Curiosidades

10 curiosidades sobre o Colossus

Sim galerinha, pra quem achou que as curiosidades tinham acabado se enganou, estamos de volta com um dos personagens mais amados do X-Men de todos os tempos, Piotr RasputinColossus sempre foi teve um papel importante nos quadrinhos, porém sua participação nos filmes deixou muito a desejar. Hoje o Vitamina Nerd trouxe algumas curiosidades sobre o nosso amado gigante de aço.

1 – Piotr “Peter” Nikolaievitch Rasputin, o Colossus, foi criado por Len Wein e Dave Cockrum, sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1 publicado em Maio de 1975.

2 – Colossus é um mutante e seu poder é baseado na transformação dos tecidos de seu corpo em uma espécie de metal orgânico, de composição desconhecida, mas altamente resistente. Por conta do tipo de mutação, a identidade do super-herói é pública. Enquanto está em seu estado de armadura, Peter possui o mesmo grau de mobilidade da sua forma normal, além de ganhar força e resistência sobre-humanas. Mesmo que tenha uma personalidade artística e quase avoada, o herói é um combatente excelente, com anos de treinamento na Sala do Perigo. Sua fraqueza fica por conta do Vibranium, que serve como um anti-metal, fazendo ele voltar para sua forma humana. Ele também pode ser machucado por um material mais forte que o seu metal, como as garras do Wolverine. E mutantes com poderes magnéticos, claro.

3 – Ver o Colossus como um brutamontes que só sabe dar socos é meio cliche, nosso gigante de aço possui uma sensibilidade artística. Após seu “retorno dos mortos” ele pensou em passar um tempo apenas pintando quadros e criando arte, contudo seus deveres como herói o chamaram. Quando estava em custódia na SHIELD, após os eventos de Avengers vs X-Men e Cable & The X-ForceKitty chegou a invadir a prisão e levar telas e tintas para que ele pudesse passar o tempo.

4 – Peter tem origem RussaURSS na época que foi concebido, o que diz muito sobre a importância e audácia da criação do personagem, em plena Guerra Fria.

5 – Uma das razões do Colossus ser tão conhecido é seu relacionamento com a antiga Lince-NegraKitty Pryde. Os dois se viram pela primeira vez em uma luta contra o Clube do Inferno. O casal, que começou com uma amizade e desenvolveu um relacionamento, a primeiro momento, bem esquisito pela diferença de idade dos dois, com Kitty sendo muito mais jovem. Eles tem várias reviravoltas em sua história, porém o russo terminou as coisas, já que ela era muito nova. E a relação se tornou platônica por um bom tempo. Porém quando as coisas estavam indo bem para eles, o vírus Legado apareceu… Kitty e Colossus se reencontraram em Surpreendentes X-Men, porém ao final da trama a moça fica presa em uma bala gigantes perdida no espaço. Após perder a amada, Colossus entra em depressão e acaba ficando semanas sem falar com os colegas, após algum tempo, ele finalmente aceita que Kitty se foi e tatua a palavra “Катя” (Katya) em seu peito. Quando ele entrou nos X-Men, ainda não conseguia falar inglês muito bem, e ao invés de Kitty, chamava a jovem mutante de “Katya”, apelido carinhoso que mantém até hoje.

6 – O Deadpool, no filme, brinca, dizendo que Piotr devia ir “cuidar da própria vida, ser o irmão mais velho de alguém”, e ele deveria levar o conselho a sério. Illyana, ou Magia, é uma das mutantes com a história mais torturante, no melhor jeito Polaris e Wanda de ser. Irmã de Piotr, Illyana Rasputin foi sequestrada quando criança, para servir de moeda de troca por um prisioneiro dos heróis e, de lá pra cá, a menina foi quebrada em milhões de pedacinhos. Depois do resgate, Illyana foi sequestrada de novo, pelo demônio Belasco e, como o tempo na dimensão do Limbo funciona diferente que na Terra, ela passou 7 anos sofrendo como escrava do demônio, antes de ser resgatada pelos X-Men. Esse tempo no Limbo rendeu todo o contexto dos poderes e da personalidade da irmã do Colossus, então chamada de Magia, que possui a habilidade de crias discos de teleporte, além de sua espada da alma e magias que aprendeu quando presa. O relacionamento entre os irmãos é bem tumultuado, são várias visitas ao Limbo e muitas perdas de controle.

7 – O Colossus tem um papel importantíssimo na cura do vírus Legado, a Praga Mutante criada pelo Apocalipse, no futuro. O vírus foi erradicado graças a um esforço da Dra. Moira McTaggert, do Fera e o sacrifício de Peter, arrasado pela morte de Illyana. Piotr é tido como morto, mas, como todo mundo nos quadrinhos, principalmente dos X-Men, voltou um tempo depois.

8 – Peter volta aparecer em Astonishing X-Men vol. 3, de Jhoss Whedon e John Cassaday, preso, confuso e sendo torturado nos laboratórios da Benetech. Ele é resgatado pelos X-Men e, logo em seguida, desenrolam-se os arcos, envolvendo Cassandra NovaP.E.R.I.G.O.., o alienígena Ord e o Grimamundo, culminando no Colossus em uma profecia apocalíptica do planeta de Ord, que ditava que o mutante destruiria o planeta. O arco termina com Peter depondo o líder daquele povo, Lorde Kruun, e Kitty Pryde sendo o sacrifício da vez para salvar a Terra de uma bala gigante.

9 – Além de profético, Peter já foi avatar de duas entidades, nesse caso, sendo possuído pelo demônio Cyttorak, transformando o mutante no Fanático. O episódio se desenrola quando Cain Marko, agora com os poderes do demônio Kuurth, ataca São Francisco. Magia se transporta, junto com o irmão e Kitty, para os reinos de Cyttorak, se oferecendo como nova hospedeira do demônio, já que Cain agora estava “servindo outro Deus”. Para proteger a irmã, Peter se oferece no lugar, tornando-se a nova versão do Fanatico. Peter é dito como uma das encarnações favoritas de Cyttorak, tanto que, em algumas vezes, o demônio se personifica no mutante. O apetite por destruição e caos da nova personalidade do Colossus era o contraponto de sua atitude gentil. O demônio só vai ser expurgado do mutante tempos depois; uma outra entidade ainda possuiu o corpo de metal enquanto isso.

10 – Na nova vinda da Força Fênix para Terra, no ponto culminante da saga HopeTony Stark e os Vingadores, em uma tentativa falha de aprisionar a força, parte a entidade em cinco porções divididas entre o CiclopeEmma FrostNamor e os irmãos Piotr e IllyanaColossus e Magia foram hospedeiros da fênix durante a saga Vingadores Vs X-Men. Durante a trama, cada um dos 5 tenta fazer sua parte na criação da utopia idealizada por Scott, quando Piotr fica responsável pela criação de grandes fazendas para eliminar a fome do mundo. Magik, por seu lado, fica com a parte de julgamento e punição, criando seu próprio inferno na Terra para seus prisioneiros. A trama termina com uma luta entre os 5 para possuir a Força Fênix completa, quando Colossus e Magia são derrotados e, logo depois, por conta do desenvolvimento da saga, são caçados e exilados. No meio disso, Magia retira o controle de Cyttorak do irmão, revelando que poderia ter feito isso tempos atrás, porem queria que ele sofresse parte daquilo que ela sente o tempo todo.

Bônus – Falando um pouco do filme do Deadpool, o mutante nunca teve um grande relacionamento com o Mercenário Tagarela, porém, sua presença na história pode ser um sinal para a X-Force nos cinemas. Isso porque, depois dos eventos com a Força Fênix, o Colossus entrou para a X-Force liderada pelo Cable, que consiste em um time de fugitivos. A série durou de 2012-2014 e foi substituída por um novo volume da X-Force.

Curtiu saber um pouco mais sobre o querido Colossus? Comenta ai 😉

Tags
Mostrar Mais

Elis Assunção

Também conhecida como Pandora, é mais uma garota apaixonada... Por games, animes, livros, séries e afins. Invocadora nas horas vagas e caçadora de demônios nos fins de semana.

Matérias Relacionadas

Close