O Ensaio

Camadas de constrangimento

Um tempo atrás, eu escrevi dois textos exaltando o trabalho do humorista canadense Nathan Fielder: o primeiro falando do seu programa da Comedy Central, o “Nathan For You“; e outro falando de uma série da HBO que ele atuava como produtor, o “How to with John Wilson“. Em ambos eu abuso de adjetivos elogiosos e me faltam palavras para explicar o que são aqueles shows. A história se repete e o mesmo vai acontecer nesta crítica de “O Ensaio” (The Rehearsal), a nova série do comediante que terminou sua primeira temporada na HBO e já teve uma segunda confirmada.

O ensaio
Nathan: espera aí, que programa é esse?

Synecdoche

Em Synecdoche, New York, filme dirigido e roteirizado por Charlie Kaufman (de Quero ser John Malkovich e um dos meus roteiristas favoritos), um diretor de teatro ganha um belo orçamento para produzir sua próxima peça. Confuso, com a vida em frangalhos, e sem saber direito o que fazer, o tal diretor reúne um grupo de atores em um galpão e começa a fazer uma peça da sua própria vida. Logo, ele cai em uma espiral maluca: ele contrata um ator para interpretar a ele mesmo, mas, sendo um reflexo da sua própria vida, o ator contrata um ator para interpretar o ator que ele estava contratando para interpretar ele mesmo. E o filme segue nisso, ladeira abaixo.

“O Ensaio” segue um pouco dessa premissa, porém, tanto quanto nos shows anteriores de Nathan Fielder, ele coloca pessoas reais para ensaiar diferentes situações com atores e, de acordo com o próprio comediante, imaginar todos os cenários possíveis para, assim, estarem todos preparados quando a cena de verdade vier a ocorrer.

Não, não é fácil explicar e qualquer adendo a esse parágrafo pode estragar a experiência do telespectador.

Nathan tem um problema com mentiras. Ele mente pra caramba.

Cringe

E que experiência: a cada episódio novas camadas vão sendo adicionadas no já complexo formato do programa. As experiências vão ficando mais confusas e elementos de episódios anteriores se sobrepõem gratuitamente, só pelo prazer da piada. Os personagens reais são um achado: meio odiosos, meio fascinantes. E os atores que interpretam os personagens reais mandam tão bem que a cada novo episódio surgiam correntes no Reddit para que eles concorressem ao Emmy.

Tudo isso com um orçamento de HBO, o que significa que a audiência fica constantemente se perguntando a cada episódio “quanto diabos eles gastaram nessa babaquice?”.

O ensaio
E foi legal ter meu próprio bar pago pela HBO.

A série é um misto de sensações. O constrangimento é quase palpável em algumas cenas. O que é um presente para todos os fãs que estavam órfãos de Nathan Fielder desde o fim de “Nathan For You”.

É possível dizer que o humorista fez de novo o que ele faz de melhor: criou algo completamente diferente e inovador. Não existe NADA na TV, ou no streaming, ou no cinema, ou na vida real, que se compare a “O Ensaio“. E a HBO já confirmou a segunda temporada da série, o que é um misto de sensações: quero muito, mas não sei se aguento passar por tudo isso de novo.

Os seis episódios da primeira temporada estão todos disponíveis na HBO Max.

Cinco estrelas. Não recomendo para ninguém.

O Ensaio

Nome Original: The Rehearsal
Elenco: Nathan Fielder, Thomas McNamara, Anna Lamadrid
Gênero: Documentário, Comédia
Produtora: Rise Management
Disponível: HBO
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