O Olho e a Faca, crise entre o oceano e a terra

O filme nacional O Olho e a Faca traz um fragmento da vida de Roberto (Rodrigo Lombardi), um homem que trabalha há anos em uma plataforma de petróleo onde criou fortes amizades. No entanto, ao ser promovido inesperadamente, a estabilidade de suas relações profissionais é abalada, ao mesmo tempo em que ele vive uma grande crise familiar.

Primeiramente, acreditamos que Roberto está rodeado de amigos em seu trabalho. Temos belas cenas do mar, pessoas trabalhando em relativa harmonia e se divertindo nas horas vagas. Porém, rapidamente as coisas saem dos eixos. A memória do acidente de um membro da equipe transtorna Roberto e os colegas. Além disso, o protagonista é promovido, gerando ódio em seu amigo mais próximo, o quase irmão Wagner (Roberto Birindelli).

O Olho e a Faca
Roberto com o filho caçula

O Olho e a Faca

A partir daí, nada mais é o que é. A vida de Beto desmorona de forma que é quase impossível manter a sanidade. Quando visita a família em terra, quase não há momentos de felicidade. O filho mais velho está se tornando um adolescente violento, a mulher só grita e não aprova nada que o marido faz. O caçula é o único que proporciona um pouco de alegria na vida de Roberto. Nem mesmo a amante parece satisfazê-lo (a não ser na cena desnecessária de sexo com Débora Nascimento).

Assim, fica cada vez mais difícil de Roberto e de nós, espectadores, entendermos o que está acontecendo. O Olho e a Faca aborda então as crises existenciais de um petroleiro que, além de causar discórdias e rompimentos, alcança o nível da paranoia e alucinação. Infelizmente, as soluções são clichês, as atuações são um tanto fracas e a trama não convence. Conseguimos perceber a sensação de não pertencimento de Roberto, entretanto, não passa muito disso.

O longa vale pelas participações especiais de Caco Ciocler, Maria Luísa Mendonça, Luís Melo e Ester Góes. Mas devo acrescentar que, mesmo com cenas muito bonitas na plataforma de petróleo, a dublagem não encaixou muito bem e isso acaba incomodando. O Olho e a Faca entra em cartaz dia 27 de junho.

O Olho e a Faca

Nome Original: O Olho e a Faca
Direção: Paulo Sacramento
Elenco: Rodrigo Lombardi, Maria Luisa, Caco Ciocler, Luís Melo
Gênero: Drama
Produtora: Gullane, TC Filmes e Olhos de Cão
Distribuidora: California Filmes
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar