama para Bruna, mas é claro que isso tem consequências.
Alice é uma menina pobre, que vive com a irmã, Ana (Estrela Straus), na casa do patrão de sua mãe, que já faleceu. Ela tem poucas perspectivas de vida, mas é jovem e bonita e acompanha a vida de Bruna através das redes sociais, onde tudo parece uma maravilha. Alice tem Bruna como ídolo e ela resolve que também vai começar a se prostituir, o problema é que Alice ainda é menor de idade.
O que começa com um nude enviado, logo vira uma chantagem e antes que Alice note, ela está presa em uma espiral de abuso e pedofilia, da qual Bruna toma conhecimento e resolve ajudar. Essa temporada dá bastante destaque a essa trama especificamente, como se quisesse trazer à tona questões que a própria Bruna não quer encarar: ela mesma começou a fazer programas quando era menor de idade, mas claro que agora, como uma mulher adulta, ela percebe que não é razoável que Alice faça o mesmo.
A ideia parece ser refletir sobre qual o legado de Bruna, ainda que a série não adote um tom moralista em relação a essas questões, e se ela tem culpa no que Alice pensa e deseja, e se as postagens dela nas redes sociais podem influenciar outras garotas de maneira negativa. A trama é interessante, mas merecia mais tempo de discussão, o que não acontece, não só porque essa é a última temporada da série, mas também porque boa parte dos episódios estão ocupados em armar toda essa história e se gasta pouco tempo na resolução dela.
Personagens secundários
Além de Bruna, a série tem personagens secundários com tramas muito interessantes e que prendem a atenção. Na quarta temporada, a história de Jessica, que esteve desaparecida por bastante tempo, é retomada, e agora ela, Bruna e Talitha dividem uma casa, mas a convivência entre Bruna e Jessica nem sempre é tranquila.
A mãe de Jessica, Samira (Simone Mazzer) também tem bastante destaque nessa temporada, ela continua na igreja de Zeca (Álamo Facó) e Daiane (Ludmila Cohen), mas não é tão devota quanto faz parecer.
No entanto, a temporada comete um engano: ela simplesmente apaga personagens que foram importantes nas temporadas anteriores e que tinham tramas muito interessantes, como Georgette (Stella Rabello) e Michelle (Wallie Ruy). Isso dá ao telespectador a sensação de que essas personagens ficaram sem final, já que elas terminaram a terceira temporada com um arco aberto.
Aspectos técnicos de Me Chama de Bruna – 4ª Temporada
Em muitos sentidos, essa temporada é bem diferente das anteriores, aqui Bruna parece ter mudado completamente de vida, ela não parece em nada com a Bruna que conhecemos na primeira temporada. A aparência dela mudou bastante, ela está com o cabelo cada vez mais claro, a maquiagem é mais forte e mais bem feita e as roupas dela são mais elegantes e claramente mais caras, a evolução na aparência da personagem combina com a evolução no estilo de vida dela, que agora é uma mulher rica, capaz de sustentar a si mesma, além de Jessica e Talitha.
O cenário também é bem diferente da temporada anterior: boa parte da quarta temporada se passa em uma casa enorme onde Bruna vive. As ações secundárias que se dão em outros lugares, mas ainda soam distantes do contexto que tinha sido estabelecido até agora.
A grande mudança da série é justamente a sua trama, a quarta temporada é a última da série e, por isso, o roteiro busca desfechos para seus personagens e de certa forma, eles estão presentes. Bruna e os outros personagens mais ativos recebem uma finalização, enquanto outros personagens sumiram da trama e outros, como Alice e toda a trama que diz respeito a rede de pedofilia tem uma conclusão um tanto quanto abrupta.
A série também conta com boas atuações, Maria Bopp segue ótima no papel de protagonista, acompanhando as mudanças naturais de Bruna, Nash Laila também se sai bem, mas o grande destaque, no entanto, é Debora Ozório, que está ótima no papel de Alice.
Ainda que tenha um tom um pouco diferente das temporadas anteriores, a quarta temporada não perde sua essência e nem altera a personalidade de sua protagonista de maneira drástica. Talvez a atração precisasse de mais alguns episódios para finalizar melhor algumas de suas tramas, mas Me Chama de Bruna termina na hora certa e entrega uma boa temporada final para quem acompanhou Bruna Surfistinha até agora.