O Professor Substituto, filme francês bem diferente

Em O Professor Substituto, adentramos um colégio onde um professor comete suicídio em plena sala de aula. Alguns dos alunos apresentam um comportamento no mínimo estranho ao não demonstrarem sentimento algum pela morte do educador. Assim, Pierre, o professor substituto de francês, percebendo a atitude deste grupo de seis alunos, decide tentar descobrir qual o segredo por trás disso, indo da curiosidade à obsessão em um intenso thriller que apresenta uma reflexão muito interessante sobre a nossa sociedade contemporânea.

Baseado no livro homônimo de Christophe Dufossé, a trama é um bocado filosófica. Os alunos com quem Pierre deve lidar são de uma turma avançada, separada do restante da escola por sua capacidade mental. Entretanto, Pierre logo se questiona se a apatia é proporcional à quantidade de conhecimento que esses alunos são capazes de reter.

Laurent Lafitteé Pierre em O Professor Substituto
Laurent Lafitte é Pierre

O elenco de O Professor Substituto

O filme foi muito bem recebido pela crítica internacional. O Professor Substituto conta com grandes atuações, incluindo um excelente trabalho do ator Laurent Lafitte (Elle, 2016); uma interpretação impressionante da jovem atriz Luàna Bajrami (Retrato de Uma Jovem Em Chamas, 2019); Pascal Greggory (Piaf, 2007) e Emmanuelle Bercot, vencedora do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2015 por “Meu Rei” (2015). Além disso, podemos reconhecer alguns rostos de filmes franceses recentes, como Grégory Montel e Gringe, ambos presentes em Inocência Roubada.

A trilha sonora original foi composta pela banda francesa Zombie Zombie, que procurou manter as características marcantes de seu trabalho. Portanto, há longos momentos instrumentais gravados com sintetizadores analógicos com acompanhamento de bateria e percussão. Certamente, a imersão no filme é instantânea. A trilha combinou muito e foi bem importante para dar o tom de mistério que a trama pedia. Música eletrônica experimental, meio contemplativa, sabe? Muito louco.

Alunos sinistros
Alunos sinistros

Além da trilha original, também podemos desfrutar de duas músicas de Patti Smith cantadas pela turma em suas aulas de canto e na festa de formatura. As duas performances são igualmente fortes e pesadas. As letras, em inglês, são o total oposto do que uma escola deveria ensinar. São elas “Free Money” e “Pissing in a River”.

Não há futuro para nós

O Professor Substituto é o tipo de filme que quanto menos você souber sobre ele, melhor. Primeiramente, não se deixe levar por seu título sem graça. Já o trailer lhe promete algo como um suspense com alunos estranhos. Até aí, ok. Mas estranhos até que ponto? O que eles sabem que nós não sabemos? O que eles escondem afinal? Por que aquele comportamento atinge tanto Pierre, o professor do título? Em sua busca para entender esses adolescentes, ele mergulha de cabeça, fazendo o público também questionar até onde vai a paranoia ou o niilismo dos dias atuais.

O filme fez parte da programação do Festival Varilux e terá sua estreia em circuito nacional dia 25 de julho. Merece a sessão!

O Professor Substituto

Nome Original: L'heure de la sortie
Direção: Sébastien Marnier
Elenco: Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Luàna Bajrami, Victor Bonnel, Pascal Greggory
Gênero: Crime, Drama, Mistério
Produtora: Avenue B Productions
Distribuidora: Supo Mungam Films
Ano de Lançamento: 2018
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar