High School Band – Mais do que um filme adolescente

Will Burton (Gaelan Connell) é um garoto tímido, mas que sabe muito de música e é um grande fã de David Bowie. Quando sua mãe, Karen (Lisa Kudrow), consegue um novo emprego em outra cidade, Will fica feliz porque vai poder remodelar toda a sua reputação na nova escola e, quem sabe, finalmente fazer amigos.

Na escola nova ele conhece Sa5m (Vanessa Hudgens) – mas se pronuncia Sam -, uma garota tímida de quem ele começa a gostar e, logo depois, conhece Charlotte (Aly Michalka), uma adolescente extrovertida que tem uma banda.

Quando Charlotte descobre que Will entende muito de música, ela pede que ele trabalhe como empresário da sua banda, função que antes era desempenhada pelo ex-namorado (Scott Porter) de Charlotte, Ben, que saiu da banda e criou seu próprio grupo. Will aceita e eles começam a ensaiar para o Bandslam, um festival de bandas, onde o ex de Charlotte também vai competir. Enquanto isso, Will fica cada vez mais popular na escola e tenta balancear seu trabalho e sua relação tanto com Sa5m, quanto com Charlotte.

Sa5m e Will - High School Band
Sa5m e Will

High School Band

Will, o protagonista do filme, é, em muitas medidas, um clichê do cinema. Ele é um menino tímido que sofre bullying na escola, e tudo o que ele deseja é ser invisível. Ele finalmente tem essa chance quando sua mãe consegue um emprego em outra cidade e os dois se mudam.

Mas Will tem um diferencial: ele gosta muito de música e é um grande pesquisador, ele sabe praticamente tudo sobre o assunto. Seu cantor favorito é David Bowie, para quem ele escreve um e-mail todos os dias, mas nunca recebe uma resposta.

High School Band aborda questões que dizem respeito a adolescência
O filme aborda questões que dizem respeito a adolescência

Quando chega na nova escola, no entanto, ele não se torna invisível, como desejava. Lá ele conhece Charlotte, que percebe seu conhecimento musical e pede que ele seja uma espécie de empresário para a sua banda. E isso acaba impulsionando Will para uma popularidade que ele não conhecia e nem desejava.

Charlotte e Sa5m

Além de Will, High School Band tem como personagens Charlotte e Sa5m, que são quase como opostos diretos uma da outra. Charlotte é a talentosa vocalista de uma banda, é divertida, extrovertida, popular e deseja ser famosa. Já Sa5m é tímida, quieta e não gosta de aparecer, passando quase todo o tempo livre lendo. As meninas são opostas, inclusive, nas suas características físicas e na maneira que se vestem. Charlotte é loira e usa roupas espalhafatosas e curtas, e Sa5m é morena e usa roupas discretas e, geralmente, está com o corpo totalmente coberto.

Logo que somos apresentados a essas garotas, a tendência é pensarmos que elas vão competir pela atenção de Will e é isso que High School Band delimita a princípio, já que fica claro que o protagonista se interessa por Sa5m, mas que topa sair com Charlotte quando ela o convida, mas as coisas vão mudando com o tempo.

High School Band tem como personagens pessoas que querem trabalhar com música
High School Band tem como personagens pessoas que querem trabalhar com música

A relação de Will e Charlotte é fraternal, mas que exige a presença dele com frequência, já que eles estão trabalhando juntos. Isso faz com que Sa5m, que é o verdadeiro interesse romântico de Will, sinta que as duas meninas estão disputando e que ela é constantemente preterida, mas na realidade não é isso que acontece.

É interessante que embora a trama desenhe essas meninas como opostas, o filme não parece incentivar a rivalidade entre elas, nem em relação a suas carreiras e talentos – já que mais tarde descobrimos que Sa5m também é uma cantora talentosa -, nem em relação ao amor do protagonista, já que Charlotte não tem nenhum interesse romântico por Will e, na verdade, está lhe dando dicas de como conquistar Sa5m.

A indústria da música

High School Band é outro filme musical que usa como base a indústria da música e que tem personagens que trabalham ou que desejam trabalhar com artes. Isso acontece, por exemplo, em “High School Musical“, “Rock of Ages” e “Fama“.

"<yoastmark

Mas o interessante é que o protagonista não quer ser cantor, ele se interessa pelos bastidores da música e se encaixa mais como um empresário, ou um produtor. O longa tem, no entanto, outros personagens que querem ser cantores, como a própria Charlotte e Ben, seu ex-namorado.

High School Band conta ainda com uma participação especial de David Bowie, interpretando ele mesmo, que é inusitada, mas muito divertida.

Aspectos técnicos de High School Band

High School Band, que no original se chama Bandslam, teve o azar de ser promovido, pelo menos aqui no Brasil, como outro High School Musical, sendo que não existe nenhuma relação entre os dois filmes, além de seus gêneros e de sua estrela principal, Vanessa Hudgens. O nome High School Band pode chamar a atenção dos fãs da trilogia da Disney, mas afasta os telespectadores em geral, que poderiam facilmente gostar do filme.

Os números musicais acontecem no palco
Os números musicais acontecem no palco

High School Band ainda é um filme para adolescentes, que explora questões típicas dessa época, como primeiros amores, primeiras experiências, relações na escola, relações de amizade e questionamentos sobre o futuro e a carreira, mas é bem diferente dos filmes da Disney. Ele tenta explorar uma estética mais rock ‘n roll, e aborda personagens que querem ser estrelas do rock.

O elenco se sai bem também, e entrega performances divertidas, que fazem o telespectador gostar de seus personagens. A aparição de Bowie é pequena, mas é bem-vinda e é ótima. High School Band não é um filme inesquecível, mas é, certamente, melhor que a grande maioria dos filmes adolescentes.

Aly Michalka em cena do filme High School Band
Aly Michalka em cena do filme
As músicas

O longa fala sobre músicos que querem ganhar dinheiro com sua arte, por isso muitos dos números musicais acontecem no palco ou nos ensaios. Em função disso, o filme pode ser uma boa pedida para quem geralmente não gosta de musicais, uma vez que estas cenas podem ser “justificadas”.

As músicas que fazem parte da trilha sonora se dividem em duas partes: as que tocam no fundo e que não são performadas, como Rebel Rebel e Changes, de David Bowie, Femme Fatale, do Velvet Underground and Nico e Young Folks, de Peter Bjorn, e as músicas que são tocadas ao vivo, como Someone to Fall Back On, Blizzard Woman Blues e Everything I Own.

A trilha sonora é composta de covers
A trilha sonora é composta de covers

A música é o centro de High School Band, já que todos os seus personagens, de maneira geral, estão envolvidos com música e que o protagonista é um apaixonado pelo assunto, então, este não é só um filme musical que usa de seus números musicais para expressar os sentimentos de seus personagens, mas é também um filme que fala sobre esse assunto em praticamente todos os momentos, mesmo quando os personagens não estão cantando.

High School Band é, em sua essência, um filme adolescente, mas que quando explora uma série de gêneros musicais e vários artistas diferentes, dá uma abertura maior ao filme, que pode agradar não só o seu público alvo, mas qualquer pessoa que goste de música.

High School Band - Trailer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar