Uma História de Família

A substituição do ser humano

O presidente (Yuichi Ishii) de uma empresa que “aluga” atores para substituírem entes queridos chamada Family Romance, Ltda, é contratado por uma mulher para se fazer passar pelo pai da filha (Mahiro Tanimoto) dela, de quatorze anos, que nunca conheceu o verdadeiro pai.

A menina, a princípio, está reticente, mas aos poucos começa a gostar e conversar com o pai falso. O homem também começa a se apegar pela adolescente e passa a questionar se o serviço que vende é completamente ético.

A empresa

O centro da trama de Uma História de Família é a empresa Family Romance, Ltda, cujo protagonista é o presidente. A Family Romance, Ltda é especializada em “alugar” atores para desempenharem papéis em eventos sociais e de trabalho, para tal, um cliente entra em contato com a empresa, lhe passa detalhes sobre a pessoa em questão e explica em que evento o ator deverá aparecer.

O filme Uma História de Família acompanha uma empresa com princípios questionáveis
O filme acompanha uma empresa com princípios questionáveis

Durante o filme, o telespectador assiste algumas outras pessoas que contratam os serviços da empresa, como a família que precisa de um pai para acompanhar a filha até o altar, já que o pai verdadeiro é alcoólatra, ou uma mulher que deseja reviver o momento em que ganhou um prêmio e contrata a empresa para refazer a cena.

O contrato mais polêmico, no entanto, é o do homem contratado para se passar pelo pai de uma adolescente que nunca conheceu seu pai verdadeiro. A menina acredita que aquele é mesmo o seu pai e logo os dois estão muito envolvidos e vivendo uma relação que é muito próxima a de um pai com uma filha. A adolescente passa a contar segredos para ele e o homem tenta advogar pela liberdade e pelas vontades da adolescente com a mãe. O relacionamento dos dois faz com que o homem comece a questionar a própria empresa e se perguntar se o que eles fazem é ético.

Tom documental

Uma História de Família é uma ficção, mas tem um tom documental do começo até o fim, tanto que pode, inclusive, deixar o telespectador em dúvida. Várias cenas do filme, por exemplo, são filmadas de longe, sem se aproximar dos personagens, dando a entender que aquelas interações são apenas ações comuns que o cineasta acompanha. As imagens também são de baixa qualidade, como se ele filmasse de maneira quase amadora.

O filme Uma História de Família tem um forte tom documental
O filme tem um forte tom documental

Mas fica claro que aquilo tudo é ficção porque Uma História de Família tem cenas que são claramente encenadas, por isso, a sensação que se tem é que o filme é um híbrido entre a ficção e o documentário, sem deixar claro em nenhum momento o que ele exatamente é.

A ideia parece ser trazer essa história para o mundo real, já que quando o telespectador imagina que uma empresa como Family Romance, LTDA. realmente existe, ele também começa a pensar na possibilidade de ser substituído ou de substituir alguém em algum momento da vida.

Aspectos técnicos de Uma História de Família

Em muitos sentidos, a trama do filme soa muito próxima a de uma ficção científica, onde entes queridos podem ser trocados para que pessoas resolvam situações embaraçosas ou possam recuperar uma sensação perdida. A ideia é interessante e também pode servir como uma crítica à tecnologia que, mais cedo ou mais tarde, substituirá o ser humano – a cena em que o protagonista vai a um hotel onde os atendentes são robôs aumenta ainda mais essa sensação -, mas ainda assim, é um pouco confusa.

O filme não deixa muito claro qual é a sua intenção
O filme não deixa muito claro qual é a sua intenção

O fato do filme não se aprofundar em nada completamente e orbitar entre a ficção e o documentário, também atrapalha um pouco. É difícil saber qual exatamente é a proposta de Uma História de Família e o filme vai ficando cansativo com o tempo.

É certo que o filme apresenta uma premissa interessante e que se segura por um tempo, mas é uma pena que não desenvolva bem um tema que poderia trazer ótimas reflexões. O longa chega aos cinemas no dia 28 de outubro.

Uma História de Família

Nome Original: Family Romance, LLC
Direção: Werner Herzog
Elenco: Yuichi Ishii, Mahiro Tanimoto
Gênero: Drama
Produtora: Skelig Rock
Distribuidora: Artplex Filmes
Ano de Lançamento: 2019
Etiquetas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar