A Vida e a História de Madam C.J. Walker
Inspirada em uma história real
A Vida e a História de Madam C.J. Walker conta a história da criadora de um dos primeiros produtos capilares especializados em cabelos afro. O negócio de Madam C.J. Walker cresce de uma maneira impressionante e ela acaba criando uma linha de produtos e ao longo tempo, abrindo um salão, empregando diversas mulheres negras e se tornando uma magnata dos cuidados capilares.
A minissérie é inspirada na vida de Sarah Breedlove, também conhecida como Madam C.J. Walker, a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos.
A Vida e a História de Madam C.J. Walker
A premissa parece absurda a qualquer um que a lê, mas esse é um dos principais motivos pelos quais a série é tão interessante. Se nos dias de hoje, a conquista de Madam C.J. Walker ainda soa incrível, que dirá no final dos anos 1800.
O que tem que se levar em conta é que não só ela era uma mulher, trabalhando em uma época em que as mulheres nem estudavam, como também era negra, em uma época em que os negros nem podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos.
Ainda por cima, Madam C.J. Walker vendia produtos feitos especificamente para a população negra.
O telespectador acompanha a série do ponto de vista da biografada e por isso tem acesso privilegiado ao que acontece na vida dela, tanto pessoal, quanto profissional e também a todas as dificuldades que ela enfrenta.
Outros personagens
Embora o foco da série seja a carreira e o império de Madam C.J. Walker, também acompanhamos personagens que circundam sua vida pessoal e um pouco de suas histórias. A relação da protagonista com Charles James Walker (Blair Underwood), seu marido e quem lhe deu o seu nome de trabalho, é retratada de maneira bem clara e interessante, assim como a vida de sua filha, Leila (Tiffany Haddish) e os problemas que ela e mãe tiveram ao longo do tempo.
A série não entra tanto na vida das funcionárias de Madam C.J. Walker, mas fala sobre o assunto e deixa claro que além de fazer uma grande fortuna, Madam C.J. Walker também foi responsável por empregar uma série de jovens mulheres negras. Além disso, aborda temas que já são esperados, como racismo e machismo. A Vida e a História de Madam C.J. Walker também fala de família, amizade, amor e homofobia.
Aspectos técnicos
O grande chamariz aqui com certeza é a trama, que é inspirada em uma história real, mas a produção da série é muito bem-feita também. No começo, acompanhamos Madam C.J. Walker enquanto ela ainda leva uma vida carente e começa a pensar em criar sua linha de produtos. Depois a série evolui conforme ela vai vendendo, ganhando dinheiro e assim galgando degraus até o seu objetivo. A produção da série se esmera para mostrar isso a quem assiste não só pela trama.
A protagonista surge com roupas simples, sujas e geralmente brancas, o cabelo sempre preso e malcuidado. Ao longo do tempo, suas roupas vão ficando mais opulentes e elegantes e muito mais coloridas e os cabelos cada vez mais bem cuidados. Além disso, a personalidade de Madam C.J. Walker também muda. Embora ela seja criativa e determinada desde o começo, ela vai ficando mais segura de si e cada vez liga menos para o que os outros pensam.
Os cenários, a fotografia e os figurinos dos outros personagens também seguem esse padrão. No começo a fotografia é mais escura e as roupas são brancas, pretas ou cinzas e, ao longo do tempo, tudo vai ficando colorido e mais alegre. Octavia Spencer é a grande estrela da série e carrega os quatro episódios nas costas. Sua atuação é ótima e nos sentimos completamente dentro daquele mundo.
Destaques
A minissérie se destaca pelos valores que passa e porque vem em uma época precisa para eles. A obra fala contra o racismo e contra o machismo e é impossível não reconhecer o quanto de ideal feminista – mesmo que isso nem tenha passado pela cabeça da biografada – existe na série, afinal, acompanhamos uma mulher negra que consegue ficar milionária em uma época onde as mulheres e os negros mal eram vistos como pessoas, e que ainda por cima, consegue empregar uma série de outras mulheres negras.
A Vida e a História de Madam C.J. Walker tem só quatro episódios e como é impossível largar a série, é muito fácil assisti-la em uma maratona só e ainda ficar querendo mais. Contando uma história improvável, mas real, a produção se destaca por falar de uma mulher que venceu mesmo contra todas as probabilidades e que tem o poder de inspirar diversas outras. Disponível na Netflix.