O Fantasma de Anya, de Vera Brosgol
Uma fantasia de formação
Annushka Borzakovskaya – Anya – é uma adolescente tímida e sem muitos amigos, que odeia a escola. Ao invés de ir para as aulas, ela passa seu tempo andando por uma floresta perto de sua escola e, um dia, cai em um buraco por ali.
No buraco, ela encontra um esqueleto e logo depois, um fantasma. O fantasma é de uma menina da mesma idade de Anya, chamada Emily, que conta para a protagonista que caiu no buraco e morreu desidratada. Anya logo é resgatada, mas o esqueleto permanece no buraco. O fantasma de Emily, no entanto, segue com Anya.
No começo, Anya gosta da situação, já que Emily passa a ajudá-la na escola. Porém, pouco a pouco, Anya vai mudando de personalidade, quase como se Emily estivesse a possuindo. Anya e Emily então, terão que lutar pelo corpo da protagonista.
O Fantasma de Anya
A protagonista é Annushka Borzakovskaya, uma imigrante russa que vive nos Estados Unidos com sua mãe e seu irmão. Anya é tímida e tem dificuldades para fazer amigos e, por isso odeia a escola. É matando aula que ela cai no buraco e encontra Emily.
Os problemas de Anya antes dela encontrar Emily, no entanto, são problemas comuns aos de qualquer adolescente. Ela se sente deslocada, não tem muitos amigos, não é popular na escola e é sumariamente ignorada por Sean, o garoto que ela gosta. Sua vida só muda, de muitas maneiras diferentes, quando ela conhece Emily.
Depois que Emily começa a segui-la, O Fantasma de Anya deixa de ser uma história sobre uma adolescente comum e se torna uma história fantástica, mas as mudanças também podem ser vistas na vida de Anya que, de repente, tem coragem para conversar com Sean e começa a se dar bem na escola. Mas claro que isso começa a passar do limite quando a personalidade de Anya começa a se tornar a de Emily.
Emily
A segunda personagem importante é Emily, a menina fantasma que passa a acompanhar a protagonista. Quando as duas se conhecem, Emily conta para Anya que sua família toda foi assassinada e que ela caiu no buraco enquanto fugia do assassino, há noventa anos atrás. Emily pede que Anya descubra quem é seu assassino e finalmente liberte seu espírito.
Enquanto isso não acontece, Emily começa a ajudar Anya na escola e, no começo, a adolescente sente que a vida dela melhorou consideravelmente mas, logo, Emily quer muito mais do que viver através da vida de Anya, ela quer viver realmente.
A personalidade de Anya vai mudando aos poucos. Ela muda seus pensamentos, o tipo de roupa que usa e até o seu comportamento, e é nesse momento que Anya percebe que Emily pode ser perigosa.
Quadrinho de formação
O Fantasma de Anya tem uma série de elementos fantásticos, mas é, na sua essência, uma história de formação e, nesse caso, das duas garotas. Anya é uma adolescente que está tentando se encaixar no mundo e Emily é uma adolescente que teve que deixar o mundo há muito tempo atrás.
As duas meninas se apoiam uma na outra enquanto enfrentam a escola, os amigos e as paqueras, mesmo que uma delas esteja viva e a outra morta. O problema é que Anya está vivendo sua adolescência enquanto Emily nunca teve essa chance e, por isso, ela deseja viver esse período através do corpo de Anya.
O Fantasma de Anya, assim como várias obras fantásticas, usa dos elementos fantasiosos da sua trama para falar de coisas comuns e que afetam todo e qualquer adolescente. A técnica funciona justamente porque tanto Anya, quanto Emily, que é um fantasma, são adolescentes e, através delas, inclusive da que não é mais uma pessoa viva, podemos refletir a nossa própria experiência, mesmo que ela faça parte do passado.
Com leitura rápida e ilustrações bonitas, O Fantasma de Anya é uma fantasia que fala sobre a vida real e nos encanta ao mesmo tempo que nos assusta.