Querido Menino, uma história de luta contra as drogas

Baseado no best seller de David Scheff, a partir das memórias dele e de seu filho, Querido Menino narra a experiência desoladora e inspiradora de uma família que enfrenta o vício das drogas há muitos anos. Com os indicados ao Oscar Timothée Chalamet e Steve Carell, o longa tem a direção de Felix Van Groeningen (Os Infelizes).

A história retrata os esforços da família Sheff pela recuperação do jovem Nic, que se vê mergulhando cada vez mais fundo no mundo das drogas. Ele conta com o amor incondicional de seu pai, David, apesar das repetidas reabilitações, desaparecimentos e promessas quebradas. Querido Menino traz um relato sincero, emocionante e cheio de esperança dessa família, por meio da contínua luta de Nic pela sua vida.

Timothee Chalamet é Nic em Querido Menino
Timothee Chalamet é Nic

Tudo o que um pai pode fazer por seu filho

David não está mais casado com Vicki (Amy Ryan), a mãe de Nic. Entretanto, a família de Nic só aumentou. Quando seu pai se casa com Karen (Maura Tierney), eles têm dois filhos muito amados por Nic, Daisy e Jasper. Aliás, amor é o que não falta entre eles. David e Nic são muito mais próximos do que normalmente são os pais e filhos. Conversam bastante, surfam juntos, viajam e se divertem.

Só que Nic está enfrentando um grande problema de vício em entorpecentes. No começo era algo mais leve. Ele e o pai chegaram até a dividir um baseado (não foi isso que eu quis dizer quando disse que viajavam juntos, mas deu pra entender). Porém, sua mente ansiava por mais e então, quando viu, o garoto já estava utilizando drogas mais pesadas, como metanfetamina.

Família super fofa do filme Querido Menino
Família super fofa

Nic e as drogas

Um garoto que mora super bem, com uma família amorosa, tem todos os recursos possíveis, mas que ainda assim, entra no mundo das drogas. Não tem como não se perguntar “Por quê?”. Querido Menino nos apresenta vários momentos de Nic. Bem pequeno, quando os pais se separaram e ele ficava triste ao ter que viajar de avião sozinho para encontrar a mãe; um pouco maior, quando ele e o pai se divertiam bastante, quando acontece o novo casamento e o nascimento dos irmãozinhos; e a fase atual, com seus 18 anos.

Em todos esses momentos, a pessoa que sempre está ao lado de Nic é David. O pai vai atrás do garoto quando ele some, o resgata na chuva, leva para clínicas de reabilitação, incentiva os estudos, quer sempre dialogar. Mas o garoto entra num universo particular que todo adolescente deve encontrar dentro de si. Não se encaixa, começa a ser até um esteriótipo de revoltado ouvindo rock pesado, etc. Sua válvula de escape é escrever e desenhar. Antes, durante ou depois de se drogar.

Que casting lindo: Kue Lawrence, Jack Dylan Grazer e Timothee Chalamet são todos Nic em Querido Menino
Que casting lindo: Kue Lawrence, Jack Dylan Grazer e Timothee Chalamet são todos Nic

Amenizar a idiotice da realidade?

É incrível como uma obra cinematográfica é capaz de romantizar o pico das drogas, né? Principalmente através da trilha sonora. As músicas de Querido Menino são muito bonitas. Digo que através da trilha tudo fica mais fluido e chega até a ser bonito, porque na verdade, as imagens na tela não o são. Afinal, um garoto completamente chapado de heroína ou metanfetamina é um retrato abominável. Porém, o audiovisual tem essa capacidade de nos transportar pelos sentimentos daqueles que os interpretam.

Timothée Chalamet esteve na corrida pelo Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. O rapazinho de 23 anos mandou bem no papel. Ele teve que perder aproximadamente 11 quilos para viver o papel de Nic. Não levou o prêmio, mas sua atuação merece ser conferida. Assim como a de Steve Carell, que está encantador como sempre. Os meninos escalados para viver Nic Sheff com outras idades também fizeram bonito na tela. A semelhança é incrível, principalmente a de Jack Dylan (o querido Eddie do filme It: A Coisa).

Nic e as drogas em Querido Menino
Nic e as drogas

Completam o elenco Maura Tierney, como a atual esposa de David, uma artista contida que se preocupa muito com Nic e ajuda sempre que pode; e Amy Ryan como a mãe de Nic. Aqui devo ressaltar uma certa estranheza. Convenhamos, Steve Carell e Amy Ryan juntos, porém separados? Pra mim eles sempre serão Michael Scott e Holly Flax, um dos maravilhosos casais da maravilhosa série The Office. Vai ver o diretor também é fã da série.

Curiosidades de Querido Menino

O título do filme (e do livro em que é baseado) vem da canção de John Lennon “Beautiful Boy (Darling Boy)”. David Sheff entrevistou John Lennon e Yoko Ono nos meses que antecederam o lançamento de seu álbum, “Double Fantasy” em 1980. John Lennon foi assassinado três semanas após seu lançamento, em 8 de dezembro de 1980. No filme podemos conferir uma cena muito bonita onde o pai canta a bela canção para o filho. A canção foi escrita originalmente para Sean Lennon, o filho de John e Yoko.

Nic e sua mãe no filme Querido Menino
Nic e sua mãe

Querido Menino na verdade é uma combinação do livro de David com o livro do próprio Nic, Tweak (Cristal na Veia). Nic Sheff ficou bêbado pela primeira vez aos onze anos. Nos anos que se seguiram, ele regularmente usava maconha, cocaína e ecstasy, e desenvolvia o vício em cristais e heroína. Mesmo assim, ele sentia que seria capaz de desistir e retomar sua vida sempre que precisasse. Foi preciso uma violenta recaída em um verão na Califórnia para convencê-lo do contrário.

Leia aqui sobre o filme O Peso do Passado, com Nicole Kidman

Assim, vemos Nic mergulhar nas profundezas físicas e mentais da dependência de drogas. Assistimos a uma pessoa em conflito com seu passado, sua família, suas substâncias e consigo mesmo. É um retrato angustiante, mas não sem esperança.

Nas palavras de David: “Antes de Nic se tornar viciado em metanfetamina, ele era um garoto encantador, alegre e engraçado, um atleta do time do colégio e um estudante de honra adorado por seus dois irmãos mais novos. Depois da metanfetamina, ele era um fantasma trêmulo que mentia, roubava e vivia nas ruas.” Sua preocupação com Nic tornou-se um vício em si mesmo. Mas como jornalista, ele instintivamente pesquisou todos os tratamentos que pudessem salvar seu filho. E ele se recusou a desistir de Nic. O resultado vocês podem conferir a partir de 21 de fevereiro nos cinemas (ou lendo os livros, claro).

Querido Menino

Nome Original: Beautiful Boy
Direção: Felix van Groeningen
Elenco: Steve Carell, Maura Tierney, Jack Dylan Grazer, Timothée Chalamet, Amy Ryan
Gênero: Biografia, Drama
Produtora: Amazon Studios
Distribuidora: Diamond Films

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar