A Culpa – A destruição de uma família
Heitor (Paulo José) e Matilde (Dina Sfat) esperam ansiosamente pela herança do pai deles. Então, para apressar o processo, eles o matam com a ajuda do noivo de Matilde, Henrique (Nelson Xavier). Logo eles começam a receber bilhetes que ameaçam contar toda a verdade à polícia e a culpa começa a corroer os três.
O filme A Culpa segue os irmãos Heitor e Matilde, que matam seu pai para ficar com a herança. O assassinato por si só nem é tão importante assim na trama, já que o diretor Domingos Oliveira parece mais interessado em observar o comportamento dos dois irmãos depois que o pai morre.
Assim como também não sabemos muito sobre a relação dos dois antes do crime, mas mergulhamos profundamente nela depois da tragédia. Os irmãos são muito próximos, de uma maneira que às vezes, até soa estranha, e quando Henrique, o noivo de Matilde, entra em cena, as coisas parecem piorar. Os três juntos planejam o assassinato do pai de Matilde e Heitor.
A culpa
Depois da morte do pai, os irmãos pretendem gastar a herança, mas é aí que o filme realmente começa. Os personagens começam a receber bilhetes com ameaças e vão ficando paranoicos, o que causa uma briga entre os três.
Enquanto Matilde parece cada vez mais desassociada da realidade, Heitor e Henrique começam a desconfiar um do outro e a morte de uma cachorra que, aparentemente, comeu naftalina, causa brigas terríveis entre eles.
A culpa começa a corroer os três, em maior ou menor medida, e outros sentimentos surgem entre Matilde e Heitor, trazendo uma discussão um pouco mais profunda para o longa.
Aspectos técnicos de A Culpa
A Culpa é um filme relativamente simples, boa parte dele acontece na casa do pai, que fica para os irmãos. O elenco também consiste, basicamente, em Paulo José, Dina Sfat e Nelson Xavier e algumas participações eventuais.
O filme aborda temas pesados como a culpa, as relações incestuosas entre Matilde e Heitor e o parricídio. No entanto, ele é um pouco lento e demora para engatar, o que pode deixar o espectador entediado.
O longa conta com boas atuações e a de Paulo José chama atenção especialmente. Também existem temas recorrentes no trabalho do diretor, como as relações entre a família e até a morte da cachorra, que também está presente no filme Infância.
Embora o filme trate de temas interessantes, A Culpa demora para mostrar a que veio e pode deixar a plateia impaciente. O filme está disponível no Belas Artes À La Carte desde o dia 21 de outubro.