Operação Overlord, ação e terror, trash ou genérico?

Operação Overlord é produzido por J.J. Abrams, o mesmo produtor da série LOST e da franquia Cloverfield. Na trama temos um grupo de soldados em plena segunda guerra mundial, que descobre inimigos ainda maiores.

Às vésperas do Dia D, paraquedistas americanos são deixados atrás das linhas inimigas na França ocupada por nazistas. Assim, eles devem realizar uma missão crucial para o sucesso da invasão. Mas à medida que se aproximam do alvo, começam a perceber que há mais coisas acontecendo nessa aldeia aterrorizada pelos nazistas. Mais do que uma operação militar.

Iain de Caestecker é Chase e John Magaro é Tibbet no filme Operação Overlord
Iain de Caestecker é Chase e John Magaro é Tibbet no filme Operação Overlord

Operação Overlord

O filme começa meio devagar, com uma cena num avião que demora demais pra chegar ao ápice. Mas quando chega, acredito que toda a sala de cinema prenda a respiração com o soldado que cai na água. Com a tarefa de destruir um transmissor de rádio no topo de uma igreja fortificada, os soldados desesperados unem forças com uma jovem do vilarejo francês para penetrar nas paredes e derrubar a torre.

Mas, depois de descobrirem um laboratório nazista misterioso abaixo da igreja, os soldados em menor número ficam frente a frente com inimigos diferentes de tudo o que o mundo já viu. Eles então se encontram lutando contra forças sobrenaturais, parte de um experimento nazista. Experiências macabras, acidentes laboratoriais, mutações e zumbis, são os componentes principais deste longa.

Mathilde Ollivier é Chloe e Jovan Adepo é Boyce
Mathilde Ollivier é Chloe e Jovan Adepo é Boyce

“Tudo começou com um incrível roteiro escrito por Billy Ray. O que eu mais gostei sobre a proposição foi que ela pegava um filme clássico da Segunda Guerra Mundial e o esmagava, tornando-o um monstruoso filme de terror. Esta é uma mistura muito original. A ideia da coexistência destes dois gêneros dava a impressão de que poderia ser transformada em uma aventura incrivelmente intensa e divertida” – conta J.J. Abrams.

Os personagens

Acho que todo filme de guerra usa uma seleção de personagens de soldados estereotipados, né? Os principais são Boyce (Jovan Adepo) e Ford (Wyatt Russell). Boyce tem um misto de medo e coragem. Ford é truculento e mandão. Temos Tibbet (John Magaro), aquele personagem que acreditamos desde o início que ele irá morrer, pois fala demais e com uma voz irritante. Há também o super malvado Wafner (Pilou Asbaek), um nazista muito, mas muito mau. A única moça presente nessa guerra é Chloe (Mathilde Ollivier) uma jovem forte que sofre com as ações de Wafner. Seu irmão de 8 anos é levado pelos nazistas nojentos e ela usa toda sua coragem para recuperar o garoto. Este é interpretado por Gianny Taufer, um garotinho muito expressivo.

Wyatt Russell é Ford e Pilou Asbaek é Wafner
Wyatt Russell é Ford e Pilou Asbaek é Wafner

Referências em Operação Overlord

Essa ideia de soldados zumbis se assemelha a um jogo oculto que aparece no final de Call of Duty. Quando você termina o jogo, você luta com zumbis nazistas online.

Vale lembrar que o filme O Exército de Frankenstein tem uma premissa muito parecida. Partes de soldados mortos são recolhidas e com isso monta-se um super exército, seguindo as anotações de Victor Frankenstein.

Prepare-se para ver cenas tensas, com ossos quebrando e sangue jorrando. A trilha sonora dá aquela exagerada que enche um pouco o saco, mas aturamos. Operação Overlord traz aquele misto de aterrorizante com divertido. Destaque para a cena criativa da entrada do primeiro explosivo. E claro, para todas as bizarrices que uma história dessas pode nos apresentar.

O filme estreia nos cinemas no dia 8 de novembro, mas haverá pré estreia no Noitão do Belas Artes dia 1.

Operação Overlord

Nome Original: Overlord
Elenco: Wyatt Russell, Mathilde Ollivier, Pilou Asbæk, John Magaro, Iain De Caestecker, Jovan Adepo
Direção: Julius Avery
Gênero: Ação, Horror, Mistério
Produtora: Bad Robot, Paramount Pictures
Distribuidora: Paramount Pictures
Tags

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close