Veja Como Eles Correm

Mistério no teatro londrino

O diretor de cinema Leo Köpernick (Adrien Brody) quer dirigir uma adaptação de A Ratoeira, famosa peça de teatro de Agatha Christie, mas ele é assassinado repentinamente, depois de uma briga pública com um dos protagonistas da peça, Richard Attenborough (Harris Dickinson).

O inspetor Stoppard (Sam Rockwell) e sua ajudante Constable Stalker (Saoirse Ronan) ficam encarregados do caso e se veem diante de uma série de suspeitos, e potenciais vítimas, que teriam vários motivos para matar Köpernick.

Quem é o culpado?

Veja Como eles Correm é uma modernização de um clássico da literatura policial: o whodunit – “quem fez isso?” em tradução livre -, que é basicamente uma história de suspense com um ou mais assassinatos, com vários suspeitos repletos de motivos para cometer o crime e um detetive que é capaz de juntar todas essas peças e explicar tudo para a audiência, que claro, não consegue desvendar o mistério antes do final da história.

O inspetor Stoppard e sua ajudante Constable Stalker em Veja Como eles Correm
O inspetor Stoppard e sua ajudante Constable Stalker

Quem fazia esse tipo de obra com perfeição e é famosa ainda hoje por isso era Agatha Christie, que é uma presença importante em Veja Como eles Correm, já que a peça que Köpernick quer transformar em filme foi escrita por Christie – A Ratoeira é uma peça de verdade, que inclusive está em cartaz no West End, em Londres, até hoje -, então a trama e o formato do filme se conectam de maneira bem inteligente.

O filme acompanha o submundo do teatro inglês, e começa justamente na noite em que a montagem de A Ratoeira completa 100 apresentações. Os personagens do filme são pessoas envolvidas com arte de maneira geral, mas mais especificamente com teatro e o mistério está diretamente ligado à peça.

Suspense e comédia

Veja Como eles Correm, no entanto, não é um filme simplesmente de suspense ou policial, ele também é um filme de comédia. A grande maioria dos whodunit se encaixam no gênero policial e trabalham com um mistério na sua trama, mas não costumam ser muito pesados ou muito violentos, os crimes geralmente tem motivações práticas como uma briga, uma traição, uma possibilidade de herança, eles quase nunca exploram serial killers, ou assassinos que matam apenas pelo prazer de matar, mas este aqui foge ainda mais disso, porque é um filme de suspense e de comédia ao mesmo tempo.

O filme é um whodunit moderno
O filme é um whodunit moderno

O mistério está presente aqui e nos é dado logo na primeira cena, e existe uma investigação, mas ela não é nada tradicional e existe uma espécie de humor ácido presente no filme. A audiência acompanha a morte de Köpernick, que é tratada muito mais com ironia do que com pavor, ele morre nos bastidores do teatro e tenta se defender com uma série de objetos de cena que não servem para a defesa, como por exemplo, um machado de borracha ou vasos leves demais, feitos para serem quebrados no palco.

Os próprios investigadores são figuras muito mais cômicas do que dramáticas, Stoppard, o inspetor, é atrapalhado e não tem muita vontade de trabalhar, enquanto Constable é extremamente interessada pelo assunto, e tão dedicada a ponto de ser irritante. Nenhum deles, no entanto, se dá tão bem nas investigações, o que também dá um ar de comédia ao filme.

Ainda que esses momentos engraçados quebrem um pouco do clima de suspense, eles não funcionam tão bem, já que o filme por si só não é especialmente tenso ou assustador e que, em muitos momentos, ele soa muito mais como um longa de comédia do que como um longa com uma investigação.

Veja Como eles Correm mistura suspense e comédia
Veja Como eles Correm mistura suspense e comédia

Aspectos técnicos de Veja Como eles Correm

Este é um filme policial que flerta com a comédia o tempo todo. O longa acompanha a investigação de um assassinato, mas usa muito da ironia, o que quebra um pouco o clima, e o resultado é um filme investigativo que não deve ser levado tão a sério assim. Esta também é uma espécie de homenagem a Agatha Christie, ela não só é citada no filme, como o roteiro também segue o mesmo estilo dos romances da rainha do crime.

Por outro lado, o mistério não é tão interessante assim, e a trama é relativamente simples. Veja Como eles Correm tem um estilo bem parecido com Entre Facas e Segredos, embora o primeiro se passe nos anos 1950 e o segundo de fato seja uma versão moderna do whodunit.

O longa se passa no submundo do teatro londrino
O longa se passa no submundo do teatro londrino

A ambientação é muito bem-feita, o longa se passa na Londres da década de 1950, e os figurinos remetem à época e nos colocam dentro dessa trama. Muitas cenas se passam nos bastidores do teatro, o que é bem interessante, e vemos muitas cenas no palco, na plateia a na coxia. Veja Como eles Correm tem ótimas atuações, Saoirse Ronan e Sam Rockwell roubam a cena, mas Adrien Brody também faz um bom trabalho, enquanto Ruth Wilson, que tem um papel menor, soa desperdiçada.

Veja Como eles Correm é uma boa pedida para quem gosta dos livros de Agatha Christie e de filmes policiais não muito pesados, mas seu roteiro simples e sua execução um tanto quanto lenta, fazem com que ele não entregue tudo que poderia entregar e o resultado é um filme razoável, mas que não entretém a audiência até o final.

Veja Como Eles Correm

Nome Original: See How They Run
Direção: Tom George
Elenco: Sam Rockwell, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Ruth Wilson, Reece Shearsmith
Gênero: Policial, Comédia
Produtora: Searchlight Pictures
Distribuidora: Searchlight Pictures
Ano de Lançamento: 2022
Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar