Transversais

Documentário que gera empatia

Transversais acompanha pessoas de origens, formações e classes sociais diferentes, que ou são transgêneras ou são familiares de pessoas transgêneras.

O filme parte de uma ideia bem simples, mas muito importante: o documentário tem a intenção de apresentar a vida e a história de pessoas transgêneras. Os entrevistados são Érikah, uma professora, Samilla, uma funcionária pública, Caio José, que é paramédico, Kaio Lemos, pesquisador acadêmico e Mara, jornalista, mãe de uma adolescente trans.

Um dos pontos mais interessantes do filme é o fato de mostrar pessoas bem diferentes no quesito profissões, origens e classes sociais. Isso não só tira a população transgênera de um espectro estereotipado e, automaticamente, preconceituoso, como também nos mostra pontos de vista e vidas diferentes.

O longa acompanha a vivência de pessoas transgêneras e seus familiares
O longa acompanha a vivência de pessoas transgêneras e seus familiares

Quando assistimos às entrevistas, também vemos aquelas pessoas para além de seus gêneros, o que também aproxima pessoas cisgêneras ou que não se relacionam com pessoas transgêneras ou não têm muito conhecimento sobre o assunto, trazendo uma compreensão do tema que talvez não existisse antes.

Outras questões de Transversais

Para além disso, Transversais ainda traz à tona uma série de assuntos que merecem ser discutidos. A relação dos entrevistados com suas famílias é um desses tópicos, alguns entrevistados são completamente aceitos por sua família, enquanto outros nem tanto. Além disso, também são relatadas as histórias de como aconteceu essa aceitação por parte da família.

As profissões também são uma questão que ganha bastante destaque, o que é bem interessante porque tira as pessoas transgêneras de estereótipos e as aproxima de pessoas cisgêneros que podem não entender muito sobre o assunto. Transversais ainda aborda a religião e como isso se relaciona com a transexualidade, entre os entrevistados existem pessoas de várias religiões diferentes, que dão o seu ponto de vista e que falam como são aceitos, ou não, em suas comunidades religiosas.

Transversais é um documentário clássico
Transversais é um documentário clássico

A transfobia, uma questão que, infelizmente, sempre vem à tona, é mencionada aqui, como não poderia deixar de ser e se faz importante para que através de conhecimento, ela seja cada vez menor, mas o documentário parece querer jogar luz em outras questões, que não são tão comentadas ou conhecidas, conseguindo então, abordar uma série de temas enquanto coloca a plateia mais próxima das vidas dos entrevistados.

Aspectos técnicos de Transversais

Transversais é um documentário clássico que consiste basicamente de entrevistas onde as pessoas falam diretamente com a câmera e fotos e vídeos que engrandecem e acrescentam informações ao que está sendo dito. A ideia é inteligente porque os entrevistados parecem falar diretamente com o público, o que ajuda a sentir a alegria e a dor deles e, eventualmente, compreendê-los melhor. Quando se trata de um assunto que ainda é cercado de preconceitos e violência, isso se faz muito necessário, afinal, para se combater o preconceito é necessário educação e conhecimento, e Transversais tem muita coisa a ensinar.

O documentário evita temas mais tristes e pesados, a transfobia vem à tona, mas não ganha tanto destaque, enquanto os relatos sobre como os entrevistados se “descobriram” ou se entenderam como trans tem bastante espaço e as histórias são bonitas e emocionantes, assim como as relações familiares.

O filme emociona e causa empatia
O filme emociona e causa empatia

Transversais também é um longa relativamente simples, mas seu tema é tão importante e tão impactante que não existe a necessidade de uma grande produção, afinal, o que interessa aqui são as histórias dos entrevistados, capazes de emocionar, ensinar, fazer pensar e compreender. O filme chega aos cinemas no dia 24 de fevereiro.

Transversais

Nome Original: Transversais
Direção: Emerson Maranhão
Elenco: Pessoas reais
Gênero: Documentário, Drama
Produtora: Deberton Filmes
Distribuidora: Deberton Films
Ano de Lançamento: 2021
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar