Nada é Por Acaso
Inspirado no livro de Zíbia Gasparetto
Marina (Giovanna Lancellotti) acaba de retornar de Londres com a sua vida financeira completamente mudada, e enquanto ela investe ainda mais na sua carreira de advogada, Maria Eugênia (Mika Guluzian) se dedica a seu marido (Tiago Luz) e a seu filho de um ano.
Mas as duas mulheres guardam segredos e não imaginam como suas histórias estão interligadas nessa e em outras vidas. Nada é Por Acaso é inspirado no livro de mesmo nome de Zíbia Gasparetto.
A trama
A história de Nada é Por Acaso segue duas mulheres: Marina, que acabou de voltar de uma temporada em Londres, com uma situação financeira bem favorável, e Maria Eugênia, vinda de uma família rica, que tem um bebê de um ano, a quem ela se dedica de corpo e alma. Marina e Maria Eugênia, aparentemente, não se conhecem e são mulheres completamente diferentes. Marina está totalmente focada em sua carreira de advogada e Maria Eugênia está focada em sua família.
Mas as duas mulheres têm segredos com potencial para mudar as suas vidas e o futuro que elas projetam para si mesmas. O retorno de Marina é misterioso e ela não gosta de falar sobre Londres e sobre o que fez lá, mesmo quando Rafael (Rafael Cardoso), um rapaz por quem ela se interessa, lhe faz perguntas. Já Maria Eugênia começa a receber ligações de Pierre (Fernando Alves Pinto), um homem de seu passado que ameaça destruir a vida dela caso ela não lhe dê dinheiro.
Ao mesmo tempo, as duas começam a se interessar cada vez mais pelo lado espiritual e mais especificamente pelo espiritismo, não só Rafael se interessa pelo assunto e estimula Marina a conhecer mais, como também o irmão mais novo dela, Cícero (Guilherme Garcia) tem o dom da psicografia e a aproxima de um centro espírita. Já o filho de Maria Eugênia entra em espécies de transes, que só conseguem ser explicados quando ela o leva ao mesmo centro que Marina passa a frequentar.
Um suspense espírita
Nada é Por Acaso carrega bem no clima de suspense e o mistério referente aos segredos de Marina e Maria Eugênia, e mais tarde de outros personagens, se segura durante boa parte do filme e prende o telespectador, que embora possa supor quais são os tais segredos, não é capaz de adivinhá-los totalmente. Também existe uma forte insinuação de que a história dessas duas mulheres e de seus maridos e namorados estão interligadas, tanto nessa vida, quanto em outras, mas esse também é um mistério que demora a ser revelado.
Nesse aspecto, o filme é diferente do livro, onde o leitor sabe logo no começo qual é o segredo de Marina. A ideia é, é claro, explicar as vidas passadas de Marina através do que ela faz nessa vida, portanto, tem um certo sentido que o segredo seja revelado logo no começo, mas o filme funciona bem da maneira com que foi pensado, já que segura a atenção do telespectador justamente nesses pequenos segredos.
Alguns dos mistérios de Nada é Por Acaso são mais fáceis de prever ou de desvendar do que outros, e alguns deles soam até meio absurdos, quase irrealistas e quebram um pouco a credibilidade da história, mas eles têm um certo sentido na trama e o roteiro consegue trabalhar bem com eles.
Aspectos técnicos de Nada é Por Acaso
Nada é Por Acaso é um filme espírita, mas se diferencia de outros filmes desse gênero porque se preocupa em mostrar outros aspectos de sua trama, e um deles é o suspense, que se faz presente do começo ao fim. Por outro lado, é óbvio que a ideia é divulgar a religião espírita e que o longa utiliza de uma série de mecanismos para tal: ele fala de vidas passadas, mostra centros espíritas e as práticas comuns à religião, fala de outros livros espíritas e usa de toda a teoria da religião na sua trama.
Nada mais natural, já que é inspirado em um livro espírita, no entanto, algumas decisões fazem com que o filme não soe muito orgânico e que alguns momentos fiquem falsos e pareçam até panfletários, como por exemplo, quando os personagens do centro espírita passam vários minutos explicando o que se faz no centro e como se dá o passe. As cenas são tão didáticas que fica claro que a intenção não é explicar para os personagens do filme, mas sim para a audiência. O filme também tem algumas mensagens um pouco moralistas e julga algumas das decisões e dos comportamentos de suas personagens femininas, o que não cai tão bem nos dias de hoje.
Nada é Por Acaso tem uma boa produção, cenários bonitos, figurinos que combinam com seus personagens e percebe-se que existe uma dedicação com a parte técnica do filme, que é muito bem-feita. O elenco também se sai bem, ainda que Mika Guluzian soe um pouco ensaiada demais em algumas cenas.
O roteiro é relativamente simples, mas ele tem algumas boas sacadas, como por exemplo, esconder os segredos da trama o máximo de tempo possível, porque é isso que segura a atenção da audiência e que faz com que esse seja um filme com uma trama e não só um grande panfleto espírita. Quando se pensa em outros filmes desse gênero, esse se sobressai justamente por isso.
Nada é Por Acaso não é um filme ruim, ele funciona, prende a atenção e certamente vai emocionar quem é espírita. Ele também não é especialmente memorável, é um filme comum para quem não segue a religião e para quem busca apenas entretenimento quando vai ao cinema, ainda que mostre uma evolução dentro das produções espíritas. O filme chega aos cinemas no dia 17 de novembro.