Culpado por Suspeita – Inspirado em eventos reais

David Merrill (Robert De Niro) é um diretor de cinema na Hollywood dos anos 1950, que retorna aos Estados Unidos depois de passar um tempo no exterior e se depara com o Macarthismo que domina a indústria.

Uma lista que aponta os supostos comunistas de Hollywood circula pela cidade, causando pânico e apreensão no meio. David é chamado para depor, mas não quer comprometer nenhum amigo e se vê na dúvida entre manter sua carreira e sua vida e denunciar seus amigos próximos, ou não depor e perder tudo que tem.

A realidade

Culpado por Suspeita acompanha David Merrill, seus amigos e suas famílias, que são personagens ficcionais. No entanto, o longa retrata um período real e é inspirado em pessoas que existiram de verdade. O personagem de De Niro por exemplo, é inspirado no diretor John Berry, já Joe Lesser (Martin Scorsese) é inspirado em Joseph Losey, diretor que preferiu deixar Hollywood do que denunciar seus amigos para o governo.

David e Ruth - Culpado por Suspeita
David e Ruth

O filme narra o período do Macarthismo nos Estados Unidos. A denominação é derivada do nome do senador republicano, Joseph McCarthy, que era veementemente contra o comunismo. Depois da segunda guerra mundial, ficou claro que o mundo se dividiria entre nações capitalistas e comunistas, e nos Estados Unidos surgiu um medo crescente de que o país também se tornasse comunista.

É nesse contexto que surge a perseguição a quem, supostamente, estaria envolvido em “atividades antiamericanas”. Em Hollywood, uma lista circulava com o nome de profissionais que seriam comunistas, e que a partir daí, começaram a ter dificuldades para conseguir emprego. O problema é que, em muitos casos, não existia nenhum envolvimento, ou eles tinham sido denunciados por amigos que foram pressionados, ou participaram de eventos sobre o assunto quando mais jovens.

O filme é inspirado em eventos reais
O filme é inspirado em eventos reais

Culpado por Suspeita

O filme se passa nos anos 1950 e acompanha David Merrill, um diretor de cinema que volta aos Estados Unidos depois de passar um tempo fora do país, e se depara com uma verdadeira caça às bruxas: seus amigos estão apavorados, queimando “provas” e denunciando um aos outros. Larry Nolan (Chris Cooper) já deu seu depoimento e se sente culpado por ter denunciado seus amigos. Sua esposa, Dorothy (Patricia Wettig) não entende o comportamento dele, mas teme por tudo que está acontecendo.

Não demora muito para que o próprio David receba uma intimação, sem sequer imaginar o motivo pelo qual ele foi chamado. No entanto, enquanto ele não dá seu depoimento, sua família passa a ser perseguida e sua carreira decai a olhos vistos. Logo David se vê preso entre duas escolhas difíceis: denunciar os amigos e viver a vida normalmente ou não denunciar ninguém e sofrer os efeitos disso.

Robert De Niro em cena do filme Culpado por Suspeita
Robert De Niro em cena do filme

A perseguição

Boa parte do filme mostra os momentos de perseguição que David, sua família e seus amigos sofrem em função do Macarthismo. David é demitido de um filme que está dirigindo e escuta seu melhor amigo, Bunny (George Wendt) lhe perguntar se pode denunciá-lo para que ele próprio possa se livrar dos problemas.

A perseguição atrapalha a carreira e a vida da família de David e soa ainda mais absurda para o protagonista, já que ele não se vê como comunista e não entende como ele pode ser considerado uma pessoa suspeita. Seu advogado o aconselha a denunciar seus amigos, mesmo que eles não tenham qualquer culpa, e se ver livre do governo, mas David não admite essa hipótese.

Embora use de personagens fictícios, a trama é baseada em pessoas e fatos reais, e retrata um período repressivo da história, que perseguiu pessoas e até acabou com carreiras e vidas pessoais.

O filme tem um clima noir
O filme tem um clima noir

Aspectos técnicos de Culpado por Suspeita

O fator mais importante e mais interessante aqui é que o filme é inspirado em eventos reais e que dessa forma, funciona como uma maneira de passar essas informações de um jeito mais leve e que pode ser divertido, mesmo que o tema do filme seja sério e pesado.

O longa é bem instigante e prende o telespectador rapidamente. Culpado por Suspeita tem um clima de filme noir, mesmo que o gênero não seja exatamente esse. Acompanhamos cenas de David sendo perseguido, de interrogatórios e de depoimentos, que combinam muito com o gênero noir. A trilha sonora e a ambientação completam essa sensação. Na trama, no entanto, não existe nenhum crime, já que a investigação vem por parte do governo e é mostrada como absurda, embora perigosa.

O que mais aparece no longa é o clima de medo que assola Hollywood. David parece ser mais centrado, mas sua ex-esposa, Ruth (Annette Bening) se mostra cada vez mais apavorada e Dorothy, amiga do casal, se vê imersa em um pesadelo quando é afastada do próprio filho. Nesse sentido, o longa é muito angustiante.

A ambientação é muito realista - Culpado por Suspeita
A ambientação é muito realista

Culpado por Suspeita é um filme longo, mas não é monótono. A trama é bem rápida, o que ajuda a prender o interesse. O longa também tem boas atuações como a de De Niro e de Scorsese, que aparece pouco, mas tem momentos bem contundentes.

Existe um claro cuidado com a ambientação e os figurinos, que nos remetem diretamente ao começo dos anos 1950 e soam realistas.

Culpado por Suspeita é um filme que não serve só como entretenimento, mas que também dá uma aula de história sobre um período terrível e, por isso, é ainda mais importante. O longa entrou no catálogo do Belas Artes à La Carte esta semana.

Guilty by Suspicion - Theatrical Trailer

Culpado por Suspeita

Nome Original: Guilty by Suspicion
Direção: Irwin Winkler
Elenco: Robert De Niro, Annette Bening, George Wendt, Patricia Wettig, Sam Wanamaker
Gênero: Drama, Thriller
Produtora: Warner Bros.
Distribuidora: Belas Artes à la Carte
Ano de Lançamento: 1991
Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar