Especial: Dia Mundial do Rock e Cultura Pop

Hoje é dia 13 de Junho, dia mundial do Rock. Para uns, um dia comum, para outros, uma data pra ser alegremente comemorada. Para honrar esta data, preparamos uma pequena seleção desta fusão de Rock e Nerdices. A gama de material sobre esse assunto é realmente extensa, então, caso você ache que está faltando algum titulo, por favor, adicione-o nos comentários.


Quanto Mais Idiotas Melhor (Wayne’s World) – 1992

Se você quer dar boas risadas e curtir a nata no Classic Rock dos anos 70 – 80 – Quanto Mais Idiotas Melhor é uma excelente opção.

O filme traz uma das atuações mais hilárias de Mike Myers e Dana Carvey, nos papeis de Wayne e Garth, respectivamente. Ambientado nos Estados Unidos dos anos 80, o longa conta a história de dois amigos amantes de Hard Rock e Heavy Metal, que possuem um canal independente intitulado Wayne’s World, que de tão divertido acaba por chamar a tenção de uma grande produtora, a qual decide levar o programa do cenário underground para o mainstream do show business, mostrando de forma cômica como os tubarões das grandes produtoras desintegram a graça e a criatividade dos seus programas, além de fazer uma das melhores críticas à cultura de consumismo pregada pela publicidade na TV.

Na trilha sonora você confere:  Bohemian Rhapsody – Queen; Hot and Bothered – Cinderella;  Foxy Lady – The Jimi Hendrix Experience; Loving Your Lovin’ – Eric Clapton; Why You Wanna Break My Heart – Tia Carrere - e muitos outros.

Escola de Rock (School of Rock) – 2003

Quem diria que um filme despretensioso para a época seria objeto de culto ainda nos dias de hoje.

Jack Black é um roqueiro frustrado que comanda uma trupe de pequenos talentos de uma escola primária sob o disfarce de professor substituto. Aos descobrir que os pequenos são exímios músicos, o picareta inicia o seu “projeto escolar” para ganhar uma competição de bandas e utiliza as habilidades da sua sala de aula para montar a sua banda.

O filme traz muitas, mas muuuitas referências aos diversos estilos de rock; desde Stivie Nicks até White Stripes. Para quem ainda não viu, a primeira vista pode parecer meio infantil e bobo, o que é bem inteligível devido ao formato clichê que o filme tem, mas não deixa de ser um prato cheio de inocência e bom gosto musical.

Escola de Rock conta com a seguinte trilha sonora: "Substitute" - The Who; "Touch Me" - The Doors ; "Edge of Seventeen" - Stevie Nicks ; "Growing On Me" - The Darkness - dentre outros.

Detroit- A Cidade do Rock (Detroit – The Rock City) – 1999

O que você faria para conhecer a sua banda favorita ?

Talvez o maior acerto cinematográfico do diretor Adam Rifkin; o que não é muito difícil já que o diretor não é lá detentor de um repertório muito admirável, mas, felizmente, Deitrot- A Cidade do Rock faz jus àquela boa e velha exceção à regra.

O filme traz à tona aquela sensação adolescente nostálgica de um fã de rock em busca de diversão e aventuras com os amigos em uma época em que as coisas eram infinitamente mais simples quando se tem 16 anos.

O enredo gira em torno de quatro amigos, fãs da banda Kiss, que se metem diversas confusões em busca de quatro ingressos para conferir o show do quarteto de Gene Simons que ocorrerá na cidade de Detroit. No desenrolar da trama, cada personagem enfrenta a sua batalha individual para conseguir os tickets, enfrentando desde conflitos emocionais e de identidade até lutas por um boneco de borracha.

Em Detroit- A Cidade do Rock você confere: "The Boys Are Back in Town" - Thin Lizzy; "Shout It Out Loud" - Kiss; "Runnin' With The Devil" - Van Halen; Iron Man" - Black Sabbath; "Detroit Rock City" - Kiss.

Se tivesse um top 10 de melhor trilha sonora, esse filme entraria fácil na lista…


O Sonho não Acabou –  (The Wonders) – 1996

Quem acha The Wonders melhor do que Beatles deixe seu comentário no fim deste post ! Ok, brinquei com fogo agora, mas convenhamos, The Wonders chega a ser tão empolgante quanto o quarteto de Liverpool. E eles nem ao menos existem.

O ritmo animado e a letra bem composta de That Thing You Do nos faz realmente crer que essa banda já existiu em algum momento da história musical. Se você não sabe do que estou falando, escute a faixa no vídeo abaixo. Muito provavelmente será aquela música que você já ouviu em algum lugar, e até canta às vezes, mas não sabe de onde veio. De nada !

O filme conta a história de uma banda, primeiramente conhecida como Oneders, em busca da tão sonhada parada de sucessos americanos, mas com um som meloso e nada cativante. Um acidente com o até então baterista do grupo faz com que os integrantes se apressem em encontrar um substituto, pois a data do baile da escola onde irão se apresentar está bem próxima; é desta necessidade que surge o convite para um velho amigo da banda, amante de blues e exímio baterista Guy Patterson.

Vendo o chorume que é a música da banda, Guy implementa uma batida rápida e contagiante, mudando completamente a composição e chamando a atenção de um grande empresário do ramo.

É um filme que vale muito a pena conferir.


The Legend Of Black Heaven – 1999

Não são raros os animes que nos trazem à uma reflexão profunda sobre a vida e ao mesmo tempo nos empolga e deixa aquela sensação de saudade depois que termina. Legend of Black Heaven cumpre essa missão maestralmente.

A banda japonesa de Hard Rock – Black Heaven ganha os holofotes no seu age em pleno os anos 80, passando, posteriormente, à decadência pós ressaca do sucesso. Tanaka Oji, ex-vocalista da banda, agora, na casa do 30 e poucos, Tanaka não passa de um simples pai de família assalariado comum, com uma vida triste e sem graça, assim como os seus ex companheiros de banda.

Em um dia tedioso como qualquer outro, Tanaka recebe a visita de Layla, uma combatente do espaço que releva ao homem que o som produzido pela sua guitarra há tempos atrás servia de combustível para acionar uma poderosa arma capaz de dizimar os inimigos, e que novamente as suas habilidades musicais serão requisitadas para vencê-los novamente.

O anime traz uma reflexão sobre a rotina da vida do homem moderno em comparação aos tempos de jovialidade e vigor, onde tudo acontecia de forma intensa chegando ao nível de um pseudo nirvana. Nos faz pensar também que nunca devemos deixar de lado aquilo que nos faz sentir autênticos e jovens de novo e que o sentimento também uma poderosa fonte de energia para vencer as mais duras batalhas, mesmo que intergaláticas.

Beck – 1999

Outro anime de temática musical contagiante e que remete à nostalgia aos espectadores mais velhos é Beck. Este anime conta a história de Koyuki, um jovem de 14 anos, tímido e nada popular que se encontra na música após ganhar uma guitarra de Ryuusuke, um talentoso guitarrista japonês que viveu por um bom tempo em Nova York e teve seus momentos de fama por lá, retornando fugido para o Japão após roubar uma guitarra, a qual chamam de Lucille (qualquer semelhança ao nome da guitarra de B.B King é mera coincidência…ou não) e um cachorro pouco comum chamado Beck, o qual, futuramente, batizará a banda.

Munido da sua guitarra, Koyuki passa então para uma jornada para aprender a tocar o instrumento, o que traz ao expectador, que hoje toca algum instrumento musical, aquela identificação com a dificuldade inicial que envolve aprender as técnicas de um instrumento.

Enquanto aprende a dominar a guitarra, Koyuki e Ryuuke convidam outros amigos para formarem uma banda, a qual chamam de Beck e iniciam a a caminhada árdua rumo ao sucesso.

A palavra que define este anime é “apaixonante”, não totalmente no sentido romântico da palavra, mas sim pela sensação de nostalgia que causa ao expectador de mais idade e também pela identificação do expectador mais jovem que esteja engajado no empreendimento de ter uma banda de sucesso.

Com composições originais de extrema qualidade, Beck é sem dúvida uma excelente opção de anime para passar horas e horas assistindo e mais horas e horas reassistindo.

Rock’n Roll Racing -1993

É impossível falar de conteúdo nerd com temática de rock sem mencionar Rock’n Roll Racing. E nós não teríamos a ousadia de cometer essa heresia.

Um dos título mais aclamados da Blizzard para Nintendo e Sega dos anos 90 conta com jogabilidade um tanto quanto complexa para um jogo de corrida e com uma trilha sonora digna dos deuses nórdicos. A sua trilha sonora misturada à verdadeiras batalhas campais em busca da primeira colocação realmente valorizam muito a imersão do jogador ao jogo. Let The Carnage Begin !!!

A eletrizante disputa conta com uma trilha sonora de peso: Henry Mancini - Peter Gunn; Black Sabbath - Paranoid; Steppenwolf - Born To Be Wild; George Thorogood and the Destroyers - Bad to the Bone; Deep Purple - Highway Star; Golden Earring - Radar Love (versão para Mega Drive).

Canario Negro 

 Black_Canary_0003E no mundo dos quadrinhos não pode faltar um herói que manda muito no rock,  no caso uma heroína. Todos sabemos bem que a Canário Negro é famosa pelas meias arrastão, por ser a heroína que chuta bundas, pela principal arma de combate ao crime ser o grito super sônico e também por tem uma banda… isso mesmo, nossa diva da DC Comics, além de combater o crime manda muito no vocal. Aproveitando deste quesito surpreendente a equipe de marketing resolveu lançar um album com as músicas da nossa passarinha favorita. Se você esteve atento ao título da DC “You”, da Canário Negro, escrito por Brenden Fletcher e com desenhos de Annie Wu, provavelmente deve ter se perguntado como seriam as músicas da banda ficcional liderada pela heroína, caso fossem lançadas no mundo real. Agora, a DC trouxe à vida um álbum contendo três músicas.
Na realidade, a DC solicitou que a vocalista da banda Caveboy, Michelle Bensimon, e o produtor Joseph Donovan criassem um EP com três faixas, sobre a fachada da Canário Negro.
Confira as canções na playlist clicando aqui

Rock Star – 2001 

Se a vontade de ter os Wonders no mundo real, o mesmo vale para o Steel Dragon.

Rock Star é uma comédia/drama sobre Cris, um talentoso vocalista de uma banda tributo ao grupo Steel Dragon, a qual copia religiosamente a personalidade de Bobby, vocalista oficial da banda.

O talento de musical de Cris é tamanho que acaba sendo convidado a se juntar ao grupo após a Bobby deixar o grupo, fazendo com que o até então fã viva a realidade de um verdadeiro rock star. Cris, agora conhecido como Izzy, recebendo uma dose cavalar de “estrelismo” regado à orgias, destruição de quartos do hotel e loucuras, passa a ter problemas para conciliar a sua vida de astro do rock com a sua vida pessoal, fazendo com que ele tenha que decidir sobre a sua verdadeira identidade.

O sucesso da banda “Stand up and Shout” faz com que o expectador realmente queira ir à um show do Steel Dragon; a composição é de uma qualidade exorbitante; também pudera, foi escrita por ninguém menos do que Sammy Hagar, ex vocalista do Van Halen.

A fenomenal seleção que compõe a película conta com um respeitável setlist de hard rock:  Motley Crue: "Wild Side"; Bon Jovi: "Livin' On A Prayer"; Ted Nugent: "Stranglehold";Kiss: "Lick It Up"; INXS: "Devil Inside"; Verve Pipe: "Colorful"; Trevor Rabin: "Gotta Have It"; Everclear: "Rock Star".

Além das músicas das músicas do Steel Dragon compostas para o filme: Livin’ The Life; We All Die Young; Blood Pollution; Stand Up and Shout; Wasted Generation.


Esse tema dá muito, mas muuuito pano para a manga e, para não deixar este post desnecessariamente grande, deixaremos listado abaixo mais alguns títulos da cultura pop que tem o rock como plano de fundo:

Filmes

Heavy Metal – Universo em Fantasia – 1981

The Doors – O Filme – 1991

Backbeat – Os Cinco Rapazes de Liverpool – 1994

Beavis & Butt-head Conquistam a América – 1996

Quase Famosos – 2000

Tenacious D- Uma Dupla Infernal – 2006

The Runnaways – Garotas do Rock – 2010

Jimi – Tudo a Meu Favor – 2010

CBGB – O Berço do Punk Rock – 2013

Seriados

Supernatural – 2005

Vinyl -2016

Animes

Detroit Metal City – 2008

Macross Frontier – 2008

K-ON – 2008

Bakumatsu Rock – 2014

O Vitamina Nerd deseja que você aproveite esse dia com os seus amigos e familiares; seja em casa, no seu rock bar preferido, com o seu Moto Grupo ou fazendo aquele barulho no estúdio. O importante é que hoje a sonzeira coma solta.

So, LET’S ROCK, BABY !!!

Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar