Às Cegas – Um thriller bem sem graça
Depois de um ataque violento, onde lhe jogam uma substância no rosto, Ellen (Madelaine Petsch) fica cega e passa a viver em um apartamento planejado, com um cuidador, Clayton (Alexander Koch), que está sempre por perto.
Ellen e Clayton rapidamente começam a se interessar um pelo outro, mas quando uma vizinha, Lana (December Ensminger) invade o apartamento de Ellen e diz para ela não confiar em ninguém, Ellen passa a desconfiar de tudo que está ao seu redor.
A perda da visão de Ellen é o ponto de partida para a trama de Às Cegas. Ellen é uma talentosa violinista que é atacada numa noite enquanto anda até o seu carro, onde uma substância atinge seu rosto e ela perde a visão.
Às cegas
É importante ressaltar que Ellen não é deficiente visual desde o seu nascimento, muito pelo contrário, essa é uma condição recente e, dessa forma, ela precisa se acostumar a lidar com isso. Ellen então se muda para um apartamento pequeno e funcional, onde ela poderá decorar o espaço com mais facilidade e recebe a visita de um cuidador, mandado por seu irmão.
O trabalho de Clayton é ajudar Ellen a aprender a se acostumar a viver com sua deficiência e, para isso, ele descreve os ambientes em que eles estão e pede que ela faça uma série de coisas sozinha, até que ela se sinta confortável com todas essas novas experiências.
Às Cegas é um thriller psicológico onde a perda da visão da protagonista é o principal aspecto de medo e de dúvida, já que Ellen ainda não domina totalmente sua deficiência e que passa a ver o mundo a partir do que ela toca e a partir do que Clayton lhe fala.
Ellen e Clayton
Durante o filme ouvimos Ellen falar de muitas pessoas: seu irmão, que não vive na mesma cidade que ela, um ex-marido com quem ela não tem boas relações e uma ex-melhor amiga, que teve um caso com o seu marido, mas só a vemos junto de Clayton. Clayton é, pelo menos até o surgimento de Lana, a única pessoa com quem Ellen se relaciona depois que perde a visão.
Os dois desenvolvem uma relação de amizade e parceria que logo se torna um romance que não se concretiza, mas é cheio de flertes e insinuação. Clayton não é só a única pessoa com quem Ellen se relaciona, ele também é a única pessoa em quem ela confia e é quase através dos olhos dele e de suas descrições que Ellen vê o mundo.
No entanto, desde o seu ataque, o mundo de Ellen diminuiu consideravelmente. Ela vive em um novo apartamento que ela nunca “viu” de fato, não sai mais de casa, não pratica mais violino, não encontra familiares e amigos e, assim, acredita sem pestanejar nas palavras de Clayton. Mas ela logo começa a notar que nem tudo que ele fala é a verdade absoluta e suas suspeitas ficam ainda maiores quando ela conhece Lana.
Aspectos técnicos de Às Cegas
A ideia por trás do filme é bem interessante e parece ideal para um thriller psicológico: o longa apresenta uma jovem mulher que recentemente perdeu a visão e que, depois disso, se mudou para um apartamento novo, onde ela precisa se acostumar com o local e com sua nova condição. A situação dessa protagonista já é muito instável, o que seria um prato cheio para o gênero, onde o telespectador se questiona tanto quanto os personagens.
Às Cegas, no entanto, perde muitas chances. O filme começa bem, mas logo vai se tornando parado e um tanto quanto previsível. A série de plot twists que o longa vai apresentando aos poucos, se torna meio absurda e inacreditável. A situação inicial de Ellen já seria suficiente para manter o telespectador preso na tela, sem precisar de muitas reviravoltas.
Por outro lado, o filme tem algumas ideias interessantes, como por exemplo, não mostrar o rosto de Clayton, pois, afinal de contas estamos acompanhando essa história do ponto de vista de Ellen, que só pode escutar sua voz e sentir sua presença. Boa parte das cenas de são focadas em Ellen e só escutamos a voz dos outros personagens.
E o que mais?
A plateia também nunca sabe qual é a aparência verdadeira do apartamento, ele é moldado através da imaginação de Ellen. Em uma das cenas, Clayton a presenteia com um pássaro, que é azul, mas quando ele pergunta a Ellen que cor ela acha que o pássaro é, e ela diz que é verde, nós também passamos a vê-lo verde.
Madelaine Petsch é outro ponto alto do filme, ela se sai muito bem como Ellen e de fato acreditamos que ela tem deficiência visual. Sua atuação é contida e em momento algum ela parece histérica ou desesperada, mesmo quando começa a descobrir os segredos que a cercam, o que dá uma veracidade a sua personagem e de uma maneira geral, ao filme.
No entanto, as boas ideias do roteiro e a boa atuação de Petsch não são suficientes para segurar o filme todo, que não assusta e nem deixa o telespectador tenso, como um bom thriller deveria. Às Cegas pode ter alguns momentos bons, mas é, de maneira geral, um filme bem precário e soa quase como uma perda de tempo, tanto para o elenco e para a produção, como para a audiência.