O Labirinto – Suspense italiano inspirado em bestseller
História que combina thriller e terror
Samantha (Valentina Bellè) é uma adolescente que sofre um rapto a caminho da escola. Quinze anos depois, ela está em um hospital, em estado de choque, com o Dr. Green (Dustin Hoffman) ao seu lado. Juntos, eles resgatam as memórias de Samantha no labirinto, uma prisão subterrânea, aparentemente sem saída, em que alguém forçou a jovem a jogar e resolver enigmas, recompensando seus sucessos e punindo seus fracassos.
Além disso, do outro lado do mistério, está o investigador particular Bruno Genko (Toni Servillo), ansioso para desvendar o que aconteceu com Samantha, através de seu talento excepcional. Como ele sabe que não tem muito mais tempo de vida, o caso de Samantha se torna o seu maior desafio. Ele contribui neste caso anos antes mas, na época, não foi possível encontrar nem a garota, nem o culpado.
O roteiro de O Labirinto foi inspirado no livro escrito pelo próprio diretor do filme, Donato Carrisi, intitulado “L’uomo del Labirinto” (O Homem do Labirinto), que é o nome original do filme também.
O Labirinto
Alguns aspectos chamam a atenção do público nesta produção. Em primeiro lugar, a presença de dois veteranos da atuação, o americano Dustin Hoffman, ganhador de dois Oscars, conhecidíssimo de várias gerações, e o italiano Toni Servillo, que já havia trabalhado com o diretor em A Garota na Névoa (outra adaptação de livro seu).
Além da mistura do idioma italiano com o inglês americano, que não é explicada na trama, outro chamariz certamente é o suspense e os jogos mentais num clima meio anos 1990, com algumas influências de David Lynch, e a aparição de um coelho que não sabemos se remete à Alice no País das Maravilhas ou a Donnie Darko (mais provável).
Sendo assim, com a trama dividida em duas partes, o público fica tenso ao quadrado. Com Samantha e o Dr. Green, acessamos as memórias da moça, que está em frangalhos, em forma de flashback. O labirinto com suas luzes piscantes, falta de condições de higiene, um verdadeiro calabouço do terror. Já do lado do investigador astuto, temos uma surpresa atrás da outra com as pistas que ele descobre.
Quem é o homem do labirinto?
Se você curte filmes de suspense, daqueles que a cada momento os protagonistas vão descobrindo algo novo que encaixa aqui e ali, as peças soltas de vários quebra-cabeças que se unem no final, O Labirinto vai te deixar entretido. Confesso que achei a sessão um pouco longa demais, mas é um filme interessante, cheio de mistérios. Além disso, os nós no cérebro te mantêm acordado tentando entender o que se passa.
Esta trama policial possui aquele tom bem sinistro que mistura violência com mentes perturbadas que chegam a beirar o sobrenatural. Pessoas machucadas, cenários eróticos, trilha sonora forte, detetives, policiais, padres, crianças, enfim, tudo que você pode imaginar numa história cheia de tensão.
É possível que a história do longa não saia da sua cabeça, mesmo depois de horas do fim da sessão, isso devido às inúmeras pistas que seguimos ao longo da trama e do plot twist final, tentativa de tornar O Labirinto um daqueles filmes que as pessoas falam sobre por anos e anos. Entretanto, se você for um cinéfilo de carteirinha de locadora, é capaz que desvende o mistério bem antes do fim do filme.
Jogo de suspense
Para promover o filme, o Petra Belas Artes preparou uma surpresa que promete entreter os cinéfilos que topam todos os desafios e não perdem a oportunidade de celebrar o mês do cachorro louco. O filme estreia dia 12/08, véspera da última sexta-feira 13 do ano e, para animar a semana, no dia 11 o cinema fará a pré-estreia deste suspense junto com o jogo “Labirinto do Medo no Petra Belas Artes” em que os participantes terão que dar o seu melhor para ganhar.
O jogo funcionará como um desafio em etapas e os participantes terão que vencer as charadas propostas e assim avançar para a sala seguinte. Cada etapa será realizada em uma sala diferente e o público terá a oportunidade de conhecer o backstage do cinema, além de prêmios surpresa.
Os ingressos para o combo jogo + filme estão à venda no site da Sympla e custam R$100,00. Quem levar um livro (novo ou usado, mas em bom estado) no dia do jogo paga R$ 50,00. O “Labirinto do Medo no Petra Belas Artes” tem início às 19h e duração total de 1h. Após o desafio, e todos saindo vivos, estarão então liberados para a sessão exclusiva do filme.