Uma Vida Sem Limites, a cinebiografia de Bobby Darin

Uma Vida Sem Limites é a cinebiografia do cantor Bobby Darin (Kevin Spacey), famoso por hits como Splish Splash, Mack The Knife e Beyond The Sea. O filme acompanha sua infância, seu sucesso e seu casamento com Sandra Dee (Kate Bosworth).

Bobby Darin nasceu em 1936, em Nova York e alcançou sucesso em 1958, quando lançou seu primeiro disco. Entre as suas músicas mais famosas estão Dream Lover, Splish Splash, Mack The Knife e Beyond The Sea. Sua carreira é muito lembrada quando se fala em músicas dos anos 1950.

Kevin Spacey como Bobby Darin em Uma Vida Sem Limites
Kevin Spacey como Bobby Darin

Darin nunca foi muito famoso aqui no Brasil, embora suas músicas sejam e tenham feito sucesso na época do lançamento. O cantor, no entanto, parece ser mais reconhecido em círculos específicos que gostam de músicas antigas ou entre pessoas mais velhas. Independentemente disso, ele é uma figura importante para a música e a cinebiografia é importante e relevante.

Uma Vida Sem Limites – Beyond the Sea

Entre fantasia e realidade, esta não é uma cinebiografia clássica, ela não se limita a contar a vida do cantor em ordem cronológica. O filme mistura realidade com ficção e passado com presente.

Darin e Sandra Dee
Darin e Sandra Dee

Dessa forma, enquanto acompanhamos Darin mais velho, também o vemos conversando com si mesmo quando criança (nessa fase interpretado por William Ullrich). Isso transforma Uma Vida Sem Limites em um filme que tem um pé no surreal. É, sem dúvida nenhuma, uma forma interessante de narrar uma cinebiografia, afinal, ao longo da vida, estamos o tempo todo nos lembrando de quem éramos e conversando conosco.

Além disso, essa ideia faz com que o filme se destaque de outras cinebiografias de músicos mais clássicas, como Ray ou Johnny e June. Nesse sentido, o filme lembra o recente Rocketman, que também mistura realidade com ficção. Uma Vida Sem Limites é certamente uma cinebiografia e um musical diferente.

O filme mistura realidade e fantasia
O filme mistura realidade e fantasia

Aspectos técnicos

O musical tem aspectos bem interessantes, uma vez que é uma cinebiografia bem distinta. Porém, certamente pode desagradar os fãs mais rígidos de Darin ou quem quer saber a história da sua vida com precisão. Quando o filme começa a misturar ficção com realidade, é difícil determinar totalmente o que é o que não é verdade, mas isso faz sentido dentro do filme e o torna mais instigante.

No entanto, não é um musical clássico, é um musical no sentido de que os atores cantam as músicas da trilha sonora (Spacey de fato canta no filme), mas as cenas musicais são restritas ao palco e as músicas não refletem aspectos da história diretamente. De qualquer forma, como algumas das músicas foram compostas pelo próprio Darin, é natural que elas falem sobre momentos da vida dele, como por exemplo, as músicas Dream Lover e Beyond the Sea, que foram compostas para sua esposa Sandra Dee.

Os atores estão bem caracterizados em Uma Vida Sem Limites
Os atores estão bem caracterizados

Embora Spacey esteja muito bem no filme, ele não é muito parecido com Darin e também era bem mais velho que ele quando fez o filme. Por isso, em alguns momentos, especialmente no começo de carreira, o personagem parece mais velho do que deveria. Kate Bosworth também não é tão parecida com Sandra Dee, mas os dois atores estão muito bem caracterizados e é fácil entrar no clima da história.

Splish Splash

A idade de Spacey é um problema mais uma vez quando o visualizamos perto de Bosworth, que faz seu par romântico. Os dois atores têm 23 anos de diferença, e Darin e Sandra Dee só tinham 6 anos de diferença. É verdade que Sandra Dee tinha apenas 18 anos quando conheceu Darin, e Bosworth tinha 21 anos na época das filmagens, portanto não era muito mais velha que a sua personagem, mas Spacey já tinha 44, quando o seu personagem deveria ter 24.

É estranho assistir a um casal com tanta disparidade de idade, sem que essa seja uma questão no filme e quando o diretor, que é o próprio Spacey, quer a gente acredite que os dois personagens tem quase a mesma idade. O filme também é muito bem produzido, os atores estão bem caracterizados, os cenários e figurinos nos remetem diretamente aos anos 50 e o telespectador se sente dentro daquela história.

A trilha sonora é composta por músicas de Darin
A trilha sonora é composta por músicas de Darin
As músicas

A trilha sonora de Uma Vida Sem Limites é composta de músicas do próprio Bobby Darin e, no filme, elas são interpretadas por Spacey.

Entre elas estão Once Upon a Time, Mack the Knife, Some of These Days, That’s All, As Long as I’m Singing, If I Were a Carpenter e claro, Beyond The Sea, que é o título do filme em inglês.

Uma Vida Sem Limites apresenta a vida de Bobby Darin de maneira diferente e se destaca por ser uma cinebiografia fora do comum e um musical repleto de boas canções.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar