Um Homem Comum, com Ben Kingsley

Não é possível escapar do passado

Um Homem Comum é a história de um criminoso de guerra procurado mundo afora. Um general que vive escondido há anos e que será transferido para outro lugar. Nesse novo esconderijo, ele então conhece Tanja, sua nova camareira. Assim, um estranho relacionamento surge entre eles, já que ambos possuem passados misteriosos. Aos poucos, o general e a camareira começam a se conhecer. Então mais detalhes sobre as vidas de ambos vêm à tona.

Quando a calmaria parecia estar se estabelecendo na vida do general, a camareira lê a notícia de que há uma recompensa milionária para quem souber onde o fugitivo está. Preocupado com a segurança da moça, o atormentado homem acredita que a solução será enfrentar o passado e voltar para casa, mesmo que isso custe sua vida.

Ben Kingsley é o General
Ben Kingsley é o General

A trama de Um Homem Comum

Quando sua localização é comprometida, os partidários do ex-militar agem rapidamente para mudá-lo de local. Esse é o ponto de partida para uma narrativa lenta e detalhista sobre o modo de vida de um homem difícil, em uma situação tensa e vivendo em absoluta solidão, apesar de estar no meio de sua zona de conflito.

Ao ser instalado em outro local da mesma cidade, enquanto se ajusta ao lugar, o General se depara com um novo – e incômodo – elemento: uma camareira que “acidentalmente” surge para ajudá-lo no dia a dia. A desconfiança toma conta da situação, afinal, o General observa que as práticas de sua nova empregada são desleixadas. Quanto ao tratamento que a garota recebe de seu novo patrão, podemos chamar de autoritário e opressivo. Esse panorama, todavia, começa a mudar ao passo que a necessidade de interação com outra pessoa, mesmo que desconhecida, se mostra latente no ex-militar perseguido.

Hera Hilmar é a empregada
Hera Hilmar é a empregada

Gosta de filmes sobre guerras?

Uma relação estranha

As nuances dessa relação ganham gradualmente outras cores conforme os dois personagens se conhecem. Mais sobre o passado de ambos é revelado, ao mesmo tempo em que o público aprende um pouco sobre o contexto social do lugar em que toda a ação se ambienta. Podemos ficar em dúvida quanto ao comportamento do General, que ora se mostra amigável, ora um carrasco.

Quando a moça surge em seu novo esconderijo, o General lhe põe à prova e a trata mal. Mas com alguns poucos dias de convivência, eles já saem na rua e se arriscam mais do que o normal. Vão assim criando confiança e segurança um no outro. Ele inclusive descobre a verdadeira função de Tanja ali. Só achei que ficou faltando falar mais sobre as coisas tão terríveis que ele fez no passado.

Cena tensa de Um Homem Comum
Cena tensa de Um Homem Comum

Um cenário de pós-guerra

O filme foi rodado em Belgrado, na Sérvia, e traz em sua fotografia uma paisagem bonita, porém, sofrida de um país que recentemente passou por mudanças geográficas e políticas violentas, cuja população passa dificuldades diversas, em um ambiente de instabilidade geral. Os cenários reais ilustram bem o cotidiano da região e enfatizam o quanto o General pode ter colaborado para tudo isso – que também reflete em sua relação de constante suspeita, já que ele é uma figura conhecida, amada e odiada pelo povo.

Produzido, escrito e dirigido pelo cineasta Brad Silberling, Um Homem Comum nos traz uma história dramática e misteriosa sobre um homem de passado obscuro, vivendo em segredo em algum lugar da região da antiga Iugoslávia pós-guerra civil.

Um Homem Comum

Nome Original: An Ordinary Man
Elenco: Ben Kingsley, Hera Hilmar, Peter Serafinowicz
Direção: Brad Silberling
Gênero: Suspense, Drama
Produtora: Enderby Entertainment
Distribuidora: A2 Filmes, Mares Filmes

Veri Luna

Veri Luna é fotógrafa, videomaker, formada em pedagogia e audiovisual, ama cinema, livros, comida e gatos.

Matérias Relacionadas

Close