Segredos de Guerra

Inspirado em uma história real

O soldado Sergey (Tom Prior) vive em uma base militar na União Soviética quando conhece o piloto de caça Roman (Oleg Zagordnii) e os dois se apaixonam. O romance entre eles precisa ficar escondido e Sergey nota que Luisa (Diana Pozharskaya), que antes estava interessada nele, começa a prestar mais atenção em Roman.

Embora Sergey se distancie do exército, o amor dele por Roman continua o mesmo e os dois voltam a se encontrar em uma situação bem diferente, alguns anos depois.

Segredos de Guerra é inspirado em uma história real.

O filme acompanha o relacionamento entre dois militares na União Soviética
O filme acompanha o relacionamento entre dois militares na União Soviética

Um triângulo amoroso que se conecta

É importante ter em mente que Segredos de Guerra é inspirado em uma história que de fato aconteceu e que, portanto, deve ter uma certa relação com a realidade. O filme parte de uma boa ideia e a inspiração na realidade faz parte disso.

Outra questão importante e que é diferente é a contextualização, o filme acompanha dois militares da União Soviética que se apaixonam dentro de uma base militar, mas que tem de manter a relação escondida. Não existem muitos questionamentos deles próprios em relação às suas sexualidades, como se tanto Sergey, quanto Roman já soubessem suas orientações sexuais antes da relação começar, o que é interessante, já que existe uma série de filmes com personagens LGBTQIA+ se descobrindo e questionando suas sexualidades, e esses filmes são importantes, mas também é importante mostrar pontos de vista diferentes.

Um grande chamariz de Segredos de Guerra é o triângulo amoroso entre seus três personagens principais, que se conecta em todas as suas pontas. Sergey e Luisa se conhecem na base militar onde os dois estão servindo, ela mostra interesse nele, mas ele, embora perceba, não toma nenhuma atitude. Mais tarde, ele conhece Roman, por quem ele se interessa, o piloto de caça toma uma atitude primeiro, deixando claro que ele também está interessado em Sergey. Então, Luisa começa a se interessar por Roman, e essa relação a três se conecta de todas as maneiras possíveis.

Segredos de Guerra é inspirado em uma história real
Segredos de Guerra é inspirado em uma história real

Um roteiro repetitivo

Ainda que tenha elementos diferenciados, como o contexto em que se passa e o triângulo amoroso, o filme tem um roteiro muito parecido com vários outros filmes LGBTQIA+ lançados anteriormente. Isso porque o que vemos aqui é um romance proibido, cheio de desejo, mas também cheio de angústia.

Em função disso, é fácil prever alguns dos acontecimentos e até algumas das reações dos personagens. Sergey é mais aberto e consegue mostrar seus sentimentos de maneira mais clara, ele também não liga tanto assim para a carreira militar, então é muito fácil perceber que vai ser ele que vai seguir acreditando na relação, enquanto Roman é mais sério, pensa muito na sua carreira e tem muito mais a perder, portanto, a plateia logo entende que ele vai fazer de tudo para não assumir a relação com Sergey, ainda que esteja apaixonado pelo soldado e queira ficar com ele.

Segredos de Guerra não é um filme ruim, e claro, tem que se levar em conta o fato dele narrar uma história real e de se fazer necessária uma contextualização de acordo com isso, mas ele também não tem muito a acrescentar, já que a história não é tão diferente assim do que já vimos muitas vezes.

No entanto, o roteiro é pouco criativo
No entanto, o roteiro é pouco criativo

Aspectos técnicos de Segredos de Guerra

A produção é grande e tem uma boa qualidade técnica. A contextualização histórica é excelente, e nos vemos divididos entre o universo austero e violento dos militares, onde todos estão sempre fardados, e o mundo fora da base, que é repleto de cores. O longa se passa nos anos 1970, então, as roupas são especialmente exuberantes. Sergey, que se torna ator depois que sai do exército, usa roupas mais coloridas e mais modernas, enquanto Roman, quando não está de farda, usa roupas escuras e mais sérias.

O elenco se sai bem, passamos boa parte do tempo acompanhando Sergey, então é natural que a audiência sinta uma simpatia por ele. Não existe nenhuma atuação que seja incrível e que chame a atenção especialmente, no entanto, os atores se completam e conseguem transmitir a história.

Deve se destacar a importância de contar a história real de Sergey Fetisov, mas o roteiro não é especialmente criativo e não tem muito a acrescentar ao cinema LGBTQIA+. Por outro lado, o longa tem seus momentos e pode entreter e emocionar. Segredos de Guerra não é um filme inesquecível, mas é um bom filme, que entrega o que promete, mesmo que não extrapole as expectativas. O filme estreia no dia 5 de janeiro.

Segredos de Guerra

Nome Original: Firebird
Direção: Peeter Rebane
Elenco: Tom Prior, Oleg Zagorodnii, Diana Pozharskaya, Nicholas Woodeson, Jake Henderson
Gênero: Drama, Romance
Produtora: Factory
Distribuidora: Synapse Distribution
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar