As Aventuras de Alceu e Dentinho
Assumidamente tosco, esse resgate da dupla de personagens dos anos 1960 para o novo milênio ocorre como um besteirol do nível de Loucademia de Polícia com um brilhante uso da metalinguagem, sacaneando Hollywood das mais diversas maneiras.
Alceu, Dentinho e as demais figuras têm consciência de que estão em um filme e que este não chega aos pés de Uma Cilada para Roger Rabbit (até hoje o rei das animações com live-action).
Misturando temas ambientais com Guerra Fria e piadas sagazes relacionadas ao cenário cinematográfico e televisivo do período, o diretor Des McAnuff acerta o tempo inteiro no humor ácido e imbecil proposto, conseguindo ainda a proeza de ter Robert De Niro e Rene Russo no elenco.
Mesmo que tecnicamente inferior a outras produções do gênero, como Space Jam (e nem é essa a preocupação aqui), o roteiro afiado e o entretenimento poderosamente escapista de As Aventuras de Alceu e Dentinho compensam a sessão. Mas é claro que o espectador precisa estar um tanto enviesado antes de dar o play.