Rua Guaicurus

Para além do prostíbulo

Localizada em Belo Horizonte, a Rua Guaicurus é uma das maiores zonas de prostituição do Brasil, lá funcionam mais de 25 hotéis com mais de três mil mulheres que trabalham como prostitutas. Esse documentário acompanha algumas mulheres que vivem e trabalham no local.

Rua Guaicurus é um documentário que acompanha algumas garotas de programa que trabalham e vivem na Rua Guaicurus. O longa se preocupa em mostrar não só o trabalho delas e as relações com os clientes, mas também as relações que se desenrolam entre elas e os desejos, sonhos e pensamentos dessas mulheres.

O longa Rua Guaicurus acompanha um grupo de prostitutas de Belo Horizonte
O longa acompanha um grupo de prostitutas de Belo Horizonte

O filme tem mulheres mais velhas e mais novas, que trabalham como prostitutas porque precisam sustentar a si mesmas ou seus filhos, ou até casos de mulheres que saíram de casa porque não se davam bem com a família, e não tinham outra alternativa.

O longa passa bastante tempo retratando a história de uma novata que ainda está aprendendo sobre o ofício e é interessante o apoio e os conselhos que ela recebe das outras mulheres que já trabalham como prostitutas. Aliás, o filme ganha bastante com as interações entre as personagens.

Elas não só se apoiam, como também conversam sobre uma série de assuntos distintos, desde o trabalho delas, até maternidade, violência contra a mulher – da qual as prostitutas são vítimas constantes -, machismo, prazer feminino e as suas relações familiares e amorosas.

O documentário não é nada tradicional
O documentário não é nada tradicional

Um híbrido

Rua Guaicurus também é um filme híbrido, porque ele é um documentário que retrata pessoas reais, mas ao mesmo tempo tem alguns atores no elenco e algumas cenas encenadas. Isso porque boa parte dos clientes que apareceram durante as filmagens não queriam ser filmados, então o diretor João Borges resolveu filmar essas cenas com atores e de maneira encenada.

A mudança das cenas “reais” para as cenas encenadas é notada, mas o roteiro faz sentido e essa mudança não salta aos olhos. Os dois momentos se conversam e dão essa visão ainda mais abrangente e mais real da história dessas mulheres.

É interessante que Rua Guaicurus não se contente em mostrar só os depoimentos dessas mulheres, que aliás, não se dão de maneira tradicional, mas queira também registrar suas experiências de maneira gráfica.

A trama de Rua Guaicurus vai além da profissão das personagens
A trama vai além da profissão das personagens

Aspectos técnicos de Rua Guaicurus

Rua Guaicurus é um filme relativamente inovador, um dos motivos é a maneira com que ele retrata essas personagens. O longa é um documentário, mas não é nada clássico, os depoimentos são dados através de conversas que essas mulheres têm entre si e muitas vezes com elas mesmas, parecendo, portanto, bem natural. As cenas das prostitutas com os seus clientes são encenadas, mas isso também é feito de maneira natural, o que deixa o telespectador se perguntando se aquilo é real ou não.

É óbvio que o filme também tem cenas de sexo bem explicitas, mas que também são realistas. Como o doc retrata mulheres reais, elas também têm corpos reais, que nem sempre estão dentro do padrão de beleza, o que também é ótimo.

Os personagemn fazem reflexões importantes
Os personagens fazem reflexões importantes

Mais do que tudo isso, Rua Guaicurus retrata a vida dessas mulheres nos seus maiores e menores detalhes e fala de uma série de assuntos importantes, mostrando também as violências que elas sofrem, a dificuldade do trabalho e o perigo constante aos quais elas são expostas, e faz tudo isso sem sexualizar essas personagens, já que mostra a vida delas fora do trabalho.

Rua Guaicurus se destaca como um filme realista e comovente, que investiga de maneira realista a vida de suas personagens. O filme chega aos cinemas no dia 14 de julho.

Rua Guaicurus

Nome Original: Rua Guaicurus
Direção: João Borges
Elenco: Ariadina Paulino, Carlos Francisco, Elizabeth Miguel, Shirley Santos
Gênero: Documentário
Produtora: Yara Filmes
Distribuidora: Embaúba Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar