Sueño Florianópolis, uma coprodução Brasil/Argentina

Coprodução entre Brasil, Argentina e França, Sueño Florianópolis conta a história de uma família que viaja da Argentina para o Brasil em busca de reconexão entre si. No elenco, estão os atores brasileiros Andréa Beltrão, Caio Horowicz, Marco Ricca, e os argentinos Mercedes Morán, Gustavo Garzón, Manuela Martinez e Joaquin Garzon.

Sinopse

Buenos Aires, Argentina, verão de 1990. Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após vinte e dois anos de casamento, decidem viajar de férias com seus dois filhos adolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil. Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (Santa Catarina). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão descobrindo qual é o sonho de cada um.

Marco guia a família Argentina para sua casa alugada
Marco guia a família Argentina para sua casa alugada

Então temos: marido e mulher que estão separados, mas viajando junto com os filhos; um casal de filhos adolescentes que se entediam facilmente; outro casal que só está junto por conveniência, pois tem negócios na praia; e afinal, as belas praias de Florianópolis. O cenário é lindo. As situações já são um tanto conhecidas.

Antes de chegar ao destino, claro, acontecem imprevistos. A gasolina do carro acaba e é nesse momento, torrando na estrada, que Lucrécia conhece Marco, que se oferece para ajudar. Para descansar, a família aluga um quarto em um hotel/pensão cheio de insetos, inclusive baratas. E para se vingar da má acomodação, rouba várias coisas no café da manhã. Quando chegam na casa que ficariam em Florianópolis, percebem que não era nada do que esperavam. Cancelam tudo e resolvem ligar para Marco de um orelhão. Ah, os anos 90… Que AirBnb que nada.

Os personagens

Podemos dizer que Sueño Florianópolis foca mais sua história na personagem de Lucrécia. A viagem é uma desculpa para comemorar seu aniversário, e por isso ela traz seu marido (ex?) e seus filhos a bordo. Lucrécia tem medo de nadar no mar, mas o destino escolhido tem a ver com uma nostalgia do casal. Ela e Pedro são psicólogos/psicanalistas e precisam de um descanso das terapias de seus pacientes enlouquecidos. Seus filhos, Flor e Julián, são jovens adolescentes que querem curtição e não ficar na barra da saia da mãe.

Assim, Flor conhece César, o filho de Marco e Larissa, e rapidamente começam a ficar. Julián tem planos de ir para Bombas e Bombinhas encontrar amigos. E fala disso o tempo todo. Ele parece frustrado quando está com a família. Até que finalmente vai ao encontro dos amigos em outra praia, mais distante. Isso não é motivo para perder o aniversário da mãe, então eles comemoram antecipadamente.

Marco e Lucrécia filosofando sobre a vida
Marco e Lucrécia filosofando sobre a vida

As trocas em Sueño Florianópolis

Como já era de se imaginar (e o trailer deixa bem claro), Marco e Lucrécia vivem um romance. Pedro e Larissa não deixam barato e também acabam se pegando. O filme mostra tudo isso de forma discreta, sutil. Inclusive as investidas de Marco em Lucrécia são bem patéticas, como levar ela pra cama quando a cama está cheia de aparelhos domésticos. Não chega a ser engraçado, e sim desconfortável. Vemos que eles querem partir para o ato, mas um monte de ventiladores e panelas ficam no caminho.

As férias da família argentina são bem longas, pois dá tempo de cantar no karaokê, ficar bêbado, fazer troca de casais, e até encontrar pacientes no meio da viagem. Pedro não vai muito com a cara de Marco, pois o homem vive de sunga o dia todo. Mas nada anormal pra quem mora na praia, né?

Argentina/Brasil

Sueño Florianópolis foi dirigido por Ana Katz, uma diretora argentina formada pela Universidad del Cine de Buenos Aires. Ela entrelaça as duas famílias de forma natural, mas não perde a chance de tirar um sarrinho dos brasileiros, claro. “Como se chama aquele que bebe cerveja todos os dias? — Brasileiro” Ou seja, o humor está presente no longa, mas sem altas gargalhadas.

Para a diretora, o filme propõe uma intimidade com os personagens, o que faz o público ter empatia com a história. “Seria ótimo se, em algum momento, o espectador se deixasse confundir com quem está na tela e, dentro disso, cada um pudesse olhar dentro de si mesmo”, diz. Segundo Ana, filmar no Brasil só reforçou a história, o carinho e as semelhanças entre os brasileiros e os hermanos.

Gosta de filmes com o Brasil como tema?

Eu tenho um relacionamento pessoal, carinhoso e super comprometido com o Brasil desde que eu era uma menina. Por conta de férias, trabalhos e retrospectivas dos meus filmes, tive a sorte de conhecer diferentes cidades em diferentes partes do país. Mencionei o Brasil em vários dos meus filmes. Sinto-me identificada e confortável com alguns costumes e estou sempre ansiosa para voltar. A verdade é que eu tive uma experiência muito bonita nesta filmagem” revela.

Lucrécia resolve enfrentar o medo do mar
Lucrécia resolve enfrentar o medo do mar

A protagonista Mercedes Morán concorda com a diretora sobre as filmagens em Florianópolis e pretende voltar ao país. “Foi uma experiência maravilhosa, dividir a equipe, elenco, desfrutar das belas paisagens e participar de uma coprodução que fala das duas culturas e enriquece o vínculo”.

Sueño Florianópolis pode ser considerado então, um filme família. Parecida com as viagens de muitas famílias pelo mundo, onde há o descanso, mas há também os desafios. Pouco a pouco eles vão reconfigurando então suas relações familiares, de afeto e de desejo. O filme entrou em cartaz no dia 15 de novembro.

Sueño Florianópolis | Trailer Oficial

Sueño Florianópolis

Nome Original: Sueño Florianópolis
Direção: Ana Katz
Elenco: Andrea Beltrão, Marco Ricca, Caio Horowicz, Mercedes Morán, Gustavo Garzón, Manuela Martinez, Joaquim Garzón
Gênero: Comédia
Produtora: Campo Cine (Argentina) e Prodigo Films (Brasil)
Distribuidora: Vitrine Filmes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar