Gentleman Jack – Inspirado em uma história real

Em Gentleman Jack, o ano é 1832, e Anne Lister (Suranne Jones) retorna a Halifax para cuidar dos negócios da família, uma função que, na época, era designada aos homens. Uma vez lá, ela logo descobre que os alugueis das propriedades estão completamente atrasados.

Enquanto se dedica a isso, ela conhece Ann Walker (Sophie Rundle), uma herdeira que mora na região, por quem Anne se apaixona. Ann é uma jovem tímida e inocente, mas que logo retribui a paixão de Anne.

As duas então, precisam aceitar e lutar pelo seu relacionamento, enquanto lidam com suas famílias, amigos e conhecidos. Gentleman Jack é inspirado na vida e nos diários de Anne Lister, que foram escritos em códigos.

Anne e Ann em Gentleman Jack
Anne e Ann

Anne Lister – Gentleman Jack

A personagem principal é Anne Lister, que nasceu em uma comunidade pequena, mas passou boa parte de sua vida fora. Logo no primeiro episódio, Anne retorna para a sua terra natal, depois de ser abandonada por sua amante, Vere Hobart (Jodhi May), que se casa com um homem, com a intenção de cuidar dos negócios da família.

Anne, que é inspirada em uma pessoa real, é por si só uma personagem muito interessante. A história se passa em 1832, onde relações homossexuais não eram admitidas de maneira nenhuma, mas Anne se afirma desde o princípio e toda a comunidade parece saber que ela é uma mulher gay.

Ela aparentemente saiu de sua terra natal ainda muito nova, e talvez até tenha se assumido longe de lá, mas volta sem se esconder e logo que chega já assume uma posição que era comumente reservada aos homens. Diferentemente das outras mulheres da região, Anne se veste com trajes tradicionalmente masculinos, o que chama ainda mais atenção para ela.

A trama de Gentleman Jack acompanha a história de Anne Lister
A trama acompanha a história de Anne Lister

Na família, a orientação sexual de Anne não é comentada, mas parece ser de conhecimento geral, quase uma política de “não pergunte, não conte”, mas que para a época em que a trama se passa, soa relativamente moderno.

O telespectador entende que a homossexualidade era considerada um problema na época por conhecimentos prévios, e pela maneira com que as mulheres que se relacionam com Anne se comportam: Vere, sua amante, deixa Anne para se casar com um homem, dando a entender que embora ame Anne, ela não pode manter uma relação com outra mulher; e Ann, a inocente herdeira que a princípio não entende os seus próprios sentimentos, começa a sentir dúvidas em relação a eles quando ouve boatos sobre Anne.

Anne e Ann

Embora Gentleman Jack tenha Anne como protagonista e fale de suas ações pessoais, a série é bem focada no seu relacionamento com Ann Walker. Ann é uma herdeira rica, tímida e inocente, que mora na mesma região que a família de Anne. Quando a segunda retorna, elas se conhecem e a atração é imediata.

Anne é mais velha, assumida e mais experiente, o que quer dizer que ela se compreende melhor e entende o que está acontecendo entre as duas. Já Ann é mais nova e tem pouca experiência, e o telespectador chega à conclusão de que antes de conhecer a protagonista, ela sequer tinha pensado na possibilidade de não se casar com um homem.

Mesmo assim, Ann se apaixona perdidamente por Anne e as duas começam um romance que, supostamente, é secreto, mas do qual toda a região desconfia. Enquanto as duas desenvolvem esse romance bonito e delicado, mas também muito apaixonado, algumas das pessoas que as conhecem começam a fazer objeções, principalmente porque além de serem mulheres, Ann é uma jovem rica, que chama a atenção de vários homens, tanto por sua beleza, quanto por sua fortuna.

Anne é uma mulher que não se esconde
Anne é uma mulher que não se esconde

É assim que alguns boatos sobre Anne chegam aos ouvidos de Ann que, mesmo apaixonada, ainda é uma jovem influenciável e se questiona o tempo todo sobre o que é “certo” e o que não é e sobre o que ela deve fazer da sua vida.

Anne e Ann dividem o mesmo nome, mas têm personalidades completamente opostas. Se a primeira é segura de si e não se importa com o que os outros falam, a segunda é cheia de dúvidas e ainda tenta entender sua sexualidade e é assim que as duas se complementam, mesmo com as dificuldades que as cercam.

Aspectos técnicos de Gentleman Jack

Gentleman Jack é uma série inspirada nos diários de Anne Lister, que foram escritos em códigos e, mais tarde, decifrados. Como se trata da vida de uma pessoa real, é bom ter em mente o fato de que a série não acompanha nenhum evento extraordinário, embora a vida dela seja interessante e chame a atenção, especialmente pela época que ela viveu.

A protagonista de Gentleman Jack usa roupas tradicionalmente masculinas
A protagonista usa roupas tradicionalmente masculinas

A produção estabelece desde o princípio que Anne é uma mulher homossexual assumida e que, inclusive, veste roupas tradicionalmente masculinas, e, portanto, não passa despercebida. Isso nunca é um problema para ela, que ignora os comentários e os olhares, mas acaba se tornando um problema para os outros personagens da série que, ou não a aceitam ou a veem como um obstáculo. Mas é justamente essa segurança de Anne, em uma época onde sua orientação sexual e seu comportamento eram intoleráveis, que fazem dela uma personagem tão instigante.

Embora Anne seja, de fato, uma mulher muito à frente de seu tempo, e Gentleman Jack fale um pouco de suas questões familiares e profissionais, o grande foco da série é o romance entre Anne e Ann. A relação já é, por si só, escandalosa para a época, mas muitas outras questões se acumulam. Anne tem menos dinheiro, é mais velha, mais experiente e abertamente assumida. Enquanto isso, Ann é rica, jovem, inocente e um tanto quanto envergonhada em relação à sua sexualidade e seus desejos.

As duas moças

O contraponto entre as duas mulheres não está presente só nas suas personalidades e nas suas situações no mundo, mas também nas suas aparências. Anne tem o cabelo escuro, usa sempre roupas pretas e tradicionalmente masculinas e é uma mulher masculinizada, enquanto Ann é loira, extremamente feminina e usa roupas coloridas e delicadas.

O romance é o principal assunto de Gentleman Jack
O romance é o principal assunto de Gentleman Jack

Suranne Jones, que interpreta Anne, está ótima na série e carrega toda a trama nas costas. A química entre ela e Sophie Rundle, que interpreta Ann, é grande, o que faz o público não só acreditar, como também torcer e querer acompanhar o casal, que é boa parte da graça da obra.

Gentleman Jack é importante porque retrata uma história real de uma mulher muito à frente do seu tempo. Prender o telespectador é só mais um ponto positivo.

https://www.youtube.com/watch?v=mg9d6S6N_xw&ab_channel=JoBloStreaming%26TVTrailers

Gentleman Jack - 1ª temporada

Nome Original: Gentleman Jack
Elenco: Suranne Jones, Sophie Rundle, Gemma Whelan, Gemma Jones, Timothy West
Gênero: Drama, Histórico, Biografia
Produtora: HBO, BBC One, Lookout Point
Disponível: HBO

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar