Morte Súbita, livro de J.K. Rowling
Os segredos de uma pequena cidade
Morte Súbita conta a história da pequena e pacata cidade de Pagford, onde tudo parece perfeito. Até que um dia, Barry Fairbrother, membro da assembleia comunitária da cidade, morre subitamente.
A morte de Barry desencadeia então uma série de eventos na cidade, que vão mudar a convivência para sempre. Primeiro, eles precisam eleger alguém para substituir Barry, o que já causa brigas entre os moradores. Depois, um perfil anônimo começa a divulgar os segredos dos candidatos.
A situação fica ainda pior quando esses segredos começam a afetar o comportamento dos moradores, causando danos irremediáveis.
Muitos personagens, muitas histórias
Morte Súbita é um livro que tem muitos personagens e onde boa parte deles tem bastante relevância na história, por isso, recebem bastante tempo. A ideia é justamente mostrar boa parte dos habitantes da cidade.
Barry Fairbrother parece ser o personagem principal, mas ele morre logo no começo do livro e notamos que ele, na verdade, é o estopim para que as coisas comecem a acontecer. A morte de Barry revive uma discussão sobre excluir um bairro de classe baixa e famoso por uma clínica de reabilitação de Pagford e obriga a cidade a fazer outra eleição, o que mais uma vez traz à tona uma série de problemas.
Um usuário anônimo, que se chama de O Fantasma de Barry Fairbrother começa a postar os segredos mais profundos dos candidatos na página do conselho e esses segredos vão ficando cada vez mais sérios e cabeludos.
Morte Súbita
Além de cobrir a vida dos adultos de Pagford, o romance também fala sobre a vida dos adolescentes, que são, é claro, filhos dos adultos. O livro aborda o bullying que Sukhvinder sofre, os abusos que Andrew e seu irmão Paul são submetidos pelo pai, a revolta de Gaia, que se mudou para Pagford com a mãe para morar com o namorado dela e os problemas de Krystal, cuja a mãe é viciada em drogas e que faz de tudo para que seu irmão Robbie não seja levado pelo conselho tutelar.
O interessante é que o livro explora o ponto de vista de todos os personagens, por isso, ao mesmo tempo que temos acesso aos sentimentos de Sukhvinder, que sofre bullying, também temos acesso aos sentimentos de Stuart, que pratica o bullying e é dessa forma que, na teoria, conseguimos compreender tudo que está acontecendo na trama e entender, embora nem sempre concordar, com as ações de todos os personagens.
Questões sociais
Com uma grande quantidade de personagens e tramas que se cruzam, Morte Súbita também consegue abordar várias questões sociais.
Um dos principais assuntos do livro é a política, já que a morte de Barry desemboca em uma eleição dentro da cidade, cheia de problemas e segredos expostos. A disputa eleitoral causa uma reviravolta. Outra questão que ganha bastante destaque é a discussão sobre se o bairro pobre deve permanecer na cidade.
De maneira menos enérgica, mas ainda presente, Morte Súbita trata de temas como vício em drogas, abuso infantil, abuso sexual, violência, vício em pornografia, automutilação e suicídio. É importante lembrar que embora Rowling seja conhecida por seu trabalho voltado para o público infantil e juvenil, Morte Súbita é um livro adulto, com cenas fortes de violência e sexo.
Conflitos
Morte Súbita trabalha com muitos conflitos entre grupos de pessoas diferentes. A relação entre a população mais rica e a população mais pobre de Pagford é ressaltada em vários momentos, mas fica clara quando começam a se questionar se o bairro de baixa renda deve ser simplesmente expulso da cidade.
Além disso, o livro fala de um conflito de gerações, uma vez que coloca os pais e seus filhos sempre em contradição um com outro. Andrew e Paul, que sofrem abuso por parte do pai, estão sempre em guerra na família; já Krystal condena a mãe que é viciada em drogas; Stuart vive enfrentando seus pais adotivos; e Sukhvinder é pressionada pela mãe para ser sempre perfeita. Sendo assim, o livro aborda os conflitos em questões maiores, mas também em questões menores.
Morte Súbita na mídia
Este é um livro recente e, por enquanto, só teve uma adaptação: The Casual Vacancy, uma minissérie de 2015.
A produção altera alguns acontecimentos do livro para tornar a trama mais fluida e mais fácil de ser narrada em três episódios. Ela também é bem mais leve e alguns dos momentos mais pesados do livro foram amenizados ou até cortados.
Morte Súbita consegue retratar uma grande variedade de personagens, com histórias pregressas e personalidades diferentes, ao mesmo tempo que fala de questões sociais e explana como é difícil viver em sociedade.