Sierra Burgess é uma Loser, comédia original Netflix pra quem tem saudade da Barb

Sierra Burgess (Shannon Purser, a Barb de Stranger Things) é uma adolescente inteligente e divertida, mas que está completamente fora dos padrões e por isso, sofre bullying com frequência. Nada disso parece incomodar Sierra, que anda pelos corredores sem dar ouvidos aos insultos que Veronica (Kristine Frøseth) e suas amigas soltam em sua direção.

Um dia, em mais um ato de crueldade, Veronica passa o telefone de Sierra para Jamey (Noah Centineo, de Para Todos os Garotos que Já Amei) como se fosse o dela e o garoto começa a mandar mensagens. Sierra começa a responder, até que percebe que ele estava, na verdade, querendo conversar com Veronica. Sierra, então, propõe a Veronica que ela a ajude mandando fotos e comparecendo aos encontros, em troca de aulas particulares para que Veronica possa impressionar seu namorado mais velho.

Sierra Burgess é uma Loser é a mais recente produção original da Netflix, que vem apostando muito em comédias românticas (o serviço já produziu A Barraca do Beijo, Alex Strangelove e Para Todos os Garotos que Já Amei), e a trama não é muito diferente dos filmes do gênero, o diferencial é que o filme tem uma protagonista gorda.

Shannon Purser como Sierra

A trama de Sierra Burgess é uma Loser funciona quase como uma releitura de Cyrano de Bergerac, onde um homem que não se encaixa nos padrões escreve poemas, mas pede que outro homem os leia para a sua amada. O longa da Netflix, por sua vez, traz tudo isso para o mundo moderno, onde Sierra troca mensagens e eventualmente fala no telefone com Jamey, mas ele vê a imagem de Veronica.

O filme apresenta vários clichês do gênero, que a princípio podem não agradar, mas que vão sendo quebrados ao longo da história, como por exemplo, a ideia de que Sierra, que não é “bonita” (dentro dos padrões de beleza vigentes, claro) é inteligente e Veronica, que é bonita, não é.

Sierra Burgess é uma Loser nos apresenta uma personagem gorda, que é segura de si, não se incomodando com o bullying que sofre na escola, ela consegue reconhecer seu valor, inclusive é ela que faz contato com Veronica propondo o acordo que vai beneficiar as duas. Os únicos momentos em que ela demonstra insegurança, são quando ela precisa ser vista por Jamey. Já Veronica, a garota popular, que nos clichês dos filmes adolescentes tem a auto estima tão alta que chega a se tornar prepotente, vai se revelando uma menina que mora em uma casa com uma família desestruturada, tem uma mãe que exige que ela se mantenha magra, já que considera que esse é o único atributo da filha, e duas irmãs mais novas que a chamam de burra o tempo todo. É mais que natural que Veronica tenha que fazer a vida de Sierra um inferno, já que a sua própria vida em casa não é muito melhor.

Noah Centineo em cena do filme

Também é comum em comédias românticas, que a protagonista “esquisita” (que geralmente é uma atriz magra e bonita, que só está de óculos e cabelo preso) passe por uma transformação que a torna “bonita” e “desejável” pelo rapaz popular. Isso não acontece em Sierra Burgess é uma Loser. Sierra não muda nem um pouquinho sua aparência durante o filme, nem seu estilo de se vestir (vai, ela faz as sobrancelhas em certo momento do filme), o que é ótimo, porque mostra para o público que você não precisa mudar para que alguém goste de você. Mais importante que isso, Sierra Burgess é uma Loser fala exatamente o contrário do que milhões de revistas, livros e filmes, que colocam a imagem da menina gorda apenas como piada, vem dizendo durante todos esses anos: que as meninas gordas também são bonitas e também podem ser amadas.

A maneira com que o filme desenvolve a relação de Sierra e Veronica também é interessante, uma vez que em qualquer outra comédia romântica, a menina esquisita e a menina popular seriam inimigas. No longa, as duas que no começo se odeiam, vão se aproximando, a ponto de se compreenderem e se tornarem amigas.

Os personagens do filme também são bem reais, ninguém é completamente bom ou completamente ruim. Veronica que no começo é uma Mean Girl, acaba se tornando uma boa amiga para Sierra e o contrário também acontece.

Sierra e Veronica

É impossível não simpatizar com Sierra, especialmente porque ela é interpretada por Shannon Purser, que é carismática e já tinha chamado a atenção do público em Stranger Things. Não poderia ter uma escolha melhor para interpretar a protagonista, uma vez que Purser é uma das poucas atrizes que não estão dentro dos padrões a fazerem personagens que ultrapassam o universo da piada. Já o mocinho do filme, Noah Centineo parece perfeito para fazer as adolescentes se apaixonarem e assim torcerem pelo casal.

Claro que o romance entre Sierra e Jamey também é bonitinho e vai fazer a plateia suspirar e é ótimo ter uma protagonista gorda que não muda a sua aparência para conquistar o garoto que ela gosta.

Sierra Burgess é uma Loser está em disponível na Netflix.

Sierra Burgess é uma Loser

Nome original: Sierra Burgess Is a Loser

Elenco: Shannon Purser, Kristine Froseth, Noah Centineo, RJ Cyler, Loretta Devine

Direção: Ian Samuels

Gênero: Comédia, Drama, Romance

Produtora: Black Label Media

Distribuição: Netflix

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar