Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden
Um mergulho na tradição
Depois da morte de sua mãe, o pai de Sakamoto Chiyo vende ela e a irmã, e Chiyo acaba trabalhando como criada em uma Okiya, uma casa de gueixas. A menina não gosta do trabalho e percebe que o único jeito de sair de lá é se tornando, ela própria, uma gueixa. Chyio então, consegue começar seu treinamento como gueixa e é assim que nasce Sayuri, uma das maiores gueixas do Japão.
Memórias de uma Gueixa é uma ficção, mas o romance tem aspectos da realidade, um deles é falar sobre como era a vida das gueixas, o treinamento e os costumes.
O autor, Arthur Golden, inclusive entrevistou Mineko Iwasaki, uma gueixa aposentada antes de escrever o livro. Iwasaki concordou em conversar com Golden, desde que seu nome não fosse citado no livro, já que existe uma tradição de silêncio em relação às gueixas e seus clientes, mas Golden acabou citando o nome dela nos agradecimentos, fazendo com que ela recebesse até ameaças de morte e processasse o autor. Mais tarde, a própria Iwasaki escreveu uma autobiografia chamada Geisha, A Life.
Em função disso, o leitor mergulha nesse mundo das gueixas e acompanha o treinamento da protagonista e alguns dos costumes, ainda que eles sejam descritos de maneira romantizada.
A história de Sayuri
Em outro espectro está a história ficcional de Sayuri, a protagonista. Memórias de um Gueixa é um livro de ficção, portanto, por mais que a história seja inspirada em fatos reais, existem muitos elementos romantizados no livro.
Naturalmente que ao longo da leitura não são só os costumes das gueixas que prendem a atenção do leitor, mas também as vidas dos personagens e, especialmente, de Sayuri. Isso se dá porque começamos a acompanhar a protagonista desde criança e vemos as dificuldades que ela passa. O romance é todo narrado em primeira pessoa por ela, o que nos aproxima ainda mais de Sayuri.
Memórias de uma Gueixa não tem só o drama por trás da vida trágica e esforçada de Sayuri, também acompanha o crescimento dela como gueixa e tem uma trama romântica entre ela e Chairman.
Memórias de uma Gueixa na mídia
Essa história ganhou bastante notoriedade justamente por sua adaptação, um filme de 2005, estrelado por Zhang Ziyi.
O longa é bem fiel ao livro e também acompanha a vida de Sayuri, narrada por ela e seguindo sua vida enquanto ela se torna gueixa e sobe na profissão.
Claro que embora Memórias de uma Gueixa seja inspirado na vida de Mineko Iwasaki – que inclusive, admite que Golden romantizou algumas das informações que ela deu -, ele não é um relato real da vida dessa personagem e nem diz ser, já que é um livro ficcional, mas que ainda mergulha no universo das gueixas, que é repleto de segredos e mistérios.