Mentes Malignas
Antologia de curtas
Mentes Malignas é uma antologia de curtas inspirados em lendas urbanas de países diferentes. O filme reúne curtas que se encaixam dentro de temas próximos, como acontece por exemplo com ABC da Morte e Tales of Halloween.
A antologia é composta de oito curtas, que são Cobbler’s Lot, da Hungria, The Sinful Women of Hollfall, da Áustria, A Nocturnal Breath, da Alemanha, Whatever Happened to Panagas the Pagan, da Grécia, The Palace of Horrors, da Índia, The Kindler and the Virgin, da Polônia, Haunted by Al Karis:The Childbirth Djinn, da Turquia e Beware of The Melonheads, dos Estados Unidos.
A ideia por trás da antologia é retratar lendas urbanas ao redor do mundo, com cada diretor apresentando um curta com uma história do seu país. Como é comum em um trabalho que tem várias tramas diferentes, um curta pode ser melhor que o outro, e esse é justamente um dos pontos altos do filme, já que é possível não gostar de um curta, mas gostar do próximo.
Cobbler’s Lot, por exemplo, é um curta extremamente feminino, onde duas meninas descobrem suas sexualidades, enquanto The Sinful Women of Hollfall fala sobre maternidade. Mas ao longo da antologia, vários assuntos são abordados.
Trabalhos diferentes
Os curtas que fazem parte da antologia também são bem diversos nos seus estilos e nas suas técnicas. Como Mentes Malignas tem como intenção abordar lendas urbanas de países diferentes, é claro que os produtos finais também são bem diferentes entre si.
Mentes Malignas não só apresenta uma série de criaturas nas suas histórias, como bruxas, vampiros e até pessoas com cabeças enormes, mas os curtas também provém de universos completamente diferentes.
Todos os curtas pendem ou pelo menos flertam com o gênero do terror, mas alguns são em preto e branco, outros extremamente coloridos, quase psicodélicos, alguns tem aspectos mais cômicos e outros mergulham fundo no drama e no sinistro e, dessa forma, Mentes Malignas nos oferece uma experiência com muitas variedades.
Aspectos técnicos de Mentes Malignas
É difícil avaliar os aspectos técnicos de uma antologia de curtas, uma vez que cada curta tem uma proposta e tem sua própria qualidade técnica, mas de uma maneira geral eles são bem cuidadosos e embora não sejam grandes produções, se saem bem com o que tem.
É natural que um curta seja melhor que o outro, afinal, as tramas são diferentes, a linguagem é diferente, o universo é diferente, os diretores são diferentes e até os países de origem são diferentes. O interessante de filmes como Mentes Malignas é exatamente entrar em contato, em tão pouco tempo, com materiais tão diversos e ter a possibilidade de gostar de um segmento e de outro não, dentro do mesmo filme.
Sem dúvida nenhuma, a ideia por trás de Mentes Malignas é ótima, lendas urbanas são sempre assustadoras e os curtas, de maneira geral, tem um ar de contos de fadas, já que boa parte deles narra lendas antigas e não lendas atuais, e se passam em cidades grandes e cosmopolitas. Por outro lado, não existe nenhum segmento no filme que seja incrivelmente memorável ou que salte aos olhos completamente, alguns são mais interessantes, prendem a atenção e podem entreter o telespectador durante o tempo de duração, mas é tudo bem mediano.
Mentes Malignas tem temas instigantes e até apresenta alguns curtas que se saem bem, mas é, em sua maioria, um filme que não chama a atenção e que raramente será citado quando se fala em filmes de terror.