Noites de Paris
A vida de uma família
Depois que seu marido a deixa, Elisabeth (Charlotte Gainsbourg) se torna responsável pela casa e pela criação dos dois filhos, Judith (Megan Northam) e Matthias (Quito Rayon Richter). Ela arruma um emprego em uma rádio noturna, onde conhece Talulah (Noée Abita), uma jovem sem família e sem casa.
Elisabeth convida Talulah para morar com ela e os filhos, mas a convivência acaba alterando o cotidiano da família.
A família
Noites de Paris se passa no começo dos anos 1980 e acompanhamos Elisabeth, uma mulher recém divorciada, que precisa cuidar dos dois filhos e que está depressiva, justamente em função do abandono do marido. Ela vive com seus filhos, Judith, uma jovem cheia de contradições com quem a mãe não consegue lidar muito bem, e Matthias, um adolescente que está explorando e descobrindo a vida.
Elisabeth arruma um emprego em um programa de rádio noturno, o que a ajuda a se sentir menos triste e mais independente, e é lá também que ela conhece Talulah, uma jovem que não tem família e nem casa e que Elisabeth acredita estar perdida.
Ela leva Talulah para casa e isso, naturalmente, altera a convivência dentro da família. Judith, inicialmente, não gosta de Talulah, mas com o tempo, elas se tornam amigas, e Matthias acaba se apaixonado por Talulah.
Um retrato do dia a dia
Mas Noites de Paris, na verdade, só retrata o dia a dia de Elisabeth e de sua família, o filme não tem nenhuma grande reviravolta, nenhum plot twit e tem pouca trama.
Muitos anos se passam entre o começo e o fim do filme, mas o que aparece em cena é basicamente a vida de Elisabeth, seu trabalho, seus relacionamentos e alguns vislumbres da vida das pessoas que convivem com ela. A única coisa que movimenta a trama é a chegada de Talulah.
Parece que a ideia do filme é retratar a vida de pessoas comuns e mostrar acontecimentos que não fogem do tradicional, o que é interessante por um lado, afinal, é fácil se reconhecer na vida dessa família, mas por outro lado, acaba deixando o filme um tanto quanto parado, já que pouca coisa acontece.
Aspectos técnicos de Noites de Paris
O roteiro é relativamente simples, acompanha a vida de uma família cuja única mudança é a chegada de Talulah, que afeta cada membro de maneira diferente.
O telespectador sente uma certa afinidade com a família e especialmente com a personagem de Charlotte Gainsbourg, que superou um câncer recentemente e foi abandonada pelo marido, e é isso que segura o filme, já que a trama é bem lenta.
O filme tem, no entanto, boas atuações, Charlotte se sai muito bem e Noée Abita interpreta uma Talulah charmosa e sedutora, que encanta também a audiência. A cidade de Paris também ganha bastante destaque, em vários momentos vemos cenas da localização que nos colocam dentro dessa trama e que mostram como a cidade é importante para a história.
Noites de Paris é um filme que começa bem interessante e que consegue se aprofundar nas relações da família que retrata, mas que acaba se tornando cansativo com o tempo, justamente porque sua trama se desenvolve muito pouco, é como se o filme saísse do nada e não evoluísse para muito mais. Noites de Paris chega aos cinemas no dia 20 de outubro.