The Affair – 4ª Temporada – Recuperando o fôlego

Depois de uma primeira temporada brilhante, uma segunda que continuava a trama de maneira competente, e uma terceira já demonstrando sinais de cansaço, a quarta temporada de The Affair recupera o fôlego com uma encenação da infelicidade inerente aos seus personagens.

Com um roteiro mais enxuto e uma direção mais bem resolvida, a quarta temporada por outro lado não abre mão de uma muleta da qual nunca precisou: a do “mistério principal”. Isso tira a linearidade da narrativa, pra sustentar um suspense, enquanto narra a vida de seus quatro espetaculares protagonistas.

A trama da quarta temporada de The Affair

Noah passa a dar aulas numa nova instituição e se envolve com alguém que trabalha lá. Um plot que é abandonado e esquecido próximo do desfecho. A medida que serve como figura paterna para um personagem com o mesmo potencial que ele teve no passado, e também serve como ferramenta para dar ao escritor de Dominic West algo a se fazer por aqui, já que lhe sobrou muito a fazer depois do que já vimos anteriormente. No mais, é um alívio ver que finalmente a Showtime se preocupou com inclusão de pessoas não caucasianas em sua produção (incluindo alguns discursos raciais). Demorou, mas rolou.
Enquanto isso, Helen tem de lidar com algo inesperado na vida de Vik. Algo que coloca em cheque toda a alegria que haviam construído até ali. A vizinha acrescentada ao enredo, assim como o jovem escritor aluno de Noah, chegam para mover um pouco as peças, e dar certa leveza a narrativa cada vez mais densa e mórbida. Já que os quatro protagonistas não conseguem mais se desvincilhar. Vik, aliás, ganha um episódio próprio e aflitivo, só para mostrar as condições em que se encontra. E que pelo menos servem para fechar um ciclo de relacionamento, entre tantas pontas soltas. 

E o que mais?

Alison vê a tragédia novamente, desde a primeira temporada. Em uma jornada de amadurecimento, que mostra a habilidade de Hagai Levi e Sarah Treem em compreender seus personagens. A moça que sempre foi mal interpretada, mal compreendida e sexualizada por seus pares ou outros ao redor, encontra um desfecho improvável. Mas que, antes de tudo, prova seu valor. Ainda que ela, ao ser a primeira dos quatro a compreender seu papel dentre tudo aquilo que a vida lhe deu, não tenha tido recompensa alguma. Assim como a própria existência é, crua e cruel. Deixa-se um gosto amargo, mas triunfal de certa forma. Que também reflete nas decisões da atriz em relação a continuar no seriado.
Ramon Rodriguez e Ruth Wilson
Ramon Rodriguez e Ruth Wilson

Por fim, resta a Cole um dos melhores momentos da produção, como sempre fora, afinal. Além dos conflitos inevitáveis que surgem com Luisa, ele sai em uma jornada de auto-conhecimento. Busca por um momento de seu pai na juventude, que lhe entrega respostas que na verdade ele sempre teve. Pois sempre foi evidente que a separação dele e de Alison nunca tiveram exatamente a ver com Noah. Mas sim com a morte do filho Gabriel, extremamente verossímil dentro da condição de pais lutuosos. Mas é triste ver que o tempo e a distância não deram a oportunidade dele resgatar seu amor antes do fim definitivo.

Concluindo

No mais, fica-se a sensação de que a série se encerra por aqui, por mais triste que seja, com duas tragédias nas costas. Teria sido melhor, porque The Affair sempre tratou sobre a vida de personagens que vai muito além do adultério. Mas com um assassinato e duas mortes, além do luto, creio que os produtores também queiram mostrar o assassino sendo punido. O que não exatamente se faz necessário. A quinta temporada será a última, mas, enquanto isso, aproveite essa quarta, um espetáculo à parte. Doloroso, mas incrível.
The Affair - 4ª Temporada

Nome Original: The Affair - Quarta Temporada
Elenco: Dominic West, Ruth Wilson, Maura Tierney, Joshua Jackson, Ramon Rodriguez
Gênero: Drama
Produtora: Showtime
Disponível: Showtime

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar