Quadrinhos

O Incrível Cabeça de Parafuso

Tive a oportunidade de ler essa coletânea da Editora Nemo numa tacada só, durante aquela viagem de meia hora no metrô. Mike Mignola continua incrível, mestre dos mestres, e aqui encontrou uma folga para ser descompromissado, sem se prender a nada, solto e engraçado como nunca. Ri muito lendo esta HQ, o que prova que o criador de Hellboy, além de genial, também sabe tirar gargalhadas mesmo na bizarria.

O Incrível Cabeça de Parafuso, a primeira história que também dá título a graphic novel, é de uma qualidade ímpar. Nesta trama cheia de elementos steampunks, Mignola brinca com o gênero que o consagrou sem medo de ser feliz e realiza aqui algo que me deu vontade de ler mais, mas como ele próprio avisa, esta HQ foi criada dele para ele, que o mesmo não esperava que alguém gostasse. Assim como o resto da obra, esta também não tem pretensão alguma e eis a grande sacada desta homenagem as aventuras pulp.

mignola_resize copy

A segunda história é bonitinha. Sim, bonitinha. Katie, filhe do autor, que na época tinha 7 anos, foi a responsável pela premissa de O Mágico e a Cobra, que inclusive, tem um desfecho silencioso em Na Capela dos Objetos Estranhos, “amarrando tudo de jeito que não pode ser explicado“, como ele próprio diz.

Abu Gung e o Pé de Feijão está entre minhas histórias prediletas deste álbum, numa versão tenebrosa da já conhecida história de João e o Pé de Feijão, mas com um vendedor de feijões “diferente” e uma formação ainda mais bizarra para o grande pé de feijão. A conclusão é sensacional e aqui compreendi que todas as histórias, ainda que redondas e fechadinhas, se amarram de alguma maneira, como se fossem continuações conceituais uma da outra.

A Bruxa e Sua Alma é curta e tem uma ideia poderosa que poderia render um livro ou uma HQ extensa pretensiosa, mas não é o que o Mignola quer como já sabemos, então ficamos com Hankel e Manx e seus nomes legais, cheios de vontades de querer conhecer mais sobre este mundo.

Por fim, O Prisioneiro de Marte, é Mignola explorando a FC de maneira divertida e nonsense, com ousadias criativas que farão qualquer fã do gênero pirar de alegria. Esta é outra das minhas prediletas, vale muito a pena.

o-incrivel-cabeca-de-parafuso-e-outros-objetos-curiosos-nemo-D_NQ_NP_244011-MLB20448452130_102015-F

Cheia de histórias instigantes, engraçadas e bem boladas, O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos Curiosos ainda traz extras com comentários do autor. Uma HQ do caralho!

Tags
Mostrar Mais

Douglas MCT

Douglas MCT já escreveu para os gibis da "Turma da Mônica", roteirizou o desenho animado "Galera Animal" da TV Globo, participou do enredo do game "Chico Bento" para as redes sociais, é autor dos quadrinhos “Edgar Alan Corvo”, "SUPER" e “Hansel&Gretel”, e dos livros "O Coletor de Almas" e da série "Necrópolis".

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close