O Apanhador de Sonhos
Slasher confuso
Em um festival de música, um grupo de amigos precisa fugir de um assassino mascarado.
Um slasher mal-feito
Só pela sinopse já é possível saber que O Apanhador de Sonhos é um slasher, já que o filme é cheio de clichês do subgênero. A trama narra a história de um grupo de jovens que, em uma noite em um festival de música, começa a ser perseguido por um assassino usando uma máscara bizarra. O longa dá a entender que existe alguma relação entre o assassino e o passado desses jovens, mas isso nunca é totalmente explicado.
Diferentemente da maioria dos slashers, no entanto, esse não tem tantas mortes violentas, o que é um problema nesse tipo de gênero, já que grande parte do público do slasher, os assiste justamente para acompanhar uma matança repleta de violência.
Para além disso, O Apanhador de Sonhos também não se destaca muito no seu roteiro, que é bem bobo e muito atrapalhado.
Filme confuso
O longa tem uma sinopse simples, mas algumas coisas simplesmente não são explicadas ao longo da história.
O filme insinua o tempo todo que existe algum mistério no passado desses jovens que, de alguma maneira, os aproxima do assassino, mas nunca explica o que é. O telespectador, portanto, fica sem entender se esse mistério pode estar por trás da motivação do assassino.
Também existe um ar de sobrenatural que também nunca é descartado ou confirmado. Os assassinos de filmes slasher geralmente parecem ser criaturas sobrenaturais, com forças sobre humanas e que nunca se ferem, mas este dá a entender que existe algo mais para além do assassino mascarado, mas mais uma vez, nada é explicado.
O filme é confuso e muito mal explicado, quase como se o roteirista – que também é o diretor do filme – não tivesse pensado em todos os aspectos do roteiro que escreveu.
Aspectos técnicos de O Apanhador de Sonhos
Este é um filme pequeno, com poucos recursos. Boa parte do longa se passa no festival de música e o elenco também é bem restrito.
A ideia do filme é se encaixar dentro do subgênero do slasher e ele segue alguns dos requisitos para isso, mas peca em muitos outros. O longa tem poucas mortes violentas, mesmo porque o elenco já é pequeno, então seria impossível se livrar de muitos personagens com muita rapidez, e tudo em O Apanhador de Sonhos parece meio jogado, sem que a produção tenha pensado muito a fundo no que estava fazendo.
É verdade que roteiros de slashers não costumam ser exemplos de grandes obras primas, mas o subgênero funciona dentro do que ele se propõe, porém, não é o que acontece aqui.
Outros elementos do longa também não o ajudam, as atuações são medianas, as cenas não assustam, nem perturbam e nem afligem e o filme é parado e chato. A verdade é que quase nada se salva.
O Apanhador de Sonhos tenta ser um slasher, mas passa longe de qualquer obra que se encaixe nesse estilo e ao invés de assustar sua audiência, ele a deixa entediada.