10 curiosidades sobre a Canário Negro
Dinah Drake, Dinah Lance, Sara Lance, Donnah Nance; A Canário Negro já recebeu várias versões, seja nos quadrinhos ou nas telas, mas continua sendo uma das super-heroínas mais queridas e badass da DC Comics. A combinação do sex appeal acentuado pela sua marca registrada, as meias arrastão, com a sua coragem e sua ótima técnica de luta a tornaram uma das personagens femininas mais conhecidas da editora e hoje o Vitamina Nerd trouxe algumas curiosidades sobre a Canário Negro.
1 – Criada por Robert Kanigher e Carmine Infantino, sua primeira aparição foi em Flash Comics #86 publicada em Agosto de 1947.
2 – A Canário Negro, assim como a maioria dos super-heróis, já ganhou várias versões, principalmente com a mudança das eras dos quadrinhos e os vários reboots ao longo da história. O legal é que, de alguma forma, balancearam a história mais conhecida da Canário, colocando a primeira heroína com esse codinome, Dinah Drake, criada na Era de Ouro dos quadrinhos, como a mãe da versão que apareceu na Era de Prata e tornou-se a mais conhecida, Dinah Laurel Lance.
3 – Por muito tempo em sua carreira heroica, Dinah usou uma peruca loira para esconder sua identidade, assim como em Arrow. Porém, tempos depois, ela simplesmente pintou o cabelo e parou de se preocupar com a peruca
4 – A marca principal da personagem, seu super-poder que lhe dá a habilidade de usar um grito supersônico, já teve várias versões. A mais aceita é a do metagene passado de mãe para filha que gera o poder. Seu grito pode confundir ou derrotar inimigos, destruir objetos e entortar metais por conta do seu grau de controle sobre suas cordas vocais. Ela ainda pode emular e gerar qualquer som que ela desejar, por conta de seu treinamento com o poder.
5 – Já foi mostrado nos quadrinhos que, assim como na série, quando Dinah estava sem poderes, ela usava uma espécie de bomba sônica que emulava seu grito de canário.
6 – Além do grito super-sônico, a Canário Negro foi treinada em vários estilos de luta pelo Pantera, indo do Boxe até a Capoeira. Ainda, ela foi treinada no Kung Fu Estilo Dragão por Richard Dragon e nas artes marciais das Amazonas pela Mulher-Maravilha.
7 – Ainda que seu relacionamento com o Arqueiro Verde seja uma referência nos quadrinhos, em muitos momentos da história ele foi extremamente abusivo, com brigas extremas, traições e abusos de ambos os lados.
8 – Em Injustice, a Canário desenvolve uma amizade bem interessante com a Arlequina, que a consola e fica do seu lado quando o Arqueiro é morto.
9 – Para quem não sabe, antes de Arrow, a Canário já apareceu algumas vezes na TV, tanto em animações quanto em séries live-action. Ela estava representada na série das Aves de Rapina, de 2002, por Dinah Redmond, que tinha poderes psíquicos, interpretada por Rachel Skarsten, e por Carolyn Lance, mãe de Dinah, que era a Canário Negro com o grito supersônico, vivida por Lori Loughlin. Ainda, em 2008, a personagem apareceu em Smallville, feita por Alaina Huffman, como uma assassina contratada no time de super-heróis do Arqueiro Verde. Além disso, suas versões animadas apareceram em Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites, onde foi dublada originalmente por Morena Baccarin, a Vanessa do filme do Deadpool. Também esteve em animações do Batman e da Justiça Jovem.
10 – A Canário foi tutora de todos os membros dos Jovens Justiceiros: Robin, Aqualad, Kid Flash, Miss Marte e Artemis. Podemos dizer que a Canário Negro teve o futuro da Liga da Justiça em suas mãos.
Bônus: Na realidade alternativa mostrada no Reino do Amanhã, Dinah aparece com Oliver Queen lutando ao lado do Batman. Ela abandonou o manto de Canário, que ficou para a sua filha Olivia Queen, a primeira Canário Negro loira natural.