O Segredo de Jasper Jones, de Craig Silvey
Um suspense de formação
Charlie Bucktin é um garoto tímido de 13 anos, que vive na pequena e atrasada cidade de Corrigan, na Austrália. Um dia, Jasper Jones, um garoto mais velho que é excluído na cidade, bate na janela de Charlie e pede que o garoto o siga.
Jasper leva Charlie até a floresta, onde o mostra um segredo terrível, que Charlie passa a carregar nas costas depois dessa noite. Ao mesmo tempo, Laura Wishart, a única amiga de Jasper, desaparece sem deixar vestígios. Charlie, então precisa juntar todas as peças desse intricado quebra cabeça.
O Segredo de Jasper Jones – Preconceito
Este é um livro de mistério, mesmo que não seja especialmente pesado e com cenas sanguinolentas, mas que também aborda outros temas. O primeiro e mais importante deles é o preconceito.
Corrigan é retratada como uma cidade retrógrada, que é cheia de pessoas intolerantes. Jasper, por exemplo, é renegado na cidade porque é descendente de aborígenes. Quando Laura desaparece, a cidade inteira tem certeza que Jasper tem alguma culpa nesse sumiço, não só porque ela é amiga dele, mas também porque acham o garoto esquisito e recluso.
Já Jeffrey Lu, o melhor amigo de Charlie, é descendente de vietnamitas e também sofre preconceito. O menino deseja participar do time de críquete, mas nunca é aceito porque o treinador é extremamente racista. Charlie, o protagonista que leva o leitor pela história, parece estar bem mais à frente do resto da sua cidade, afinal, ele é melhor amigo de Jeffrey e aceita guardar o segredo de Jasper, por mais terrível que seja. O romance ainda traz outros temas à tona, como o bullying, o primeiro amor e o crescimento.
Romance de formação
Levando em conta que O Segredo de Jasper Jones é um livro que acompanha os 13 anos de Charlie e, consequentemente, como esse ano pode modificar o garoto, ele também é um romance de formação, embora não seja dos mais tradicionais.
Charlie é um garoto tímido e retraído, com poucos amigos e que só aceita acompanhar Jasper no meio da noite, porque quer ser admirado pelo garoto mais velho. Os dois naturalmente se tornam amigos, mesmo porque é claro que Jasper confia o suficiente em Charlie para lhe confidenciar seu maior segredo. Assim, é com a ajuda de Jasper que Charlie consegue sair de sua concha.
O Segredo de Jasper Jones aborda questões como o primeiro amor, amizades, crescimento e as consequências que vem com ele, como por exemplo, notar que os adultos à sua volta não têm tanto controle da situação assim e que muitas vezes são até perigosos. O livro usa de um mistério para falar sobre o crescimento de Charlie e também é essa situação que molda o caráter do protagonista.
Suspense
Mas o livro também é de suspense. Ele nos apresenta um segredo que é de conhecimento do protagonista e, automaticamente, do leitor, mas que ainda é misterioso e apresenta o sumiço de outra personagem. Como Laura, a menina desaparecida, é a única amiga de Jasper, quando ela desaparece parece natural culpar o garoto, inclusive, essa poderia ser a reação instintiva do próprio leitor, mas como estamos relativamente próximos de Jasper, temos a tendência a inocentá-lo, o que torna o mistério ainda maior.
O livro bebe muito nas fontes de outras tramas de mistério que se passam em cidades pequenas e onde vários segredos vão sendo revelados com o tempo, assim como a série Twin Peaks e o livro A Coisa, de Stephen King. O livro de Craig Silvey é um pouco mais leve que as duas obras citadas, como se fosse uma versão um pouco mais juvenil, mas ele ainda toca em assuntos delicados e que precisam ser discutidos.
Adaptações de O Segredo de Jasper Jones
Embora o livro não tenha feito muito sucesso no Brasil, ele ganhou uma adaptação para o teatro em 2014, na Austrália e fez uma tour nos anos seguintes.
Em 2017, O Segredo de Jasper Jones virou o filme Jasper Jones, dirigido por Rachel Perkins e estrelado por Toni Collette, Levi Miller, Aaron L. McGrath, Hugo Weaving, Angourie Rice e Dan Wyllie.
O Segredo de Jasper Jones mistura temas que são comuns na adolescência como mistérios, desaparecimentos e segredos e se torna um livro que fala com todos, ao mesmo tempo que o deixa o leitor preso nas suas páginas, tentando descobrir qual é o segredo que a cidade de Corrigan esconde.